X
Menu
X
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Goiânia - GO

CARACTERÍSTICAS DE UMA ALMA PRÓSPERA

CARACTERÍSTICAS DE UMA ALMA PRÓSPERA

Por DANIELE CAVALCANTI

 

Ao estudar sobre prosperidade bíblica nos deparamos com um conteúdo imenso de informações baseadas em uma verdade absoluta: Deus deseja que os seus filhos prosperem! (Gn. 1.26-30 / Ef. 1.3,6,8,10)

Por que digo que Ele deseja que prosperemos? Porque a informação bíblica e clara, que podemos observar em sua Palavra, de Gênesis a Apocalipse, é que Deus já nos criou prósperos e nos recriou prósperos. De fato, Ele não muda. Se Deus desejava que prosperássemos no princípio, Ele continua desejando o mesmo hoje. Então, quando digo que Deus deseja que seus filhos prosperem é porque hoje essa questão depende muito mais de nós do que dEle.

Dentre muitos preceitos, escolhi escrever sobre uma parte da parte que depende de nós: a nossa alma.

Vamos observar o estilo da vida de Gaio:

“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (III João 1.2)

Esse amado é Gaio. Você já percebeu que essa carta é um elogio a ele? Ficamos tão concentrados no princípio revelado no versículo de que somos prósperos nas três dimensões, espírito, alma e corpo, ou que a alma e o espírito humanos são coisas “espirituais”, ou que precisamos de mudança na forma de pensar, etc., que, talvez, uma verdade passe despercebida por nós:

Ao vermos que João fazia votos ou desejava que Gaio prosperasse e tivesse saúde, vemos também uma outra informação poderosa: Quando ele diz; “assim como é prospera a sua alma”, ele diz que a alma de Gaio já era próspera, por isso ele poderia prosperar nas outras áreas! Partindo da informação de que ele já tinha uma alma próspera, vejamos o que João descreveu nessa carta como as suas características.

No versículo 3, João disse que Gaio era uma pessoa que andava na Palavra.

Segundo o dicionário Strong, a palavra grega traduzida por andar aqui é “Peripateo”, que significa: caminhar, fazer o próprio caminho, progredir, fazer bom uso das oportunidades, regular a própria vida, conduzir a si mesmo pela vida. Perceba que ele fazia tudo isso na Palavra. Isso é um comportamento característico de quem já tem uma alma próspera. Primeiro a alma é próspera, depois ela pratica essas coisas.

Perceba também que foram irmãos que contaram a João a respeito dessa característica de Gaio, de andar e praticar a Palavra. Um bom testemunho também é característica de alma próspera.

No versículo 5, vemos que ele foi elogiado por “proceder fielmente naquilo que praticava para com os irmãos”.

As palavras gregas traduzidas nessa frase são: “poieo”, “pistos” e “ergazomai”, que significam: produzir de forma constante, fiel e verdadeira, coisas para o suprimento dos outros; investir, construir solidificando para outros, na vida de outros. Nesse caso, irmãos, percebam que João disse que ele fazia isso mesmo quando eram estrangeiros, aqueles que até mesmo ele não conhecia. Uau! Outra característica de uma alma próspera: suprir a necessidade de outros, mesmo quando são estranhos.

Quando essas características não existem em nossos pensamentos e propósitos, isso se chama ser miserável. Ter e fazer somente para o nosso próprio benefício é ser miserável na alma.

No versículo 6, vemos que ele andava em amor. Isso é característica de alma próspera. Provavelmente esse Gaio a quem João teceu tantos elogios é esse citado nos versículos que você pode conferir (Rm. 16.23 / I Co. 1.14 / At. 19.9 / At. 20.4).

Note que, na saudação final da carta de Paulo aos irmãos Romanos (Rm. 16.21-23), Técio, a pessoa que transcreveu a carta ditada por Paulo, disse que Gaio o estava hospedando assim como a Timóteo, Lúcio, Jasom e Sosípatro, Erasto, Quarto e provavelmente Paulo.

Em I Coríntios 1.14, Paulo disse que batizou Gaio.

Em Atos 19.19, temos a informação que Gaio era companheiro de Paulo, e que não só o acompanhava como também sofreu com ele, em Éfeso, perseguições e perigos. Nesse contexto, vemos também os outros irmãos citados em Romanos 16.

Atos 20.4 nos mostra que Gaio continuava acompanhando Paulo, e inclusive Timóteo estava junto com eles.

“Em III João”, muito tempo já havia passado e ele continuava praticando as mesmas ações! Gaio era um cooperador fiel de outros ministérios. Ele era bondoso, ele hospedava os irmãos, ele trabalhava para investir o dinheiro no ministério de outros, ele foi fiel nisso a vida dele toda. No fim, recebeu uma carta de elogio registrada na Bíblia! Não por ser riquíssimo, por ter realizado “grandes milagres”, por ser um pregador eloquente, um profeta maior, grande apóstolo fundamental, mas foi citado por ter exercido o ministério de socorros com fidelidade e constância. A Palavra de Deus o chamou de alguém com uma alma próspera, porque ele fazia o bem sem olhar a quem. O contrário de todas essas atitudes citadas é exatamente característica de uma alma miserável.

E aí, sua alma é próspera ou miserável?

Postagens Relacionadas

CULTO CELEBRAÇÃO “A Prosperidade Divina” – Alzenora Nery – 23/09/2018 A Vontade de Deus é Curar! – Pr. Sérgio Neiva RELACIONAMENTO COM DEUS – Pr. Bruno Alcântara Como você ouve a Palavra de Deus? – Pr. Andrey Carvalho

Um comentário em “CARACTERÍSTICAS DE UMA ALMA PRÓSPERA

Mary Costa comentou:

muito bom!!!!

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *