X
Menu
X

Quem manda aqui sou Eu!

Por Wivian Klart

(Líder do Ministério de Música da igreja Verbo da Vida Sede, formada em Educação Física e especialista em Fisiologia do Exercício)

Ao ler o título desse texto, você pode ser tentado a julgá-lo como uma expressão de cunho autoritário ou talvez até arrogante. Embora o meu objetivo não tenha sido este, escrevo com a intenção de ser chocante mesmo para lhes fazer refletir sobre a quem pertence o comando das nossas vidas como seres espirituais.

Sabemos que somos um Espírito, possuímos uma mente e habitamos num corpo:

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5.23)

 “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12)

No entanto, temos experimentado dias em que a realidade da Palavra que cremos e da vontade de Deus estabelecida nela não está sendo vivida por muitos de nós, cristãos.

Ora, o homem é um ser espiritual. Não uma alma, ou apenas um corpo.

Seguimos uma visão que compartilha uma crença baseada em princípios bíblicos, mas mesmo assim, muitos de nós ainda vivemos como se não acreditássemos nas verdades que decidimos abraçar, ou pior, que decidimos crer. Porém, as atitudes não condizem com o que Deus espera.

Se cremos que somos um espírito que habita num corpo, porque deixamos o corpo ditar as regras? Se somos um espírito, por que deixamos os sentimentos dizerem para nós como devemos agir?

O espírito do homem que nasce de novo torna-se recriado para ser aquilo que Deus, que também é Espírito, deseja.

Como mencionei anteriormente, meu desejo é chocar mesmo você, caro leitor, mas com o objetivo de ajudá-lo a crescer. Partindo disso, quero fazê-lo pensar um pouco com algumas perguntas. Ao respondê-las, desejo que seja você mesmo capaz de identificar “quem manda”:

1 – Você se alimenta corretamente?

2 – Você dorme o tempo necessário para seu corpo e mente se recomporem?

3 – Você faz alguma atividade física regularmente?

4 – Faz exames periódicos para ver como seu corpo está?

Eu sei que todas essas perguntas fazem você pensar que elas são uma questão somente natural e não têm nada a ver com o que nos propomos nesse texto. Mas nos enganamos ao pensar assim.

Se todas, ou a maioria das suas respostas acima foram NÃO, você não somente corre um grande perigo natural, mas espiritual também.

Observe o que a Bíblia diz em Tiago 4.17:

“Refleti sobre isto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”

Interessante porque esse versículo, embora tenha sido citado isoladamente, não está desconectado do contexto de práticas erradas, inclusive de ordem física. Apesar de não falar exatamente sobre comer mal (de forma errada), por exemplo, o texto menciona atitudes físicas como falar mal ou adultério. É por isso que podemos usar esse versículo para relembrar princípios.

Quem sabe que deve fazer bem ao seu próprio corpo e não o faz, também erra.

Erra por estar contribuindo com processos de morte, por negligência, mas principalmente por estabelecer a quem pertence a autoridade do seu ser. Quem faz o que o corpo quer, dá a ele o comando da sua vida.

O corpo é uma casa na qual o espírito, que é (deve ser) o dono, habita. Guarde essa verdade: A casa não pode mandar no dono, mas o dono deve mandar na casa.

Fico triste com algumas frases que ouço nas rodas de familiares e amigos, como: “Eu não consigo parar de comer isto ou aquilo! Eu não vivo sem açúcar! Eu não vivo sem meu pãozinho…chocolatinho! Não consigo fazer atividade física!”, certamente estas afirmações não vêm do seu espírito, mas do seu corpo indisciplinado e cheio de vontades.

Cuidado! Você pode acabar matando a vontade de Deus. Ele deseja que você viva bem!

Você não pode viver sem Jesus! Mas pode sem um pão da padaria! Dê o comando a quem sabe o que é melhor! Do seu espírito procede a fonte necessária para que você viva bem e por muitos anos, saudável para cumprir os planos de Deus para você!

Querido irmão, eu sei que muitas coisas precisamos vencer para mudarmos hábitos e estabelecermos novas prioridades. Da mesma forma, meu intuito não é supervalorizar o corpo ou o natural. Alguns usam aquele versículo em que Paulo falou que o exercício físico é pouco proveitoso (1 Timóteo 4.8a), mas observe o que diz: “pouco”. Não diz que não é proveitoso. É proveitoso para o corpo, por isso pouco, pois somos mais que um corpo (em outra oportunidade poderemos melhor escrever sobre isso).

Veja Gálatas 5.16-24:


“Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne! Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis.  Contudo, se sois guiados pelo Espírito, já não estais subjugados pela Lei.  Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;  idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus!  Entretanto, o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade,  mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos”

Percebem como precisamos entregar as “rédeas” ao nosso espírito? Desejo encorajá-los a isso. Você é um espírito!

O Espírito Santo nos ajuda em tudo. Alguns pensam que Ele está em nós apenas para nos auxiliar em questões espirituais, assuntos relacionados a ministério, chamado, mas se enganam. A Bíblia diz que nos ajuda em tudo.

Ele é o nosso ajudador!

Decida comer melhor e certo. Ele te ajudará.

Decida se cuidar. Ele te ajudará

Não se deixe vencer pela carne.

Diga hoje: “Quem manda aqui sou Eu”!

Encha-se do Espírito. Em Gálatas 5, a partir do versículo 18, temos a “receita” completa. Frutifique. Cheio do Espírito ficará mais fácil governar sobre os desejos da carne. E lembre-se: Deus ama você por completo. Sejam abençoados!

Compartilhe

Postagens Relacionadas

Um dia a gente aprende “Tá pago!” Você o escolheria?
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada