X
Menu
X
Igreja Verbo da Vida
Arcoverde-PE

Se os mortos estão conscientes, por que a Bíblia diz que eles estão dormindo?

DSC_2174Tudo bem: Vamos analisar os textos bíblicos e extrair o real sentido deles.

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento”. Ec.9.5

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” 1Cor. 15.51

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 1Ts. 4.13.

Tendo visto os textos, é necessário agora olhar para o significado da palavra “dormir” no contexto apresentado.

De uma maneira mais simples “dormir”, neste contexto, é um eufemismo (maneira branda de falar algo) para morte do corpo.

Vejam esse texto:
“Assim falou e, depois, disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isso da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto. Jo. 11.11-14.

Agora temos um aparente conflito!

Textos falam que os mortos estão dormindo, outros falam da consciência de pessoas mesmo depois de mortas. Lc. 16.19-31; Ap. 6.9; 2Cor. 12.2-6; 1 Pd 3.18-20.

Então, analisando todos os textos, só podemos chegar a seguinte conclusão: as passagens que falam de dormir estão explicando o corpo que dorme na sepultura e que, de fato, na sepultura não há lembranças. Os textos que apresentam uma consciência estão falando da vida espiritual do indivíduo, ou seja, da parte do homem que não dorme ou morre.

Portanto, fica melhor entender pelas escrituras que a parte do homem que dorme ou morre na sepultura é o seu corpo. Dn 12.2; Tg 2.26

Lembrando que o homem é um espírito, possui uma alma e habita em um corpo mortal. 1Ts 5.23. Hb 4.12-13. Gn 1.26-27, 2.7
Então, já que o homem, em sua essência, é um ser espiritual criado a imagem de Deus, que é espírito, não podemos negar a eternidade em todos os homens, independentemente de ser cristão, ou não, o homem é um ser eterno.

Saullo Stan

Compartilhe

21 comentários em “Se os mortos estão conscientes, por que a Bíblia diz que eles estão dormindo?

Pastor Júnior Borges comentou:

bastante esclarecedor amado,linguagem simples e contundente,Deus continue abençoando seu ministério.

    Saullo Stan comentou:

    Graça e paz pastor Júnior Borges, obrigado pelo incentivo, estamos juntos no reino.

Jose comentou:

Parabéns, correto..

Jose comentou:

Primeiro o natural depois o espiritual. Assim como temos imagem do carnal trazemos a mesma aparência do espiritual.

LUCIDO comentou:

a paz do Senhor Jesus! Dentro dessa ótica, como explicar Ap 6.11, onde se diz às almas para repousarem até que se agreguem as almas que seriam mortas como aquelas foram? Lembrando que dantes estavam conscientes e clamavam.

    Saullo Stan comentou:

    Graça e paz! Veja bem o próprio Ap 6:9 prova que as almas estavam conscientes mesmo com a morte do corpo. Sobre o que foi dito para “descansarem” o próprio contexto responde: deveriam esperar pois em breve se o clamor por justiça seria atentendido, mas ainda outras pessoas seriam mortas. E em Apocalipse 20 Eles ressuscitam e entram para o reino milenar, onde reinarão com Cristo.

      Evandro comentou:

      Quando vc dorme vc vê, ouve, fala, anda, se alimenta? Ao meu entender quando dormimos a nossa carne morre ficando sujeita a qualquer acontecimento exterior e o nosso espirito somente adormece.

        Saullo Stan comentou:

        Irmão Evandro a paz!

        Nossa base de fé não é nenhuma experiência, mas apenas o texto sagrado… Se o homem deixa de existir nem sabe de nada por ocasião da morte do corpo, logo temos que concluir que Jesus deixou de existir três dias??? Isso seria um grave erro não…

        Se eu usar o mesmo critério que vc usou posso te provar pessoas que mesmo dormindo tbm ouve, se lembra de coisas e ainda sonham..

        Logo meu amado a base para o estabelecimento de uma doutrina é apenas o texto sagrado…

        Em Lucas 16:19 O rico que estava morto se lembrou que tinha cinco irmão… E na ocasião o texto diz “O rico morreu e foi sepultado” portanto fico com o texto sagrado e respeito sua conclusão.. Abraços

Tom de Jesus comentou:

Muito bom!! Ajudou muito!!!
Que o Senhor Jesus permaneça abençoando sua Vida e seu ministério

tiana comentou:

Texto muito bem explicado.Deus abencoe!

Felipe comentou:

Com todo respeito, você está fazendo confusão. Dizer que os mortos dormem está correto. Não é o corpo que dorme, mas a consciência. Por isso, os mortos não estão conscientes de nada, não precisam de nada, não sabem da nada, não lhes falta nada. Possuem uma consciência limitada apenas de si mesmos, extamente como se estivessem sonhando. É por causa desse estado de consciencia limitada semelhante ao sono que se diz que os mortos dormem. O Livro dos Mortos, do Antigo Egito, está de acordo com as Escrituras Sagradas quando refere que os mortos habitam “a terra que ama o silêncio”. O corpo não dorme, a matéria se decompõe e volta ao pó. Tudo que resta é apenas a energia da mente.

    Saullo Stan comentou:

    Graça e paz Felipe, meu amado irmão obrigado por comentar aqui. Nós do VERBO DA VIDA somos imortalistas (cremos na imortalidade do espírito e alma do homem).

    No seu comentário vc usou uma fonte Egípcia, porém ainda deve-se observar que os Egípcios tbm acreditavam na imortalidade da alma (ver o mito da deusa da justiça) . No, entanto nosso padrão de Fé é Bíblia Sagrada que é a palavra de Deus. Nela fica claro que o homem é um ser Em três dimensões, sendo um espírito, possuindo uma alma e habitando um corpo físico (1Ts 5:23; Hb 4:12,13). Logo o que morre é o corpo, o qual tbm será ressuscitado futuramente.

    Sobre a palavra “dormir” nas Escrituras não há um padrão para o sentido desta, sendo portanto, o contexto essencial para entender a quê se refere, veja:

    • Dormir / repouso do sono (Gn 41:5)
    “Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um
    mesmo pé sete espigas cheias e boas.”

    •Dormir / estar desapercebido (1Ts 5:6,7) “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e seja-
    mos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os
    que se embebedam, embebedam-se de noite.”

    •Dormir / morte física (Jo 11:12-14)
    “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme,
    mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos:
    Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;”
    Ao observarmos as diferentes formas em que a palavra “dor-
    mir” apresenta-se nas Escrituras, entendemos que ao ser aplicada
    para morte, faz menção a morte do corpo, porém, o homem é um
    espírito, tem uma alma que habita em corpo físico (1Ts 5:23; Hb
    4:12) e sendo assim, o que dorme é o corpo na sepultura, no entanto, os autores bíblicos utilizaram a expressão como um eufemismo,
    (para suavizar ou minimizar o peso conotador de uma palavra).
    Assim como nós ao nos referirmos à morte de uma pessoa, falamos:
    “descansou”.

    Deus abençoe seu coração, graça e paz.

Ozias Jordão comentou:

A graça e paz de Cristo irmãos.

A afirmação que diz que todos que já são destinados para seus respectivos locais ou vão para o céu ou para o inferno respectivamente. Não contradiz o que o próprio Jesus disse na passagem:

Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

João 3:12,13

Alguém poderia me explicar isto?

Grato.

Atenciosamente,

    Saullo Stan comentou:

    Graça e paz! Querido irmão obrigado por comentar aqui.

    Respondendo: Não, não contradiz….

    Estamos falando de contextos diferentes, de fato no antigo testamento os homens que morriam crendo no Senhor não iam para o céu, pois era necessário que Cristo proporcionasse o esse caminho pelo seu sangue. Todavia eles iam para o seio de Abraão Lc 16:19-31. Onde aguardavam o dia que o Senhor passasse por lá e os lavasse consigo para o céu (ver Samos 49:15) e de fato foi o que aconteceu, Jesus após a morte desceu ao Hades e com a sua ressurreição levou-os para estarem no céu (Efesios 4:8-10).

    E como a bíblia é uma revelação progressiva, hoje após a morte e ressurreição de Jesus todo SALVO ao morrer já vai em espírito e alma estar com o Senhor, como pode ser visto em (Fp 1:21-23; 2Co 5:8) textos que afirmam claramente que ao deixar o corpo, o SALVO (Paulo) Já estaria com o Senhor.

    Temos ainda Atos 7: 59 que tbm mostra que o espírito de Estêvão foi recebido no céu, onde Ele viu Jesus sentado.

    Espero ter ajudado.. Abraços

    Graça e paz

Rafael comentou:

A paz do Senhor a todos
Se apos a morte temos consciência pq em 1cor 15:52 diz que 1 ressucitarao os mortos ?
E em 1 4:13 a 18 tessalonicenses diz que 1 os mortos em cristo ressucitarao?

    Saullo Stan comentou:

    Graça e paz irmão Rafael… Obrigado por perguntar..

    A ressurreição futura é um conceito que está intimamente relacionado ao corpo… (Nao há nas Escrituras ressurreição de alma ou espírito)

    Os texto que vc citou fortalece exatamente o que tenho defendido… Em 1Ts 4:13,14 fala claramente que Cristo vai trazer em sua companhia os que morreram…

    Sendo assim a resposta é

    1) O corpo morto vai ressuscitar
    2) O espírito e alma se unirão ao corpo ressurreto e assim o salvo estará na sua condição plena.. espírito, alma e corpo..

    (Mais detalhes sobre isso, adquira o meu livro “SURPREENDIDOS PELA ETERNIDADE)

    Abraços Graça e paz

Ione comentou:

Ione
Não tenho dúvida que o corpo físico dorme ou adormece, mas a alma não dorme. O próprio Jesus, na parábola do rico e Lázaro mostra que não só ha consciência como também auto conhecimento da condição e realidade vivida pelo rico.

    Saullo Stan comentou:

    Amém… Fica na paz

Francisco Alves comentou:

Os mortos estão realmente mortos. Não lhes sobra nada, nem espírito, nem alma.

    Saullo Stan comentou:

    Graça e Paz!
    Amado irmão Francismo Alves respeito sua posição sobre o tema..

    Todavia o texto sagrado revela-nos pessoas mortas, porém conscientes na presença de Deus.
    Apocalipse 6:9-10:
    09 Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
     10  E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?. 

Bruna comentou:

Muito esclarecedor! Deus abençoe, esse texto apocalipse 6:9-10 elimina a doutrina da morte espiritual.

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *