X
Menu
X
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Petrolina - PE

O que esperar de 2016?

pr_edilsonQuando o ano vai acabando, é normal vermos as pessoas fazendo planos, promessas, e um clima de expectativas (e para alguns, de ansiedade) é gerado. Geralmente essa é também uma época de avaliação, onde atentamos para nossos êxitos, tentamos mensurar nossos sucessos e refletir sobre nossas falhas. Alguns falam que o réveillon é apenas mais um dia como qualquer outro. Outros dizem que é uma forma de iludir pessoas com uma nova esperança. Não podemos esquecer, porém, que foi Deus quem estabeleceu dia e noite, verão e inverno, e todos os ciclos e estações que vivemos na terra.

Em Gênesis 1.14, Deus disse:

“Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações…”.

Por que Deus estava interessado em marcar estações para nós? Ele não criou apenas o espaço e a matéria, mas o TEMPO. O salmista diz: “Ele fez a lua para marcar estações.” (Sl 104.9). Estações na nossa vida devem ser marcadas porque cada estação representa necessidades, desafios e recompensas específicas! O profeta Jeremias declarou:

“…até a cegonha no céu conhece as estações que lhe estão determinadas, e a pomba, a andorinha e o tordo observam a época de sua migração. Mas o meu povo não conhece as exigências do Senhor.” (Jeremias 8.7 – Nova Versão Internacional)

Você consegue reconhecer a estação que Deus está planejando para você? Sabe quais as exigências para essa nova estação? Muitos tentam, inutilmente, forçar novas fases nas suas vidas, e começar novas estações na própria força, mas é Ele (Deus) quem “muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece” (Dn 2.21). A preparação para uma nova fase nunca é feita quando ela chega, mas sempre ANTES. Não podemos entrar no verão com as roupas de inverno, pois estaríamos numa posição incômoda. Cada estação requer um equipamento específico para atravessá-la. Você está equipado para 2016?

O livro das Crônicas mostra que Davi levantou, dentre os seus guerreiros, homens que “conheciam as estações (épocas), para saberem o que fazer em cada uma delas” (1Cr 12.32). Isso mostra que cada estação exige trabalhos específicos a serem realizados. Eclesiastes 3.1 ensina que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. Estações são portas que se abrem para a realização de propósitos divinos. São grandes oportunidades, que jamais se repetirão.

Que portas se abrirão para você em 2016? Paulo reconheceu uma porta aberta em Éfeso. Ele disse: “Ficarei em Éfeso (…) porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários” (1Co 16.6-7). Veja que as estações também marcam posições em nossas vidas, e até lugares físicos a ficar ou ir. Observe também que o fato de Deus abrir uma porta não é sinal de que não se levantarão adversários… Que inimigos você precisa vencer em 2016? Desânimo? Preguiça? Inconstância? Eu digo a você: Dispõe-te, porque 2016 é um ano do sobrenatural e de grandes oportunidades!

Sempre que Deus chamava alguém a uma nova estação, Ele ordenava que a pessoa se levantasse por dentro, se preparasse, se motivasse. É isso que “Dispõe-te” quer dizer…

Para Josué: “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, e passa esse Jordão, tu e todo esse povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Josué 1.2 (Revista e Atualizada)

Para Baraque: “Dispõe-te, porque esse é o dia em que o Senhor entregou Sísera nas tuas mãos; porventura o Senhor não saiu adiante de ti?” Juízes 4.14 (RA).

Para Elias: “Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, onde ordenei a uma mulher viúva que te sustente.” 1Rs 17.8.

E você? Está disposto? Quais suas expectativas para 2016? Quais seus desejos e esperanças? Não pense pequeno, não pense em pouco, não pense em crise. Grandes coisas estão para acontecer, mas grandes mudanças serão necessárias. Você pode estar se perguntando, o que Deus pensa para mim em 2016? Aqui está a resposta:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Jeremias 29.11

Amós 9.13-15 (A Mensagem) traz a Palavra que arde em meu coração para o novo ano:

“E é verdade, agora não vai demorar muito”. É o decreto do Eterno.
“As coisas vão acontecer tão depressa que sua cabeça vai girar. Uma coisa depois da outra: vocês não vão conseguir acompanhar a rapidez. Tudo vai acontecer de uma vez só, e para qualquer lado que vocês olharem verão bênçãos! Bênçãos como vinho jorrando dos montes e colinas”.

Que venha 2016!

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *