X
Menu
X
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Recife - Zona Norte

FIRMES NA VERDADE | Thiago Garcia e Antônio da Hora | 06 e 07/02/2018

Na noite desta terça-feira, 06/02, demos início ao evento Firmes na Verdade e esteve ministrando Thiago Garcia, membro da diretoria do Ministério Verbo da Vida e Antônio da Hora, da igreja Verbo da Vida em Pinheiro, São Paulo.

Acompanhe o resumo das ministrações e sejam abençoados:

THIAGO GARCIA:

Graça e paz nos são multiplicadas quando nos expomos à palavra
Devemos nos apegar com mais firmeza às verdades que nós ouvimos
A Palavra é o nosso Porto Seguro! Nada pode nos abalar! Mas somos nós que devemos lançar as cordas e nos APEGAR à Palavra!
Mais importante que os lugares são os ambientes! Ambientes podem te fazer avançar, te fazer crescer!
Abraão e Ló. Ló decidiu escolher um lugar bonito naturalmente. Abraão nem escolheu, porque ele sabia que onde chegasse o ambiente mudaria e que floresceria!
Como você reage às palavras que Deus lança na sua vida? Depende da forma de onde escolhemos estar, que nível de atenção damos aos comandos do Pai…
Devemos sim ter muitas expectativas, mas DEUS TAMBÉM EXPECTATIVAS A NOSSO RESPEITO! Que nível de atenção você está dando a essas expectativas?

Ekklesia – chamados pra fora. Ek: saída, separação / kaleo: convite, chamar em voz alta, chamar pelo nome. Assembleia que é separada de um todo. Um convite a saída de um grupo maior de pessoas.
É citada 108 vezes no novo testamento. Traduzida como igreja (na maior parte das vezes), outras: congregação, assembleia e comunidade.
Igreja – Instituição estabelecida POR DEUS aqui na terra. É sobrenatural, por isso que não consegue ser destruída!
A igreja começou no dia de Pentecostes. Na dispensação da GRAÇA.

Princípio da primeira menção: primeira vez que foi usada – Mateus 16:13-19

Alguns duetos interessantes:
PEDRO – pedra pequena
PEDRA – pedra grande, revelação
Jesus falou: “minha igreja”: a igreja tem um dono, que é Jesus! Então não mexa não! É algo que não nos pertence! Lidamos com algo de outra pessoa, então temos que ter cuidado! Porque é algo MUITO VALIOSO pra Jesus! Como você se comporta com relação a igreja? Qual o grau de seriedade?
Nenhum plano do diabo contra a igreja prevalecerá! Temos autoridade!
PORTAS x CHAVES
CÉU x INFERNO – hades (região dos mortos). O inferno tinha dois compartimentos: Tormento e consolo (seio de Abraão). O diabo não tem domínio do inferno! O Hades é simplesmente a região dos mortos, o diabo não tocava. Jesus não ficaria na morte, ressuscitou e LEVOU CONSIGO OS CATIVOS! A igreja não precisaria mais passar por essa experiência de ficar longe de Deus! Não precisaremos ir pra lá, Jesus já garantiu a passagem direta pro céu! As portas do inferno não prevalecerão…
Somos um grupo de pessoa que não teriam mais a limitação da morte pra fazer o que deveriam fazer! Não tememos a morte! Somos livres!
Ainda mais! Temos a chave da porta do CÉU!
Cesáreia de Filipe- região sob o domínio de César. Ekklesia já era falada em Roma e na Grécia. Quando as batalhas eram vendidas, eram mandados cidadãos que formariam uma
Ekklesia- território romano que estabeleceria autoridade naquele lugar. E um grupo de pessoas estabeleceriam a cultura do império naquele lugar. Isso mantinha a expansão do império grego e os romanos copiaram essa ideia. Colonização grega chegou até na África, Ásia… ou seja, o domínio se espalhou rápido.
Mesma coisa a igreja- sistema familiar diferente, cultura diferente, política diferente, Sistema de pensamento diferente, tem domínio naquele lugar estabelecido, cidadãos distintos que tempo dever de implantar e manter a CULTURA DO REINO! Temos a chave do CÉU! Podemos mudar todas as regras pré-existentes! Temos autoridade, o que dissermos na terra será ligado nos céus! Falamos e implantamos a cultura dos céus!

Igreja – propagação dos valores, importância social, cultural… a igreja não é pra te favorecer!!! É um ambiente que nos juntamos e mudamos tudo a nossa volta! O que você está fazendo pelo império que estabeleceu a ekklesia aqui na terra? Só tá se inchando de Bênçãos? SOMOS EMBAIXADORES! Nem daqui somos!!!! Somos peregrinos! Trabalhe pela causa de Cristo! A igreja não é pra ser confortável, foi pensada pra você comunicar valores eternos pra outras pessoas! Pensada para trazer intranquilidade pra outras pessoas e fazê-las mudar! Desacomodar outras pessoas! Fazer a diferença!!!!

 1Timóteo‬ ‭3:14-15‬ ‭
Coluna – algo que sustenta! Sem coluna não há sustentação!
Baluarte- alicerce, fundamento, sustentáculo
A igreja está sustentando a VERDADE! Hoje no mundo cada um faz uma verdade própria, mas Jesus é o caminho, A VERDADE é a vida! Só existe UMA VERDADE! Se o mundo não está reconhecendo a verdade, a igreja está falhando no seu papel! O medo do mundo nos deixou isolados dele, mas fomos criados justamente pra implantar a cultura do Reino no mundo! Devemos não sair do mundo, mas tirar o mundo de dentro de igreja e fazer a diferença!

ANTÔNIO DA HORA

Salmos 68:6 – o solitário habita em família. A Igreja é a família de Deus
Deus preparou coisas que só serão liberadas dentro do contexto de igreja local, plantados na casa do Senhor florescerão

‭‭Efésios‬ ‭2:19-22‬ ‭

Um dos aspectos é o ambiente familiar, construímos relacionamentos saudáveis segundo o padrão divino. Conexões divinas são estabelecidas nesse ambiente! Pareceria para oração, para meditação na Palavra, para Propósitos divinos lá fora, associações apresentadas por Deus, PONTE para nos levar a próxima fase!
Barnabé (filho da exortação) introduz Saulo, depois chamado de Paulo, ao contexto de igreja local, alguém que acredita nas pessoas! Levantado para promover a outros! Nesse ambiente promovemos uns aos outros, seremos degraus para pessoas atingirem lugares altos em Deus!
Provérbios 17:27
‭‭As pessoas aprendem umas com as outras! Pessoas que podem nos acrescentar com sua experiência na Palavra! Se fez com ele, fará comigo também! A palavra funciona!
Ambiente de PROMOÇÕES DIVINAS

A familiaridade pode se tornar inimiga da unção
“E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa. E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.”
‭‭Mateus‬ ‭13:54-58‬ ‭
Um lugar que as pessoas tinham familiaridade com Jesus, Ele não pode operar porque trataram como comum! Viram a parte natural e questionaram a sua divindade
Se não olharmos para as pessoas segundo os olhos de Deus, não receberemos o que opera de divino na vida dela.
Existe um botão que aciona o poder, chamado HONRA! Se no ambiente local houver honra, a unção que está no outro tocará a minha vida e vice versa! SE CONSIDERARMOS MUTUALMENTE!
Paulo disse pra Timóteo: TORNA-TE PADRÃO PARA OS FIÉIS! E pra isso precisava de um ferro afiando ele, que era Paulo o ensinando no caminho. Todos nós estamos no processo, na jornada da fé, que é uma constante aprendizagem!

NINGUÉM ATINGE O PROPÓSITO EM DEUS SOZINHO! O solitário só busca seus próprios interesses. Mas temos um interesse comum: fazer a vontade de Deus aqui na Terra!
A igreja é o lugar de “uns aos outros”.
‭‭2Coríntios‬ ‭5:16‬ ‭
Devemos olhar um ao outro segundo a perspectiva divina! Conseguir extrair das pessoas seu melhor! Não destacando os defeitos, mas destacando as qualidades! Não enfatizando as deficiências e limitações, mas entendendo quem a pessoa pode se tornar em Deus! Somos participantes do processo de crescimento da vida uns dos outros.
‭‭Filipenses‬ ‭2:3-4‬ ‭
Sempre considere o outro superior a você mesmo! Quando o outro for honrei, não teremos inveja, mas iremos celebrar o crescimento do outro! Somos corpo coletivamente! Se a mão é honrada, o corpo também é! Somos um! Não tem diferença se um cresce, todos crescem juntos!

Nesse ambiente somos cobertos pela graça, pelo favor, pelas internações e milagres de Deus!

Jesus não julgava situações pelos sentidos, mas a percepção pelo Espírito era sempre aguçada! Um ambiente de sensibilidade espiritual identificará necessidades dentro da igreja e seremos resposta de Deus para alguém!

O Deus que enviou Samuel para Davi foi o mesmo que enviou Natã! Um ungiu, levantou o ministério de Davi, mas o outro corrigiu quando Davi estava sendo repreensível! Esteja aberto a também ouvir repreensões se forem necessárias! Confrontar uma área de debilidade está a sua cura! Não fuja e fique com raiva! É pro seu bem, é pra sarar! Nata- interrompeu um processo de morte! E tem que ter coragem pra ser um natã!
Quem te ama de verdade vai falar a verdade pra você, mesmo que doa!
Existe o fenômeno do efeito colateral- “vou sair da igreja…” espera e considera aquela palavra, porque vai sarar aquela área!
A palavra bem como remédio ou como vacina! Viva de forma irrepreensível pra não precisar de tratamento, só de vacina! Mas existem áreas que precisam de intervenção mesmo! Mas com isso avançaremos para área de maturidade, que cresçamos naquele que é o cabeça- Cristo!

Deus vai enviar pessoas para “tratar pessoas”

‭‭Efésios‬ ‭4:11-16‬ ‭

A convivência nos ajuda a crescermos a cada dia! Portamos algo de Deus que não é nosso, mas que é para alguém! UAUUU!! Homens e mulheres que serão resposta de oração! Deus diz: o povo clamou e eu ouvi, por isso estou enviando você! Deus quer nos usar para “startar“ processos divinos nas vidas, para destravar chamados divinos na vida de pessoas! Tem gente esperando você tirar as escamas dos olhos deles, para explicar pra eles o que não estão entendendo! Você vai compartilhar coisas que vão abrir os olhos espirituais de pessoas! Atenda às instruções Divinas e coopere com o crescimento do próximo!
EU ESTOU PORTANDO ALGO DIVINO PARA ALGUÉM!
A quem dá, se lhe acrescenta mais! Não espere que alguém venha e traga algo pra você! DÊ VOCÊ!
‭‭Hebreus‬ ‭10:24-25‬ ‭
Consideração tem atos correspondentes, uma das expressões é congregar! Vir a igreja é considerar a visão, honrar!
‭‭1Tessalonicenses‬ ‭4:18‬ ‭
Na igreja local, existe consolo. Mas é DE UNS PARA COM OUTROS! Podemos ser o socorro do Espírito de Cristo na vida de alguém!!
‭‭1 Tessalonicenses‬ ‭5:11‬ ‭| ‭‭2Coríntios‬ ‭7:5-6‬ ‭
Tito foi a manifestação do consolo divino na vida de Paulo! Você está pronto pra ser também, na vida de alguém?? DEUS ESTÁ ENVIANDO “TITOS”, que vão ser enviados para evitar morte e pra consolar! Não permitir nem que pessoas tirem suas próprias vidas!
Tua ida vai promover livramento na vida de pessoas!
VOCÊ É A INTERVENÇÃO DIVINA DE DEUS NESSE TEMPO! VOCÊ É PEÇA FUNDAMENTAL PRO QUE DEUS QUER FAZER! NÃO SE EXCLUA DISSO! DESCUBRA QUAL A SUA JUSTA COOPERAÇÃO, PARA NÃO DEIXAR NADA PASSAR! SOMOS ALÍVIO E NÃO PESO! LEVE AS CARGAS UNS DOS OUTROS, PROMOVENDO ALÍVIO!

Expectativa não aponta pra passado, você não foi chamado pra viver de retrospectiva, mas de expectativa em expectativa! AVANÇA PRO QUE ESTÁ ADIANTE DE VOCÊ! VOCÊ TEM UM DEUS TODO PODEROSO E UMA FAMÍLIA ENORME, NÃO DESISTA!

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *