X
Menu
X

Jovem Santificado

“Como purificará o jovem o seu caminho?”. Esta é a mesma pergunta que muitas pessoas fazem até hoje. Muitos estão procurando estratégias para manter o jovem dentro da igreja. Algumas pessoas vão ao ponto de imitar o mundo com um sabor cristão (danças, músicas, shows, etc.). Esse tipo de coisa pode ser boa para ganhar um jovem para Cristo, mas não deve ser a nossa ferramenta para mantê-lo dentro da igreja. O próprio salmista dá a resposta para sua pergunta: “observando-o segundo a tua palavra”. A Palavra de Deus é o que nos santifica. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” – Jo. 17:1. O que santifica o jovem e o mantém dentro da igreja é a Palavra de Deus.

“Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais… (1 Ts. 4:1-8)

Devemos Agradar a Deus (v.1-2) – Paulo fala nesta passagem sobre a maneira que cada um deve viver para agradar a Deus. Ele afirma que as orientações que ele dava não eram dele, mas do próprio Senhor.

Santificação é a Vontade de Deus (v. 3-4) – Para que ninguém tivesse dúvida de que a vida santificada é ideia divina e não humana, ele diz, “Esta é a vontade de Deus”. Paulo enfatiza este ponto porque cada geração que surge enxerga a geração que passou como ultrapassada.

Muitos jovens sabem conduzir um carro, mas não sabem conduzir o seu próprio corpo (da mesma forma que conduzindo um carro sem conhecimento pode ser desastroso, conduzindo o seu corpo sem conhecimento pode ser desastroso também). Paulo disse que se não possuir o seu corpo em santificação e honra, isso levaria a prostituição. Ninguém aparece na cama com outro por acaso, mas começaram primeiro fazendo coisas desonrosas com o seu corpo.

Diferente dos Incrédulos (v. 5) – Se você não possui o seu corpo em honra, você acaba parecendo e agindo igual a um incrédulo. Deve existir uma diferença visível entre o crente e o incrédulo (como luz e trevas).

Tirar Vantagem (v. 6) – “Defraudar” – tirar vantagem. Este versículo basicamente está dizendo para não “tirar casquinha”. Quando um rapaz fala elogios, dá presentes, só para poder ter uma relação com a moça, ele a está defraudando. Se fizer isso com uma irmã (e vice-versa), o Senhor é o vingador (assim como um pai protege sua filha, Deus Pai também protege as dEle).

Deus Ordena, Mas Também Ajuda (v. 7-8) – “…vos dá o seu Espírito Santo” – Paulo não somente tinha orientado aos tessalonicenses sobre estas coisas, como também lembrou-lhes de que eles tinham o Espírito Santo para guiá-los. Muitas vezes jovens crentes procuram estar num lugar deserto para estarem a sós mas, na verdade, o Espírito Santo está junto, e se forem sensíveis, vão perceber que Ele não está aprovando o que estão fazendo.A palavra nos instrui a resistir tentação, mas o Espírito Santo é quem nos dá força para fazê-lo.

Compartilhe

Um comentário em “Jovem Santificado

dione comentou:

Olá, gostaria de saber quem é o autor desse texto?

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>