X
Menu
X
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Petrolina - PE

Criação de filhos.

poliana_mensagensO plano que Deus criou desde a fundação, no qual estabeleceu como protagonista desta história a Família, permanece sendo a maior obra prima do Criador, pois ela é e sempre será a instituição potencializada por Deus para gerar as condições de um mundo melhor: “Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Gn 1:28). Desta forma, quando Deus uniu Adão a Eva, pessoas diferentes para constituir uma família, Ele também estabeleceu o ambiente ideal para a edificação da mesma, e talvez você, assim como eu, automaticamente visualizou apenas o Jardim como o ambiente ideal, quando na verdade a família é o verdadeiro jardim e a Presença de Deus é o Éden, ou seja o ambiente perfeito, as premissas para um verdadeiro Lar, pois “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; (Salmo 127:1).

Sabemos que o lar é o berço de princípios, costumes, hábitos, caráter e crenças que quando baseadas no contexto cristão podem ecoar positivamente na sociedade, pois podemos assegurar que como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo.

Nesta perspectiva, é fundamental compreender que para tal edificação, aprouve à Deus atribuir responsabilidades (direitos e deveres) a todos os seus componentes, desde o homem à mulher e filhos, considerando imprescindível o papel de cada um para o sucesso do lar. Não obstante, a incumbência mor é direcionada para os pais e quando os tais não correspondem a esse prisma acabam por se prostrar aos rudimentos deste mundo e sem perceber conduzem suas famílias à falência: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Rom. 12:2.

Muitas vezes, quando os pais abandonam a tarefa de educar os seus filhos nos caminhos do Senhor, eles são surpreendidos negociando suas responsabilidades com a igreja e/ou escola. Mas isso é um erro que pode ser fatal ou no mínimo decepcionante, pois embora a Igreja forneça amplo suporte às famílias, ela não pode assumir a responsabilidade primordial pela criação espiritual de nossos filhos, e nem mesmo as escolas cristãs, ainda que com todo os seus aparatos.

Segundo a bíblia os filhos devem ser instruídos a obedecer e honrar os seus pais e os pais são orientados a amar seus filhos e criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor. Porém, se você ainda não é pai, sugiro que nunca julgue a aparente “incompetência” de alguns na educação dos seus filhos, pois saiba a priori que educar filhos nos caminhos de Deus não é uma tarefa fácil, mas é possível mediante o amor, esforço e perseverança.

Segundo Augusto Cury, médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro na área de psicologia “Uma das coisas mais importantes na educação é levar um filho a admirar seu educador. Um pai pode ser um trabalhador braçal, mas, se encantar seu filho, será grande dentro dele. Um pai pode ser grande no meio empresarial, ter milhares de funcionários, mas, se não encantar seu filho, será pequeno em sua alma”.

A primeira escola de uma criança é o lar. Este é o lugar onde as crianças aprendem habilidades básicas como falar, andar e até chorar. Crianças aprendem essas habilidades observando os outros. Se uma criança vê os pais fazendo algo, ela sente e confia que também pode fazê-lo. Quando você está presente na vida de seu filho, você ajuda a moldá-lo na pessoa que você sabe que ele pode se tornar, afinal bons pais dão presentes, pais brilhantes dão sua própria vida! “ Devemos ensinar nossos filhos no caminho que devem seguir e quando fizermos isso, veremos que eles não se desviarão dos caminhos de Deus em seus últimos anos” Pv 6:22.

Portanto, apesar de reconhecer a riqueza de várias técnicas e instruções que podem me ajudar na educação dos meus filhos, acredito que o ato mais heroico de um pai é ganhar a confiança de seu filho, é construir sua autoestima mesmo diante dos atropelos da vida; pois educar é semear com sabedoria e colher com paciência, é garimpar minunciosamente os corações até sermos coroados por eles: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles” Sl 127:3-5.

 

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>