X
Menu
X

Os 10 mandamentos de um casamento feliz

I – Não privarás o seu cônjuge

“Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência”. (1 Co. 7:5)

Privar o seu cônjuge significa que você deixa de ter relações sexuais regularmente com ele. A Bíblia dá apenas uma motivação aceitável para suspender a relação de um casal: oração. Mesmo assim, precisa ser uma decisão mútua entre os dois. Cada casal precisa encontrar o equilíbrio entre os seus próprios desejos.

II – Não gastarás dinheiro à toa

“Os olhos do homem nunca se satisfazem” (Pv. 27:20)

Pressão financeira pode criar um peso grande no relacionamento conjugal. É muito melhor viver com menos, mas cheio de paz e alegria, do que possuir muitas coisas, mas viver pressionado diariamente.

III- Não serás preguiçoso

Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. (Pv. 26:13,15). Para um casamento dar certo os dois têm que trabalhar. As tarefas de cada um podem ser diferentes, mas cada um precisa cumprir com a sua parte.

IV- Não sairás da sua posição bíblica

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. (Ef. 5:22, 25)

Muitos problemas acontecem no casamento quando os cônjuges tentam sair das suas posições bíblicas. A esposa deve ser submissa ao seu marido. Mas verdadeira submissão não é escravidão. É respeitar e honrar a autoridade sobre sua vida. Isto pode acabar se transformando em brigas dentro do próprio casamento. Por outro lado, muitos maridos não são líderes do seu lar, e acabam colocando suas esposas numa situação difícil e frustrante.

V – Não falarás besteira

“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo”. (Mt. 12:36)

Muitas vezes, na hora da raiva, alguém solta palavras duras contra o seu cônjuge. É importante lembrar que cada palavra que nós proferimos será julgada. Mesmo quando estamos falando de boca para fora.

VI- Não guardarás mágoas do seu cônjuge

“…nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”. (Hb. 12:15).

Não podemos controlar cada ação ou cada palavra que receberemos do nosso cônjuge, mas podemos controlar a forma que vamos reagir a estas coisas.

VII – Não encobrirás os próprios erros

“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém, não reparas na trave que está no teu próprio?  (Mt. 7:3-5)

Uma das maiores injustiças que pessoas fazem no casamento é apontar o dedo para o outro como sendo o problema total do relacionamento. O amor verdadeiro vai procurar destacar as coisas boas na vida do seu cônjuge.

VIII – Não deixarás de fazer coisas juntos

“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim”. (Gn. 3:8)

Para desenvolver intimidade com alguém é necessário gastar tempo fazendo coisas juntos. Às vezes é necessário sair da rotina. A rotina cansa depois de algum tempo, e a esposa precisa ver mais do que as quatro paredes da sua casa.

IX- Não deixarás de dar carinho

“E (Jesus) tomando as (crianças) nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou”. (Mc. 10:16)

Jesus demonstrava carinho através de abraços. O toque de Jesus literalmente ministrava uma benção para as crianças. Se você gosta de carinho, ao invés de cobrar sempre, você deve semear. Esta semente eventualmente vai gerar uma colheita.

X – Não darás abertura para o sexo oposto

“Nem deis lugar ao diabo” (Ef. 4:27)

Muitos casos de adultério aconteceram porque a pessoa casada simplesmente não vigiou no seu comportamento.

É muito importante também, que a pessoa casada guarde a sua mente. Às vezes o casamento tem suas dificuldades, e a pessoa passa a procurar em outras pessoas o que acha que falta no seu cônjuge.

Por Darren Wray
Pastor Presidente da Igreja Evangélica Verbo da Vida de Aracaju/SE

Compartilhe

Um comentário em “Os 10 mandamentos de um casamento feliz

Fátima comentou:

Que mensagem impactante! Aleluia! Que Deus continue a derramar unção sobre sua vida Pastor . Obrigada

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite os caracteres desta imagem captcha na caixa de entrada

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada