X
Menu
X
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Boa Viagem - Recife/PE

Trabalho, dízimos e ofertas

TRABALHO, DÍZIMOS E OFERTAS.

 

Deus sempre deixa disponível um caminho melhor e mais excelente para todas as áreas da nossa vida. Segundo as Escrituras a maneira estabelecida por Deus para alcançarmos os bens ou recursos que precisamos é o trabalho. Com trabalho vem a prosperidade e a abundância de tudo quanto tempos.

Após a abundância de bens devemos ter o “cuidado de nunca nos esquecermos do Senhor nosso Deus pois ele é quem nos dá forças para adquirirmos tais riquezas” (Deuteronômio 8.5-19). O dízimo é apenas um dos elementos que faz parte do sistema divino para o nosso próprio bem. Além de sustentar as pessoas que Deus chama e estabelece no ministério e promover o avanço dos planos de Deus nesta terra, o dízimo também protege da avareza e da sórdida ganância ao seu doador.

Dar o dízimo, como oferta a Deus, é fazer manutenção da lembrança de que Deus me deu forças e inteligência para conquistar tudo que eu tenho.

 

Dízimos

Honra, 

Fidelidade 

Gratidão a Deus.

Particularidades sobre o Dízimo, Nós não o pagamos, nós entregamos ou devolvemos a Deus, não é uma imposição, mas um ato de honra a Deus e sua palavra. Ato de honra, fidelidade e gratidão. Tanto dízimos como ofertas são atos de honramos a Deus. O dízimo é a devolução daquilo que ele meu deu como um todo.

Gênesis 14.18

“Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.”

O dízimo  é  um  momento  de  celebração,  nós  fomos  redimidos,  da  miséria,  da  pobreza  e  da avareza.

  • O que estamos Comunicando quando Dizimamos?

Honra, fidelidade e gratidão.

Jesus reconheceu a prática dos dizimos 

Mateus 23.23

“Ai  de  vós,  escribas  e  fariseus,  hipócritas!  porque  dais  o  dízimo  da  hortelã,  do  endro  e  do cominho,  e  tendes  omitido  o  que  há  de  mais  importante  na  lei,  a  saber,  a  justiça,  a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”

 Jesus,  reconheceu  a  importância  do  dízimo,  citando  as  obras  dos  fariseus,  que  omitindo  certas práticas e fazendo outras. Considerando que a pratica do dízimo, também substituiria, outras práticas, ou a omissão . Observemos que Jesus estava falando aos judeus. Portando o dízimo, não foi abolido.

Provérbios 3.9

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; Pr 3:10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares. Confiança, reconhecimento e honra, transmitem o cárater do dízimo e da oferta.”

 

Ofertas

Ofertas (Dádiva, Generosidade) Expressão de amor,

Princípios contidos na oferta

Intenção do coração é o que nos move a ofertar.

Gênesis 4.3

“Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.”

Gênesis 4.4

“Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,”

Gênesis 4.5

“mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.”

Gênesis 4.6

“Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?”

 

Deus ama a quem dá com Alegria

2 Coríntios 9.7

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.”

 

A lei  da  semeadura  é  espiritual  ,  assim  quando  plantamos  algo,  vai  crescer, brotar  e  dar frutos.

Gênesis 8.22 

“Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.”

Cada semente tem algo peculiar, cada fruto tem o seu tempo e estação. Um agricultor deve ter sempre expectativa na sua colheita, só colherem os aquilo que plantamos. A oferta tem que ser dada de forma espontânea.

Êxodo 25.20-21

“Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. e  todos que estavam dispostos, cujo coração generosamente os motivou a doar, trouxeram uma oferta ao SENHOR, para  a  obra  da  Tenda  do  Encontro,  para  todos  os  seus  serviços,  bem  como  para  as vestimentas sagradas.”

A qualidade da nossa colheita, está ligada a qualidade da nossa semente. A semente só vem para quem  semeia, além  de  suprir  e  aumentar.  O princípio  para  que  prosperemos,  é sermos generosos.

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *