X
Menu
X

Famílias Conectadas

por Emanuel Jansen
(Membro da Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande-PB)

Deus tem uma atração natural pelo caos, pela desordem, a natureza dEle tem um gatilho quando encontra alguma coisa em desordem, Ele coloca em ordem. Esse é o caráter dEle. Crie expectativas, Deus não desiste das situações que estão no caos, em desordem. De uma forma humana, tendemos a achar que o nosso relacionamento com Deus é como uma meritocracia, mas Deus enviou Seu filho para que todo aquele que nEle crê, devemos depositar a nossa confiança em Jesus.

No aspecto familiar, tem coisas que não conseguimos alcançar pelo nosso desempenho. No casamento, o homem deve amar a esposa como Cristo amou a igreja. Nós precisamos de Cristo para que a nossa casa, nosso casamento manifeste aquilo que está no coração de Deus, Ele nos ajuda a alcançar aquilo que não podemos por conta própria, nós não estamos só.

Passamos por situações em nossas vidas que não conseguimos fazer, ou ter, e é legítimo ter uma família feliz, faz parte do plano de Deus, é desejo dEele que tenhamos uma família próspera. O dinheiro não traz coisas que só somente Deus traz. Deus tem de forma abundante coisas em todas as áreas das nossas vidas.

Devemos chegar perante o Pai e dizer que não temos competência e falar para Ele nos ajudar. Em decisões, humanamente falando, não sabemos que passos estamos dando, mas quando somos guiados pelo Espírito, em triunfo somos levados.

A Palavra de Deus nos traz muitos princípios.

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?” (Mateus 19.16-20)

E esses princípios são atemporais. Existem coisas que a igreja precisa estabelecer princípios para o corpo ser conduzido. Namoro não tem na Bíblia, culturalmente os judeus não tinham, os jovens marcavam noivado e numa data não específica realizavam o casamento. O mundo se move numa cultura mutante, o mercado muda, a política muda, mas a Palavra não muda. Temos que crer em Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas. Jesus bloqueia a bajulação, o que chama a atenção do Mestre é o original, o honesto.

Muitas vezes, não conseguimos chegar aos nossos, é importante sermos do nível de profundidade, não podemos ter conexões fracas, elas podem se quebrar. O apelo do mundo é para nos conectar ao mundo virtual, mas é a principal causa de separação, problemas na criação dos filhos e as relações reais precisam estar conectadas. Estamos falando do exagero, todo exagero é doentio e toda disfunção precisa ser tratada. Às vezes, as pessoas lhe dão um feedback e você não quer enxergar, está no ponto cego, abra seus ouvidos, o que você ouve dos seus familiares, existe uma verdade ali, você precisa considerar.

No final do texto, Jesus faz um convite aos discípulos, o que Jesus estava dizendo era algo muito alto, humanamente impossível. Não é o que você faz, é em que você crê. O jovem do texto tinha desejo de conexão, sentido de vida, ele entendeu o que o braço dele trouxe não traria a ele a sensação de pertencer. Nos países com grande poder aquisitivo como o Japão tem alto índice de suicídio, o dinheiro não traz significado de vida. O jovem tinha uma necessidade, mas não conseguiu captar. Dinheiro não traz felicidade, é consequência. Por mais na essência que sejamos puro, a poeira pode nos fazer cair, precisamos de uma lavagem para nos livrar da falência. Para termos relacionamentos, precisamos de conexão profunda. Deus nos fez para a profundidade, só ela nos satisfaz.

Mateus 6.19 ferramenta poderosa de percepção, aquilo que você foca, aquilo que você gasta tempo é o que está seu coração. O mundo fala que o mais importante é o dinheiro. O maior desafio do cristão é descansar, saber o que precisa vem de uma porta que é aberta por Deus, não porque eu mereça mas porque creio em Jesus e a minha força vem dele, o poder se aperfeiçoa na nossa franqueza. Não existe situação difícil que Deus não entre com uma promoção. Haverá intervenção divina que compensará o que você vive hoje. Nós temos responsabilidade em criar os nosso filhos. Existe inspiração da parte de Deus para acertamos, não existe receita de bolo para criar nossos filhos. Aquilo que não podemos fazer, Ele faz por nós, Ele vai compensar, nosso descanso é confiar em Deus. Existem relações de amor pelo celular que o mundo criou em nós, mas devemos amar a Deus e ver o que os nossos filhos têm visto de nós.

Efésios 5:1 Só existe um caminho para andar seguro e é quando nosso filho entende que é amado. A comunicação não é só o que se fala, mas o que o outro está entendendo. Você pode amar seu filho, mas ele entende que é amado? Certifique-se que o ama, que ele está recebendo isso, é segurança para você

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas

CONEXÃO OFFLINE! Emanuel Jansen e Karol Vieira ministraram para as famílias

Um comentário em “Famílias Conectadas

Ionilde Rodrigues Brandão Oliveira comentou:

Excelente mensagem, conteúdo de muito aprendizado e praticidade. É sempre necessário que reflitamos a luz da Palavra como está nossa conexão com Deus e com nossa família e procuremos mudar em tempo hábil.Parabéns!

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada