X
Menu
X

Os Dois Lados da Ofensa | Pr. Darren Wray | 15/04/2018

Ofender alguém é uma das coisas mais fáceis de ocorrer, existe ofensa em piadas, ofensas aos costumes de um determinado grupo, ofende-se com gestos, ofende-se com palavras, inclusive ofender com a verdade.

Em efésios 4:15 diz que devemos falar a verdade, mas em amor.

Existe pessoas que usam apenas a primeira parte desse versículo para sempre falar a verdade e se escondem atrás de argumentos de unção profética. Quando na realidade é apenas má educação mesmo. E este sim é o tipo de ofensa que não tem pacto com Deus.

Agora vem a pergunta. Mas falar a verdade seria realmente uma ofensa?  Sim. Desde que esta não seja feita em amor, com amor e para enaltecer o amor.

Tanto que, nem toda ofensa é anti-bíblica ou errada. Jesus mesmo “ofendeu” a muitos: Paulo em sua carta aos romanos anuncia que haveria “como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido” (Rm. 9:33).

O que se referia a vinda de Jesus Cristo e que isto traria sobre si muito o escândalo.

Vejamos, em Mateus 13:53-57 conta que Jesus estando ali com o seus, eles o reconheciam e se maravilhavam pela imensa sabedoria. Porem, escandalizavam-se nele. Ora Jesus como enviado dos céus, ensinando em amor, ainda assim causava lhes escândalos.

Em Mateus 15:9-12 os fariseus se escandalizavam, pois, mais uma vez Jesus estava a ensinar. Ensinar que determinadas doutrinas na verdade eram preceitos de homens. A ofensa era tão clara, que os seus discípulos viam ter com ele e avisa sobre o que sentiam os fariseus. Mas ele explicou que tudo que não foi plantado pelo Pai, seria arrancado.

Em João 6:60-66, por causa do discurso duro proferido por Jesus naquele momento, os discípulos disseram o quanto era duro tão duro de ouvir, e lhe perguntaram “quem o pode ouvir?”. Mas Jesus já conhecendo o coração dos seus, sabia que alguns entre eles murmuravam. Mas sendo forte, ainda os corrigiu. Afirmando que “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espirito e são vida”; mas ciente que alguns haviam de lhe trair. Não recuou mesmo quando seus discípulos o abandonaram ficando apenas aqueles 12 que permaneceram ao seu lado por saber que as palavras que ele tinha eram palavras de vida eterna.

Em I Coríntios 1:23 Jesus mais uma vez assumiu a forma de escândalo, escândalo para os Judeus e loucura para os gentios.
Ora por que recuar, se sabemos o quanto isso nos custara. Fomos advertidos, e não podemos esquecer de suas palavras. Em Mateus 7:13-14 fica evidente o quanto é larga a parta e espaçoso o caminho que nos conduz a perdição e que são poucos acertam o caminho que conduz a vida.

Agora o por que conhecer os dois lados da ofensa é bom, porque muitos tem medo de evangelizar alguém por medo de ofender, de ser rebatido, de ser repelido. Ora! Não evangelizar
por medo, é meramente viver em conforto. Não fomos chamados para isso. A igreja tem que assumir uma postura em cristo, e buscar maior ousadia. E falando em amor e Evangelizando em amor. Cumprir o seu papel.

Servi a cristo atrai sobre nós ofensas, não há como servi bem a cristo sendo legal com tudo e com todos. Se todo mundo gosta de você, mesmo você defendendo as ideias de cristo há algo de errado. Agora lembrando que as palavras ditas por cristo causava ofensas, porém a quem as ouve e abre o coração essas palavras trazem vida, trazem libertação. Nossa missão é clara, Lucas 9:4-6 nos traz nossa missão, a missão de espalhar a palavra de Cristo onde quer que vamos, mas com amor e sabedoria. Porem nessa mesma passagem Jesus está afirmando que haverá pessoas que não nos receberam. Mas o entendimento de que haverá essas pessoas nos prepara para todo e qualquer escândalo e ofensas.
Marcos 16:15 Jesus diz ide e pregai o evangelho a toda criatura, mesmo que alguns não receba. Porém aqueles que não o recebem, Jesus nos ensina a parti sem se quer levar conosco o pó em nossos pés.

Em Atos 13:49, Paulo e Barnabé, divulgavam as palavras do senhor por toda região, mas os judeus levantavam perseguição contra eles, os expulsando da sua região, e com amor sacudindo o pó dos pés partiram. Os discípulos, porém, transbordavam em alegria e do Espirito Santo. Ora não como propagar a palavra de Cristo sem não causar ofensas. Sabe-se que se um grupo não os recebeu, haviam sim aqueles que receberam a palavra e isso já era motivo de imensa alegria.

A palavra de Deus informa que há imenso jubilo sempre que um pecado recebe a palavra de Deus.
O livro Atos nos ensina em pregar sempre em ousadia, Saulo em Atos 9:27, Paulo e Barnabé Atos 14:3 e Apolo Atos 18:26. Vamos ser mais ousados, pois a mensagem e o poder que transforma vidas que carregamos deve ser usando para alcançar toda as criaturas.

Lembramos então que há ofensas que nos cabem, mas que segundo a essência de nosso Deus que é amor, faremos tudo em amor.

Confira algumas fotos!

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite os caracteres desta imagem captcha na caixa de entrada

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada