X
Menu
X
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Fortaleza - CE

Culto de Celebração com Pr. Mansuêto Vieira – Filhos ou Servos? Os dois!

DSC07412No domingo dia 19 de fevereiro no primeiro culto o Pastor Mansuêto Vieira ministrou a palavra, a mensagem central era o equilíbrio entre ser filho e servo de Deus, alertando a igreja sobre a necessidade de todos buscarem esse equilíbrio.

Iniciou citando um texto do livro de Tito para ensinar e explicar acerca de como éramos antes, sem Cristo. Éramos desobedientes, odiosos e odiados, mas Jesus mudou nossa trajetória de vida.

“Você está aqui em baixo, mas somos do Alto!”

“Nós pertencemos ao pastoreio de Jesus Cristo”.

O pastor ministrou de forma a conduzir a igreja a compreender o seu papel, não apenas como filhos de Deus, masDSC_0423 porque somos filhos somos servos do Senhor. Disse que há muitos casos em que os filhos de Deus erram justamente porque estão se dedicando apenas a filiação, buscando desfrutar dos seus direitos e privilégios e em outros casos se tornam tão dedicados a servir que esquecem de sua filiação. Deste modo foi identificado que há danos quando não há entendimento e equilíbrio acerca do assunto.

“O que há de mais importante depois que você nasce de novo é comunhão com Jesus Cristo”.

O ministro disse que é no desenvolvimento da comunhão com Deus e que são feitos os ajustes necessários na vida do cristão, quanto a ser filho e servo de Deus. É nessa relação de intimidade que os filhos de Deus são levados a discernir que exatamente por serem filhos é que devem também ser servos de Deus.

Usou o texto que fala do lamento de Jesus sobre Jerusalém para demonstrar que despois de nossa conversão o essencial é ter comunhão com o Pai e com o Senhor. “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37)

DSC_0428Usou essa passagem para mostrar que Jesus expôs o desejo de ter o povo de Jerusalém  aninhados perto de si mesmo e que o povo errou por não entender seu desejo. Porque a prioridade de Deus sempre foi e será a comunhão. Porém mostrou também que tem muitos filhos de Deus vivendo como um pássaro no ninho só esperando pela comida no bico, agindo como filhos egoístas e imaturos, sem querer crescer espiritualmente para que possam servir a outras pessoas. E explicou que mesmo Deus sendo um Pai maravilhoso, tem de haver nos filhos de Deus a disposição e desejo em servi-lo de todo coração.

“Está na hora de muitos saírem do ninho e ver o mundo de possibilidades que está disponível, esticar suas asas, alongar os músculos, e voar em direção às possibilidades em Deus”.

Com o texto de Marcos 3.14 e 15 que diz: Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios.” Mostrou que a prioridade de Jesus não era que os discípulos produzissem, pregando e ensinando, isso seria apenas consequência do essencial, que esse texto expõe, que foi o fato de Jesus designar os doze para estar com ele. O ministro explicou que o fato de estar com Jesus faz com que o sirvamos. O serviço torna-se uma evidência de estarmos com Ele.

“A prioridade de Deus é estarmos com Ele”.

Pastor Mansuêto citou três textos retirados do Livro do Reverendo Tony Cooke – Em busca de Timóteo, estimulou a igreja a entender seu papel integral em Deus, sendo filhos e servos e que nenhum dos papéis devem ser sacrificados, ambos devem ser manifestos em suas vidas.

O Rev. Tony Cooke cita que ouviu um ministro dizer:

“Algumas pessoas durante o processo de se tornarem grandes pregadores, se tornaram horríveis cristãos”.*DSC_0433
“Espiritualidade pessoal e caráter divino nunca devem ser sacrificados no altar do serviço cristão”.*Tony Cooke
“A posição que alguém ocupe na igreja não deve leva-lo a perder a humildade e santidade”.* – Tony Cooke
“Uma posição ou título, na igreja, nunca é substituto para o crescimento espiritual.* – Tony Cooke

 

O ministro alertou quanto a admoestação feita por Jesus a igreja de Éfeso que certamente em algum momento esqueceu o serviço e se concentrou apenas nos privilégios de ser filho de Deus, usando o texto de Apocalipse 2:4,5 que diz:


Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

Concluiu a mensagem com a afirmação de que todo cristão, filho de Deus que cresce e amadurece, se torna humilde o bastante para ser seu servo.


* Citações extraídas do livro Em busca de Timóteo do Rev. Tony Cooke: Disponível em nossa livraria VerboShop.Livro - Em Busca de Timóteo

 

 

 

 

 

 

 

 

Link do vídeo do segundo culto com o mesmo tema:

https://youtu.be/noQIp7hQPTk

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada