X
Menu
X

 Eliú- a voz da amizade

No mês de junho, comemoramos o Dia do Amigo. Então, vou aproveitar a oportunidade para falar um pouco sobre amizade. Ela é uma relação poderosa, capaz de unir duas pessoas como irmãos.

O livro de Jó, em especial, nos traz verdades poderosas sobre a importância de cultivar amigos em nossa caminhada. O contexto do livro é uma narrativa que conta a história de Jó, seu sofrimento e sua restauração. Dentro dessa história, aparecem vários personagens importantes como Deus, Satanás, os filhos de Jó, sua mulher e seus amigos, Elifaz, Bildade e Zofar. Porém, um personagem de extrema importância só vai aparecer por volta do capítulo 32. Trata-se de Eliú, que é também um amigo de Jó.

Eliú era o mais jovem dos amigos de Jó e, no contexto cultural do relato, só poderia falar depois dos outros mais velhos. Assim, ele espera toda a conversa terminar para ter a oportunidade de expor seus sentimentos e pensamentos acerca da situação de seu amigo Jó.

A Bíblia sempre enfatiza a força e o vigor da juventude, mas no contexto do livro de Jó, vemos um jovem cheio de sabedoria, inconformado tanto com o argumento de Jó, quanto com o dos seus outros três amigos. Eliú parte em defesa de Deus, mostrando que é um justo Juiz.

Jó, no seu momento de aflição, atribuiu a Deus a causa de seu sofrimento, pervertendo o juízo do Criador. Ele acreditava que Deus o punia sem causa, uma vez que era um homem justo. Já seus três amigos, Elifaz, Bildade e Zofar, acreditavam, e até tentavam convencer Jó de que ele estava sendo punido por pecados que cometera. Eliú confronta esses pensamentos falando a verdade e sobre Deus e de como ele é justo. Da sua atitude, podemos tirar duas lições maravilhosas.

A primeira é de, nos dias de dificuldade, os amigos verdadeiros são fundamentais. O dia mau virá, trazendo as adversidade e tribulações (Efésios 6:13), e não era Deus quem o estava trazendo. Jó não estava sendo punido por Deus, mas atacado por Satanás. Fomos alertados pelo próprio Senhor Jesus que as tribulações viriam (João 16:33). Embora já tenhamos sido redimidos da miséria e da doença (Gálatas 3:13), diferentemente de Jó, ainda restam algumas aflições pelas quais poderemos passar, como a perseguição por causa da justiça, por exemplo (Mateus 5:11). Nessas horas, ter amigos de verdade fará toda a diferença . Ainda mais nos dias atuais, em que as pessoas estão buscando relacionamento de forma terceirizada, colocando tudo em mensagens de celular e redes sociais, sem nutrir algo mais profundo. Precisamos de amigos que estarão do nosso lado nos dias difíceis, nos consolando e nos fortalecendo na fé.

‘Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. ‘ – Provérbios 17:17

‘O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.’ – Provérbios 18:24 

A segunda é que os verdadeiros amigos são os que que têm a coragem de falar a verdade. De nos confrontar se for preciso, como Eliú fez com Jó. Mas não um confronto de acusação apenas. É necessário trazer algum conhecimento que mostre o caminho certo. Hoje no, contexto geral, muitos jovens estão gastando suas vidas com coisas que não têm importância. Poucos são aqueles que buscam, de fato, um conhecimento natural ou conhecimento espiritual. Eliú, esse jovem, não mostrou apenas um conhecimento natural, mas algo vindo da parte de Deus uma inspiração que trouxe a Jó a verdade. Nesse contexto, vemos que não só é importante ter amigos verdadeiros, mas amigos que nos tragam boa palavra, cheios do Espírito e do conhecimento de Deus.É interessante notarmos que, na conclusão do Livro de Jó, Deus corrige todos os outros três amigos e também o próprio Jó, porém, Eliú é o único que fica sem ser repreendido. Isso mostra a importância daqueles que têm o conhecimento de Deus e que não pervertem os seus juízos.

‘Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. ‘ – João 15:15

Que possamos ter, na sociedade e, principalmente, dentro de igrejas, jovens que não estão perdendo tempo com coisa insignificantes, apenas ostentando um estilo de vida fútil e vazio. Oro para que possamos ter mais amigos, homens e mulheres de Deus inspirados como Eliu. Amigos de verdade, que não têm medo de falar com sinceridade e mansidão, inspirar a sabedoria e revelar o verdadeiro conhecimento de Deus que é justo.  Meu desejo é que Deus levante mais “Elius” em nossa sociedade. E que você possa ser um Eliú na vida de alguém, revelando o verdadeiro caráter de Deus, o seu amor, bondade e Justiça.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, terno e textoSamuel Bernardo é professor no Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil e Ministro da Igreja local.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

Uma Amizade Aliançada
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.