X
Menu
X
Igreja Verbo da Vida
Arcoverde-PE

O Estado dos Mortos

DSC_2174Vamos falar aqui um pouco sobre uma parte da escatologia na qual existe muitas dúvidas: o estado dos mortos.

Procurarei responder pelo menos três dúvidas frequentes sobre o estado dos mortos:

O que é o estado dos mortos?
R: O estado dos mortos é a condição de todos os homens entre a morte física e a ressurreição. Há um estado intermediário em que crentes e incrédulos experimentam, respectivamente, a presença ou a ausência de Deus em uma condição espiritual.

Onde os mortos estão?
R: Para responder melhor essa pergunta é necessário entender que no novo testamento existem três palavras gregas que foram traduzidas como inferno, morte ou abismo, mas diz respeito a lugares diferentes:

    1- Hades: É o lugar para onde todos os mortos ímpios vão e sofrem um tipo de tormento espiritual e também aguardam a ressurreição para serem lançados no Geena.
( No velho testamento a palavra usada no lugar de Hades era Sheol)
Lc. 16.23

    2- Geena: É o lugar de punição designado permanentemente no julgamento final. O tormento do Geena não tem fim, tanto no espírito, alma e corpo do homem perdido sofrerão fogo eterno (lago de fogo e enxofre), também chamado de morte eterna ou segunda morte. Mt.10.28; Mc. 9.43,48; Ap. 20.13-15

    3- Tártaro: É também chamado de abismo. Lá estão anjos rebeldes aprisionados para o dia do juízo. 2Pd. 2.4; Jd. 6

E os crentes?
R: Quando um crente morre, ele já vai desfrutar do Senhor no céu ou paraíso em uma condição espiritual, mas também aguarda a ressurreição para vida, a qual se dará no arrebatamento da igreja. Lembrando que a ressurreição para vida têm outras etapas.
At.7.54-60; 2Cor 5.1-10; Fl 1.19-26; 1Cor 15.23,50-58; 1Ts 4.16-17; 2Ts 2.1

Os mortos estão conscientes?
R: Essa talvez seja a dúvida mais comum, mas precisamos entender algumas coisas para não fazermos confusão e cairmos em erros.
Lc 16.19-31; Ap.6.9-11; 2Cor.12.4

Que os mortos estão conscientes isso é fato, mas precisamos entender que eles não podem ter contato com os vivos, isso também é fato.

Eu sei que, geralmente, quando as pessoas sabem que eles estão conscientes, surge mais uma pergunta:
eles estão acompanhando tudo que acontece aqui? Não podemos afirmar isso, pois resultaria em pessoas sendo tentadas a comunicarem-se com eles e isso não é permitido pela Bíblia. Portanto, fica claro que existe sim consciência, mas parece ficar evidente, na Bíblia, que não há contato com os vivos.
Dt.18.11-12

(Saullo Stan)

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *