X
Menu
X

Coitado de Quem?

Por Laís Souza

(Graduada no Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

Você já teve a sensação de que a vida dos outros é mais fácil – ou até melhor – do que a sua? Já se sentiu como vítima e pensou que ninguém entende os seus problemas? Se pensamentos assim rodeiam as nossas mentes, é preciso ter cuidado. O hábito de estar sempre se diminuindo e reclamando pode nos tornar pessoas tristes, inseguras e desmotivadas. Isso também pode afetar a nossa saúde e ajudar a desencadear doenças como a depressão.

Ninguém quer viver dessa maneira. Mas como mudar pensamentos? Eles parecem ser uma resposta natural aos problemas, algo automático que surge em nossas cabeças. A boa notícia é que podemos, sim, desenvolver uma nova forma de pensar. E Deus nos ajuda nisto! Se os pensamentos que nos acompanham estão errados, significa que há uma forma certa de pensar. Deus nos explica qual é em Sua Palavra:

[…] O melhor que vocês têm a fazer é encher a mente e o pensamento com coisas verdadeiras, nobres, respeitáveis, autênticas, úteis, graciosas – o melhor, não o pior; o belo, não o feio. Coisas para elogiar, não amaldiçoar”. (Filipenses 4. 8 e 9 –  A Mensagem).

Nenhum livro ou programa motivacional vai reunir todas essas coisas como a Palavra de Deus. Ainda que contenham bons princípios e informações, a plenitude das coisas verdadeiras está junto ao Senhor.

João já dizia “[…] Esta Palavra é a Verdade”(João 17.7) e “Conhecereis a Verdade e a Verdade os libertará”(João 8.32). A verdade diz que não somos coitados, nunca, em nenhuma circunstância. Somos mais do que vencedores (Romanos 8.37) e maior é o que habita em nós do que o que está no mundo (1 João 4.4).  A verdade diz que o Senhor está conosco na adversidade (Salmos 91.15) e que Ele sabe quais as nossas necessidades antes de pedirmos (Mateus 6.8). Se falam mal de nós injustamente, a verdade diz que pelos frutos seremos conhecidos (Mateus 7.20) e que Deus é a nossa justiça (Salmos 103.6). A Bíblia é um extenso relato sobre como somos amados e não estamos sozinhos. A verdade que não nos define como desprezados e solitários

Focar nesses pensamentos gerará fé em nossos corações e mudará a nossa perspectiva de vida. Finalmente, seremos capazes de demonstrar contentamento em qualquer situação (Filipenses 4.11). Seremos pessoas que transmitem palavras de encorajamento e não de desânimo aos que estiverem junto a nós. Viveremos dias melhores na terra.

Se hoje você não consegue pensar assim, há uma boa nova: Deus é capaz de renovar os nossos pensamentos na medida em que nos dedicamos a encher as nossas mentes e corações com Sua Palavra (Romanos 12.2)! Quando isso acontecer, esteja pronto para ver todas as áreas da sua vida serem renovadas também sob a Sua majestosa benção.

Finalizo com dicas:

Em sua Bíblia, procure marcar as passagens que falam sobre a sua identidade em Cristo. Você pode usá-las para meditação  e confissão diariamente;

– Para ajudar no estudo sobre como guardar a sua mente, alguns livros podem ajudá-lo. Boas sugestões são “Dominando o Silêncio”, do Rev. Doug Jones e “Pensamento Certo e Errado”, de Kenneth E. Hagin.

 

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas

O cristão e as datas comemorativas
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada