X
Menu
X
Igreja Verbo da Vida
Fortaleza - CE

Liderança Espiritual | Pr. Mansuêto Vieira – Domingo 21/01/2018

Nosso culto de celebração, no dia 21 de janeiro, começou cheio de poder e inspiração, havia uma atmosfera diferente, cheia da presença do Espírito. Pastor Mansuêto Vieira ministrou a palavra com o tema: “Liderança Espiritual”.

Iniciou a ministração citando três palavras:  educação, conhecimento e aprendizado. Enfatizou que devemos atentar para essas três palavras. Citou trechos do livro “No Comando” de Myles Munroe, abordando pontos sobre liderança.

“Nada acontece, nada muda, nada se desenvolve, nada melhora, nada é corrigido sem liderança. Todos, em todos os lugares, estão sendo liderados. Sempre estamos sendo liderados, diretamente ou indiretamente, quer estejamos conscientes disso ou não. A liderança é incessantemente exercida sobre nós em várias áreas…” -Myles Munroe.

Em Mateus 15:14 “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco”. Observa-se que um cego pode guiar outro cego. Sobretudo,  não devemos nos sujeitar a lideranças cegas. Não é que você não deve se sujeitar e considerar as lideranças, pelo contrário, a ênfase aqui é não se sujeitar a lideranças cegas.

A Bíblia fala que devemos nos sujeitar às lideranças. Os membros da igreja devem seguir como modelo, o Pastor. É lícito reconhecer as lideranças e se sujeitar. Está escrito que devemos lembrar, ter como referência os nossos guias e imitar a fé deles (Hebreus 13:7).

Essencialmente somos liderados por pessoas que nós escolhemos. Obediência não quer dizer submissão, esta é uma escolha e nós escolhemos nos submeter ou não as lideranças. Submissão é uma consideração a Deus, é ter a atitude de obedecer e submeter-se a Ele. Podemos nos submeter cegamente a Deus, pois não há autoridade maior que a do Pai. Obediência é diferente de submissão, pois uma pessoa pode fazer tudo que um pastor ou um líder orientou, mas em seu coração não ter consideração pela pessoa em liderança.

Sujeitem-se aos líderes, pois eles lideram como quem vela pela sua vida, como quem prestará contas a Deus. Se houver resistência, se não houver submissão, o que eles estão fazendo não lhe será aproveitado, você estará assim impedindo o seu aperfeiçoamento e o seu crescimento.

Quando a palavra mostrar suas fragilidades reconheça-as, coloque-as submissas à palavra de Deus, não seja negligente para com as áreas que precisam ser cuidadas.

“A condição humana – pessoas têm desenvolvido atitudes destrutivas que dominam sua vida, por não ter uma liderança eficiente e competente sobre elas”. Essas atitudes são: medo, raiva, egoísmo, descompromisso, desconfiança, avareza, abuso, violência, guerras, competição, desvalorização da vida. (Trecho do livro de Myles Munroe) – o Pastor Mansuêto acrescentou duas atitudes: falta de auto-reconhecimento e aceitação.  

Um homem e uma mulher são muito necessários na educação das crianças. Elas precisam dessas referências, do contrário terão muitos problemas a enfrentar. E como será essa nova geração sem essas referências? É certo que enfrentarão muitas dificuldades no futuro.

“Precisamos compreender que o estado em que se encontra o mundo hoje, é produto da liderança que tivemos longo da história. A falta de liderança apropriada, eficiente, eficaz, genuína e sensivel espiritualmente em todos os níveis”…  (Myles Munroe).

Nossos líderes são frutos de nós mesmos. Tudo só se reproduz segundo a sua própria espécie. Você não pode produzir algo melhor do que você mesmo, então busque se aperfeiçoar.

Precisamos aprender e aprender com os líderes, as referências que Deus nos deu. Podemos concluir urgentemente que precisamos reconhecer nossa necessidade de aprender de Deus.

Em Romanos 13 está escrito que todo homem deve se sujeitar as autoridades superiores, aquele que faz o bem, terá o louvor da autoridade. Reconheça aqueles que Deus tem levantado sobre sua vida, e cresça para poder influenciar a comunidade que está perecendo.

Há quatro pontos que podemos fazer para desfrutar da liderança de Deus:


1º Dar primazia a Palavra de Deus – Deus ama as primícias, as primeiras coisas;

2º Meditar na Palavra – ruminar, pensar, sussurrar, considerar, falar e lembrar;
3º Praticar a Palavra – Não praticar é enganar-se. Pratiquem para que possam desfrutar;

4º Obedecer a voz do Espírito Santo – Sujeitem-se ao que Ele fala, obedeçam as direções.

Busque primeiro ser liderado por Deus e pela sua palavra e seus propósitos. Reconheça as lideranças que estão acima de você, mas não substitua Deus pelos homens. A solução para os nossos problemas não estão no homem, mas em Deus!

Pastor Mansuêto, finalizou lembrando que temos uma palavra da parte de Deus que vamos crescer em três anos (2018, 2019 e 2020), mas se não nos sujeitarmos à palavra de Deus, se ela não tiver primeiro lugar na nossa vida, não iremos crescer.

No final do culto foi comemorado o aniversário do nosso Pastor Presidente. E, Simone, sua esposa, o honrou, representando todas as ovelhas, reconhecendo o seu pastoreio, seu ensino. Enfatizando que, ele é um homem íntegro, que não negocia os seus valores e que é reto diante do Senhor.

 Texto: Fernanda Pinheiro
Revisão: Gabrielle Girão
Fotos:

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada