X
Menu
X
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Petrolina - PE

Ministério de Música

Banner_louvor

 

PROPÓSITO

O propósito primário de todo ministério de louvor é dar glória ao nosso Senhor, criador de todas as coisas. Ele é digno de toda nossa adoração. Na igreja, o Ministério de Música tem a responsabilidade de criar uma atmosfera na qual o povo seja guiado pelo Espírito a um encontro com a glória de Deus.

Agindo em unidade, o grupo de música não somente conduz a adoração, mas também reforça a mensagem pregada e a visão da igreja, além de promover um ambiente propício à manifestação do Espírito Santo e dos frutos do espírito em cada participante. Essa tarefa não pode ser feita de forma leviana, nem com mediocridade. Queremos trazer ao Senhor o nosso melhor, e chamamos isso de excelência.

No contexto do ministério de música, excelência inclui dispor os talentos e habilidades que Deus nos deu, dedicar tempo aos ensaios, treinar e aprender continuamente em casa, e cumprir escalas com um coração genuíno em glorificar ao Senhor.

 

POR QUE SE ENVOLVER NESSE MINISTÉRIO?

Algumas pessoas se envolvem no grupo de música porque têm habilidades musicais. É como se fosse um lugar óbvio para entrar. Outras entram simplesmente porque têm o desejo de servir em alguma coisa na igreja. Cremos, porém, que a base para o envolvimento nesse ministério deve ser uma percepção do chamado divino.

Você acredita que Deus, nesta estação da sua vida, chamou você para conduzir outros à adoração? Depois de respondida essa pergunta, aí sim os talentos naturais, as habilidades aprendidas, sua dedicação e sua vida espiritual serão avaliadas para definir seu papel no ministério de música.

 

DESCOBRINDO SEU CHAMADO: VOCÊ É CHAMADO PARA O MINISTÉRIO DE MÚSICA?

Esse é um dos ministérios mais vitais para a igreja local, e deve ser visto como um ofício sagrado. Descobrir o seu chamado começa com um desejo de ser usado por Deus para impactar a igreja e aqueles ao seu redor. Existem quatro “vozes” que podem te ajudar nesse descobrimento:

1. A voz do Espírito: Essa é a voz mais importante, e a principal forma de sermos guiados em nossa vida. Buscando intimidade com o Senhor em oração e leitura da Palavra, o Espírito Santo vai falar detalhes do seu chamado e de como realiza-lo. “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Romanos 8.14

2. A voz da razão: Não costumamos seguir unicamente a voz da razão em nossas decisões. Mas um raciocínio renovado pela Palavra pode nos ajudar e nos orientar em muitas situações. Observe se sua razão diz que você tem as aptidões para esse ministério. Se não tem, pergunte a você mesmo: “eu tenho a disposição e tempo suficientes para desenvolver essas aptidões?”.

3. A voz das pessoas: Se você está perto de pessoas que querem seu melhor, e que também possuem maturidade espiritual, elas vão te ajudar a perceber seu chamado. Ouça essas pessoas. “Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11.14). “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Pv 12.15).

4. A voz da oportunidade: Esteja atento às portas que o Senhor abre para você. Elas podem aparecer através de um convite de um líder, ou de uma circunstância especial. Paulo diz em 1Co 16.9: …”porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários.” Uma oportunidade também vêm com desafios, mas lembre-se: onde há visão, há provisão! Cl 4.3

 

COMO EU ENTRO NO MINISTÉRIO DE MÚSICA?

Se você está lendo até aqui, isto demonstra de sua parte um interesse e um passo importante para fazer parte de nossa equipe. A leitura do Manual do Ministério de Música, a participação no Descobrindo Talentos, a Entrevista Pastoral e o Período de Adaptação são etapas importantes nesse processo. Aqueles que desejam fazer parte da equipe técnica (operador de som, operador de iluminação e mídia) também precisarão participar de treinamentos que serão oferecidos periodicamente pela igreja.

Obs.: O fato de termos uma sequência rotineira para a entrada no ministério não exclui a direção específica da liderança em casos especiais.

1. Manual do Ministério de Música

Este livro apresenta as qualificações que você deve examinar em si mesmo, dá uma noção básica do que entendemos sobre adoração, e mostra os procedimentos que seguimos para buscar a excelência e ordem ao servir e adorar ao Senhor. Você vai conhecer como funciona o ministério no dia a dia, além da postura que um ministro de música deve ter. Também vai indicar boas leituras para um fundamento bíblico sobre adoração. Procure a Central de Informações para solicitar um Manual do Ministério de Música.

2. Descobrindo Talentos

É a porta de entrada para o ministério de música. Realizado periodicamente na igreja, temos uma palavra sobre o ministério, uma audição individual e um momento de confraternização com os presentes. Esse é um momento de avaliar as habilidades técnicas de cada candidato. Nem sempre é necessário um grande talento para a aprovação. Desejo de aprender, bem como outras qualidades, também são avaliadas (algumas modalidades de aulas são oferecidas pela igreja).

3. Entrevista Pastoral

Acontece com aqueles que forem aprovados no Descobrindo Talentos. A entrevista vai girar em torno do seu chamado, experiência musical, vida pessoal e maturidade espiritual. As qualificações para o ministério de música e as responsabilidades serão esclarecidas, e outros pontos podem ser levantados conforme a necessidade. É um momento para nos conhecermos melhor, e passarmos a visão da igreja e do ministério de música.

Juntamente com a direção do Espírito Santo, a Entrevista Pastoral e os dados do Descobrindo Talentos, iremos avaliar como você pode se encaixar no ministério de música da Igreja Verbo da Vida.

4. Período de Adaptação

Uma vez completados os passos acima, você é terá sua participação inicial, conhecida como Período de Adaptação (no caso dos técnicos, essa fase envolve o também o Treinamento Prático). Durante esse tempo (que pode durar semanas ou meses), os músicos e cantores irão frequentar os ensaios semanais e demais atividades extraordinárias, mas não entrarão na escala nos cultos. É um período para você perceber como são conduzidos os ensaios, perceber quanto de tempo e dedicação são necessários, e conhecer melhor outros membros do ministério de música. Ao mesmo tempo, nós vamos avaliar seus talentos, vida espiritual e compromisso em servir ao Senhor no ministério. É necessário ter concluído o Discipulado (ser membro da igreja) para encerrar o Período de Adaptação.

Depois deste período, você é parte efetiva da equipe do ministério de música! As escalas serão disponibilizadas periodicamente, bem como nosso calendário de atividades.

Um comentário em “Ministério de Música

Roberth comentou:

Muito bom! Gostei muito dessa excelência de zelo. Gostaria de mais materiais sobre a equipe de música. Sou do Verbo da vida Zona Oeste – Recife. Sou líder da equipe de Musica

Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>