X
Menu
X

Prepara-se e entregue-se ao chamado de Deus

Luca Martini
(Missionário para tribos urbanas)

Você veio para algo que é eterno. Uma oportunidade que é somente Deus pode te dar, não por homens. Existe liberdade em nossas vidas, de poder servir ao Deus verdadeiro. Na Índia, as crianças são consagradas desde pequenas para servir no templo. Uma vida toda para bater o sino no templo para um deus que não está lá, nós fomos chamados para servir um Deus Vivo, que ouve as nossas orações, isso sim é uma liberdade maravilhosa. Quero falar essa noite um pouco sobre isso, estamos no JPN, que é verdadeiramente isso, Jovens para as Nações. 

Vamos abrir nossas Bíblias em 1 Coríntios 9:19-27

Vou falar essa noite sobre o autor desse livro, não existiu homem mais influente que Paulo nessa época, ele recebeu o evangelho através do próprio Jesus. O mundo que nós conhecemos é por causa de suas cartas. Nossa cultura foi moldada por causa da vida deste homem. Ele me inspira muito. O divertimento da época de Paulo, era o coliseu, os cristãos morriam ali. O povo comemorava a morte de pessoas, como se fosse um jogo de futebol. Naquela época, o ser humano não tinha valor algum. 

O evangelho me libertou de mim mesmo, nos salva dos nossos pecados, nos salva de uma vida vazia, sou livre por essa graça. Aquele que Cristo libertar, esse está verdadeiramente livre. Nesse capítulo, Paulo coloca sua estratégia missionária, para florescer o evangelho nas nações, para levar muitos a Cristo. A sua vida perde o sentido se você não fizer o que Cristo te chamou para fazer. Paulo se considerou o menor de todos, tem um propósito para servir, que é levar a Cristo. No verso 21, essa parte é importante para quem vai para uma nação, você não pode falar com um inglês sem falar a língua dele, para ele te ouvir, você precisa aprender a língua, falar como ele. 

A obediência agora de Paulo, não era mais com a lei judaica, mas com a fé em Cristo. Você às vezes pode perder seu direito por algo maior, agora ele estava em devoção a Cristo, o que a graça produz na sua forma de viver, no seu alvo de vida. Eu vejo nas palavras de Paulo um certo desespero, ele estava disposto a qualquer coisa, a se tornar fraco por um fraco, corintiano por um corintiano. A missão que Deus está nos chamando para fazer, se não existir esse desespero a gente para no meio do caminho. Você está disposto a tudo para que aconteça? Paulo se entregou seus dias, sua mente, tudo o que ele tinha para entregar as pessoas a Cristo, Paulo não escolhia o tipo de gente, ele fazia de tudo a todos. Paulo perde sua reputação, a igreja não entendia esse homem, os homens de Jerusalém não o entendiam.

Paulo compara o seu chamado a um atleta no verso 24, é muito diferente uma pessoa que corre uma maratona e uma pessoa que corre para vencer, o chamado de Deus não é pra alguém que está apenas se divertindo, portanto corra para vencer. Como é a vida, preparação para alguém que quer vencer a maratona? A maratona é o mais fácil, porque ele se preparou a vida toda para isso. Como é correr para vencer? Pode ter certeza que essa pessoa carrega calos, distância da família, do celular, entretenimento, uma vida de devoção para ganhar a maratona, por isso que Paulo não se tornou Paulo por um acaso. Olha com o que Paulo compara sua vida ministerial nos versos 25 e 26, você já viu uma atleta do UFC se preparando? Ele deixa de comer, treina bastante, não dorme para ir ao ringue e apanhar por 10 minutos. Aí você jejua por uma hora e diz que está com dor de cabeça. Um atleta doa sua vida, seu tempo, tudo o que ele tem, você não encontra o cara a toa. Nós, porém, fazemos a mesma coisa por um prêmio eterno, pela eternidade.

Eu não estou aqui por um acidente, eu sei que pra onde estou indo, eu não corro sem objetivo, se você não tem um alvo, você vai para qualquer lugar. Talvez você nem corra, mas quando você se prepara, você corre 5, 10, porque você sabe que tem uma linha de chegada, você não está correndo a toa. Você precisa ter foco para o que está fazendo, eu não brinco de evangelho. Deus me chamou para realizar algo, eu estou focado nisso. No mundo que nós vivemos não pensamos com a cabeça, e sim com o celular, quando estamos fazendo algo perto de um celular, só conseguimos nos concentrar por até 3 minutos.

Deus entende sua responsabilidade para que o Reino de Deus se expanda, se um atleta acorda cedo, eu acordo cedo. Para o que Deus está nos chamando, não é a toa. Tudo que Paulo fazia era para Deus ser glorificado. O treino às vezes é dolorido, a disciplina exige de nós, mas é por uma recompensa. Existe uma coroa preparada para mim, mais preciosa, que não será dada pela fama, nem a popularidade, Hollywood não poderia me dar algo assim, será dada pelo justo juiz, não só pra mim mas para todos que aguardam a volta de Jesus. No final da nossa vida, teremos ofertado a nossa vida como oferta a Deus, como disse o apóstolo Paulo. Essa é uma vida que a vale a pena viver. O diabo não poderá tirar, ninguém poderá, só você mesmo. Não tenha medo de morrer, pregue a Palavra com ousadia.

Na sua juventude, tudo é oferecido, Jesus pode te dar algo mais precioso que tudo isso. Como podemos viver diante dessa preciosidade? Paulo teve revelação disso e olha a forma como ele viveu e deu certo, passaram mais de 2 mil anos e isso toca sua vida ainda hoje. É possível correr essa corrida, Jesus não nos deixou sozinhos, deixou sua Palavra e o Seu Espírito, se entregue a Ele, ao chamado dEle para sua vida. Não negocie, não pense 2 vezes, se entregue a Deus e esteja disposto a morrer, mas do que morrer, viva por Ele. 

Nós temos 7 bilhões de pessoas no mundo, mas Deus está conosco, existe uma nuvem de testemunhas, o chamado na sua vida não acontece a toa. Pessoas chegam até mim e falam de chamado, mas você precisa se preparar, aonde você vai levar as pessoas se você não chegou em lugar nenhum? Pelo propósito de Deus, precisamos nos entregar totalmente.

Quando Deus te der a nota, você estará disposto a viver? Paulo tinha que ser disciplinado, se preparar, muito mais que eu. Considere o chamado de Deus precioso para você. Existem coisas que tomam sua atenção, o tempo todo para nos tirar do foco principal, mas se estamos correndo para um alvo, precisamos deixar as coisas para o lado, talvez seja o celular, um relacionamento, o que te afasta de correr essa corrida? O que tem impedido de viver isso aqui?

Talvez vivamos 60, 70, 80 anos e depois toda eternidade diante de nós, nós vivemos pelos 80 ou pela eternidade? Um dia estaremos diante de Deus, veremos Seu Trono, os anjos cantando Santo! Santo! Santo! Seus olhos são como chamas de fogo, eu acreditei nisso, eu orei, eu li a Bíblia, mas eu não acreditei ao ponto de viver isso, de levar no meu corpo suas marcas, o que eu construí? Não espere chegar até o Trono de Deus para considerar essas coisas. Entregue sua vida, seus dias, sua juventude, não desperdice sua vida, não interessa o que o mundo moderno diz que é importante, mas o que Deus diz. Mas se seus olhos estiverem diante do trono, na linha de chegada, o troféu serve o esforço.

Quem está disposto a ir? Isso é correr. Quem está disposto a se entregar? A forma desses homens honrar a Deus, era se entregando ao propósito. Deus te trouxe aqui para o Jovens para as nações para entender que aquilo que Deus nos chamou depende da nossa devoção. O que importa é correr a corrida com o peso da responsabilidade do evangelho, precisamos nos preparar para isso. Quando Deus precisar de alguém, vai encontrar você pronto, muita gente para no meio do caminho, Deus está te preparando para o amanhã. Esteja preparado para competir, Deus quer encontrar alguém fiel.

 

*Trechos da mensagem durante o Jovens Para as Nações 12, em Julho de 2019.
Compartilhe
Tags

Postagens Relacionadas

Encerramento do JPN Brasil: Manhã fervorosa e de mensagens impactantes Há poder na compaixão Aprenda a lidar com a  humilhação Avance com a Palavra, Deus conta com você! Honre a unção Última noite do JPN trouxe programação especial, honra e unção profética JPN desta manhã teve ensinamentos sobre oração, cura e sexualidade JPN 2019: abertura trouxe ativação de chamados e mover do Espírito
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada