X
Menu
X

Não trabalhe em excesso

por Yago Calado
(graduado na Escola de Ministros Rhema em Campina Grande-PB)

A Síndrome de Burnout veio à tona novamente nestes últimos dias, com a notícia de que a cantora Anitta fora diagnosticada com a doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Curiosamente, a síndrome também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Segundo o Ministério da Saúde, se trata de um distúrbio emocional com sintomas como: exaustão extrema, estresse e esgotamento físico; tudo isso resultante de situações de trabalho desgastante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E por que estou escrevendo sobre isso?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além da síndrome afetar, em sua grande maioria, advogados, médicos e professores; ultimamente, tem me incomodado a forma como tornamos o trabalho excessivo sinônimo de sucesso, ou sinônimo de conquista financeira. ⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Parece muito poético postar a “correria” do dia-a-dia, falar que está sem tempo para tudo, dizer que não tem tempo nem para comer direito, ou para sair com os amigos; afinal de contas, a agenda está sempre lotada. Parece tudo muito lindo, mas só parece.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você não precisa trabalhar excessivamente para ser bem sucedido e em troca disso perder a sua saúde.

Não faz sentido isso ser considerado sucesso. Você precisa trabalhar do jeito certo, trabalhar de modo inteligente, otimizando seu tempo e tornando seu dia mais produtivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não queira chegar ao final de sua jornada, agarrar o seu “troféu” (que é a sua busca diária), olhar para trás e ter a conquista em mãos, mas sem amigos, sem saúde e sem contentamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Síndrome de Burnout pode resultar num estado de depressão profunda; então, nunca se esqueça: você vale mais do que aquilo que você tanto busca e trabalha para conquistar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Compartilhe

Postagens Relacionadas

2019 será um ano mau?
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada