X
Menu
X
Igreja Verbo da Vida
Arcoverde-PE

Se os mortos estão conscientes, por que a Bíblia diz que eles estão dormindo?

DSC_2174Tudo bem: Vamos analisar os textos bíblicos e extrair o real sentido deles.

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento”. Ec.9.5

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” 1Cor. 15.51

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 1Ts. 4.13.

Tendo visto os textos, é necessário agora olhar para o significado da palavra “dormir” no contexto apresentado.

De uma maneira mais simples “dormir”, neste contexto, é um eufemismo (maneira branda de falar algo) para morte do corpo.

Vejam esse texto:
“Assim falou e, depois, disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isso da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto. Jo. 11.11-14.

Agora temos um aparente conflito!

Textos falam que os mortos estão dormindo, outros falam da consciência de pessoas mesmo depois de mortas. Lc. 16.19-31; Ap. 6.9; 2Cor. 12.2-6; 1 Pd 3.18-20.

Então, analisando todos os textos, só podemos chegar a seguinte conclusão: as passagens que falam de dormir estão explicando o corpo que dorme na sepultura e que, de fato, na sepultura não há lembranças. Os textos que apresentam uma consciência estão falando da vida espiritual do indivíduo, ou seja, da parte do homem que não dorme ou morre.

Portanto, fica melhor entender pelas escrituras que a parte do homem que dorme ou morre na sepultura é o seu corpo. Dn 12.2; Tg 2.26

Lembrando que o homem é um espírito, possui uma alma e habita em um corpo mortal. 1Ts 5.23. Hb 4.12-13. Gn 1.26-27, 2.7
Então, já que o homem, em sua essência, é um ser espiritual criado a imagem de Deus, que é espírito, não podemos negar a eternidade em todos os homens, independentemente de ser cristão, ou não, o homem é um ser eterno.

Saullo Stan

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *