X
Menu
X

A Kriptonita do cristão é o pecado

por João Roberto Albuquerque

 

Eu fico feliz por esse avivamento nessa geração, feliz porque se você está aqui é porque Deus está agindo.

Eu me converti com 16 anos. Depois que a verdade do evangelho chegou, eu precisei me lavar, porque tinha muitos complexos, não acreditava em mim mesmo. Eu acredito que assim como eu, muitos de vocês chegaram no evangelho depois.

Deus respeita o livre arbítrio, o poder da escolha. O poder do novo nascimento começa quando você reconhece Jesus como o Senhor da sua vida. No livro de Efésios fala que o objetivo de Deus é que ‘todos cheguemos à unidade da fé’, não são só alguns, todos nós fazemos parte do plano de Deus. O que importa para Deus é a fidelidade, como aqueles que receberam os talentos (ver Mateus 25).  Deus tem em vista o teu aperfeiçoamento, até que você chegue à perfeita maturidade. Você pode questionar se é possível que isso venha a acontecer. Sim! Você faz parte disso, tem uma porção que lhe pertence.

Acredito que o Jovens Para as Nações está na Bíblia, vou encontrar um desses jovens que existiu há mais de 3 mil anos. Em Números 32.11 Deus está apostando na juventude, Ele está dizendo: “São eles com quem eu vou realizar a promessa, são eles que vão conquistar a terra prometida”. Esses jovens se tornaram homens e mulheres valentes para cumprir a promessa que Deus tinha dado a Abraão. Mas só porque Deus fez essa promessa aos jovens, não significa que todos se deram bem, todos foram bem sucedidos como vemos em Josué 7.1, eles deixaram de fazer o que era devido, fraquejaram nas coisas condenadas. Acã era um dos jovens que fez parte do “JPN”, fez parte dos planos de Deus, mas ele prevaricou.

O Super-Homem não é deste mundo. Nós também não somos. Ele possui poderes sobrenaturais que seres normais não têm. A Bíblia diz que nós somos sobrenaturais, ainda mais forte que o super-homem, porque não estamos ligados a um planeta, mas a Deus.

 

O Super-Homem luta contra o mal. Ele protege aqueles que são oprimidos pelos vilões. E assim, nós fomos chamados para libertar os cativos e oprimidos do diabo. Existe uma coisa que torna o Super-Homem uma pessoa comum, algo que o vence, a kriptonita. Essa era a única arma que os inimigos tinham contra ele. A kriptonita que pode parar o cristão é o pecado.

A Bíblia nos ensina a tomar precauções. A armadura de Deus nos protege disso, sem a nossa armadura, somos apenas comuns. Temos o poder para curar enfermos, expulsar demônios, libertar os oprimidos. Deus já nos deu poderes para sermos Seus Filhos, não é algo que precisamos procurar, já foi destinado a cada um de nós na mesma proporção, mas o pecado pode nos neutralizar.

Tudo é possível ao que crê, todos temos o poder de Deus disponível para nós, o que nos diferencia é a nossa fé. Satanás sabia que Davi tinha uma grande fé, afinal, ele matou Golias. Então Satanás incitou Davi de uma forma diferente, ele tentou Davi com o pecado. Agora existia ali um homem poderoso, mas vítima do pecado. Qual é a esperança de satanás? Incitar vocês a prevaricar, ter um desejo forte de ter ou fazer aquilo que Deus não aprova.

Há algo ficando forte na igreja nos dias que hoje é a ideia de que Deus não é tão sério assim. Como nos tempos de Moisés, quando ele subiu ao monte para estar com Deus e os Hebreus construíram um bezerro de ouro. Ali eles tinham o Deus, o bezerro, mas não tinham regras. Eles queriam o Deus, mas queriam continuar vivendo conforme seus próprios interesses, prevaricando, fraquejando.

Eu te pergunto, quando Deus quis salvar o mundo antigo, lá nos dias de Jacó, em quem Deus pensou? Em um jovem. Quando José começou a ser útil para Deus? Quando ele estava preso? Não, a Bíblia fala que José não permitia, em seu caráter, ter nada escondido, compactuar com as coisas erradas que seus irmãos faziam. Mesmo depois de ser vendido pelos irmãos, ele não deixou o trabalho escravo perverter quem ele era. Quem é diligente não permanece muito tempo entre os simples. Logo após, a mulher de Potifar tentou José, mas ele não caiu na tentação, não prevaricou, ele falou: “como poderia eu cometer tão grande pecado contra Deus?” (Gênesis 39.9). Ele se manteve fiel.

Muitos com um chamado tremendo estão aprisionados. Deus te chamou para ser influente, não estamos falando em ter um grande nome em cartazes, mas sim quando até no anonimato o nome é conhecido e temido no inferno. O teu chamado é poderoso, o inferno tem medo que você saiba quem você é. Ele quer que você se contente em pensar que você não faz parte da elite, não faz parte dos escolhidos. Você faz parte desse grupo, Deus te chamou.

O nosso Super-Homem, o nosso salvador, veio para proclamar libertação e romper cadeias. Você não tem que ser aquele jovem que não faz nada na igreja, que não se move no seu chamado por causa de culpa. Sexo não é ideia de satanás, foi Deus que criou, mas para o momento certo, para depois do casamento. Muitos jovens estão se paralisando porque estão vivendo uma vida sexual ativa antes do casamento, estão prevaricando. Existe o momento certo para todas as coisas.

Seja esperto o suficiente para não se isolar. Satanás quer te isolar para te incitar ao pecado. Há uma capacidade para você resistir. A Bíblia fala que é  possível viver piamente em uma geração perversa. O mesmo poder que operava em Cristo é o mesmo poder que opera em você.

Daniel também era um Jovem Para as Nações, ele e os amigos poderiam desfrutar da iguarias do Rei, mas eles decidiram não prevaricar, eles resolveram firmemente não se contaminar. Depois disso, eles foram achados 10 vezes mais sábios que todos os outros.

Você não precisa comer as migalhas de satanás. Nós somo abençoados com todas as sortes de bênçãos espirituais. Eu acredito que um dos motivos de Daniel não ter cedido às tentações é porque ele se associou às pessoas que faziam a fé dele mais forte: Sadraque, Mesaque e Abednego.  Você pode ser usado onde você está, só não pode negociar sua santidade. Eu atribuo o meu sucesso de perseverança aos meus amigos que me ajudavam. Precisamos ser santos e manter o zelo por Deus.

 

*Trechos da mensagem em 22 de Julho no Jovens Para as Nações 2018.

Postagens Relacionadas

Escola Dominical: Envolva-se! O músculo só cresce quando se movimenta Envolvendo-se com a Igreja
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada