X
Menu
X

Princípios de Honra

por Helmiton Filho
(Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

Antes de iniciar quero ressaltar que a Bíblia tem alguns princípios que Deus estabeleceu: Hierarquia, Ordem e Honra. Hoje, vamos falar sobre o Princípio de Honra. Honra é um princípio de conduta e está relacionada a valores pessoais como integridade, honestidade e caráter. Também está relacionado à consideração, admiração e respeito devido a alguém.

No Evangelho de João 3.22-30, João Batista nessa época pregava o batismo e arrastava multidões. As pessoas perguntavam se ele era o Messias, e ele com humildade dizia que não, que era apenas uma voz que clamava no deserto. Ele dava exemplo de humildade e honra. As pessoas chegaram a perguntar qual era o melhor batismo se o dele ou o de Jesus. E eu já disse a vocês que não sou o Messias, meu propósito é preparar o caminho para ele.

Em uma vida de honra não deve existir competição. A cultura do Reino de Deus é de cooperação e não de competição. Essa última é uma cultura da sociedade e não deve entrar dentro da igreja, tampouco fazer parte do corpo de Cristo. Uma vida de honra lhe coloca fora da competição. Vida de honra está relacionado à integridade, ao caráter. Vida de honra é muito mais que um elogio, admiração ou respeito. É um princípio de conduta, como você vive, como você se comporta. João Batista diz que Deus dá a cada um o seu trabalho. Deus criou cada um com o seu lugar, cada um com o seu propósito, cada um no seu quadrado. No texto, estavam querendo dar um título a João Batista que ele não tinha!

Em I Pedro 2.17, mostra a instrução de Deus para que honramos a todos. Quando fazemos acepções estamos fugindo do princípio de honra. Honra não é bajulação. A Bíblia afirma: “honre a todos“, respeite a todos, quando a igreja aprende isso entende que em qualquer área da sua vida o princípio de honra deve estar presente. A honra vai além dos títulos.

Os homens podem aplaudir seus talentos, mas Deus celebra o seu caráter, quem você é quando  ninguém está lhe vendo. É com honra ou com interesse que você trata os outros?

João Batista diz: “Eu sou amigo do noivo! Que ele cresça mais, que avance mais! Estou cheio de alegria pelo crescimento e avanço dele!”.  Em Romanos 12.15 está escrito que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Estamos distorcendo essa palavra, por causa da inveja e do orgulho. Esses sentimentos rasos, pequenos e medíocres que não devem fazer parte nem da nossa vida nem da igreja. Nós nascemos para celebrar as conquistas dos outros, para celebrar junto.  Isso é uma vida de honra! Isso é igreja!

Um cristão orgulhoso é tão absurdo quanto um demônio humilde!

O que Deus deseja é que os cristãos pensem como Cristo, andem como Cristo e sejam como Cristo. Lendo João 3.30,  vemos  a conexão da vida de João Batista com a mensagem de Filipenses 2.3, porque o princípio de honra estava na vida dele. O propósito da vida dele era honrar a Jesus, João sabia que Ele é superior a si mesmo, era preciso que ele diminuísse para que Jesus crescesse e avançasse e ele se alegrava com o ministério de Cristo! Eu e você precisamos ter essa consciência que temos algo a ensinar e a aprender com as pessoas. Quando entendemos esse princípio de honra vamos viver o sobrenatural de Deus. Agora, quando há o sentimento de inveja, orgulho e competição nada flui, há barreiras, há uma vida pequena.

Os grandes honram, os medíocres murmuram e  invejam!

Precisamos viver uma vida de grandeza! Isso é Igreja! Deus celebra seu caráter! João Batista nos dá o exemplo de uma vida com bondade e humildade! Esse é um princípio de honra que deve ser manifestado na minha vida e na sua vida! Celebre as conquistas dos outros, vibre, manifeste o caráter de Deus. Seja um cristão de verdade e respeito baseado nos princípios. É assim que adoramos nosso Pai Celestial, andando em integridade e caráter! Respeite, considere, ame! Fomos chamados para nos importar com pessoas.

Adore seu Pai com honra, é isso que espera de nós! Você nasceu para a grandeza, viva uma vida de honra!

A maior recompensa na submissão, e em uma vida de honra a Deus, não está no que ganhamos, mas em quem nos tornamos. O que você tem se tornado? Precisamos ativar esse princípio de honra dentro de nós, e como o fazemos? Vivendo em honra, na prática, no dia a dia! Quando vivemos nas intenções e motivações do nosso coração é Deus quem cuida da nossa vida.

Quando você se alegra com seu irmão Deus se alegra com você! Uma igreja livre de inveja, orgulho e competição, celebrando e colaborando uns com os outros. Ative os princípios de honra, honrai a todos, isso é igreja!

 

*Transcrição da mensagem da Escola Dominical da série #VidaDeHonra em 09 de Junho de 2019
Compartilhe

Postagens Relacionadas

Começou uma nova série na #EscolaDominical: “Vida de honra”
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada