X
Menu
X
Igreja Evangélica Verbo da Vida
Recife - Zona Norte

LIVRE-SE: Livrando-se da Glutonaria | Edgley Lacerda | 14/03/2019

Nesta quinta (14), iniciando a série de ministrações intitulada: LIVRE-SE, Edgley Lacerda ministrou o tema “Livrando-se da glutonaria” e incentivou a igreja a se posicionar e abandonar hábitos nocivos à saúde, para se provar da liberdade que o domínio próprio proporciona.

“Existem hábitos que estão ligados à antiga natureza e precisam ser mudados e substituídos por outros, inspirados pelo Espírito.”

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
Gálatas 5.19,21

Tudo que se faz na carne e não exige fé, é pecado, inclusive, comer em excesso. Existem hábitos que estão ligados à antiga natureza e precisam ser mudados e substituídos por outros, inspirados pelo Espírito. Glutonaria não é fraqueza, é pecado. Viver no Espírito engloba todas as áreas de nossa vida. Ela está no que fazemos e comemos.

Deus não é responsável por administrar nosso tempo. Cabe a nós, nos organizar para deixar tempo para cuidar de nosso corpo e nossa saúde. Isso exige fé e esforço de cada um de nós, pois os hábitos da vida moderna, apoiados à tecnologia, inspiram um estilo de vida sedentário.

“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”
Romanos 13.14

Quando nos revestimos de Cristo, conseguimos dominar os desejos de nossa carne. Precisamos ter disciplina para criar hábitos que sejam coerentes com a nova vida em Cristo.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
1 Co 6.19

Antes, Deus ditava como deveria ser o Seu santuário, mas hoje, apesar de não existirem regras pré-determinadas de como cuidar de nós corpo, o Espírito Santo dá as dicas do que devemos comer. A responsabilidade de cuidar do santuário de Deus é nossa.

Podemos tornar as características de Deus conhecidas através de nosso corpo e glorificá-Lo. Corte da sua vida qualquer hábito que está te dominando, alimente-se bem, tenha uma rotina de exercícios diários, viva a liberdade de uma vida dominada pelo Espírito de Deus.

“E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”
Romanos 8.11

Onde o Espírito é Senhor, os seus desejos são santos. Modifique hábitos e comece a fazer o que Ele tem te inspirado.

Tenha a mente focada no hábito novo e não no velho hábito, pois muitas vezes, as pessoas começam uma dieta já pensando no dia em que poderão comer sua sobremesa preferida, ou seja, mudam os hábitos temporariamente com a mente voltar ao antigo hábito. Isso não deve ser assim. Foque durante a dieta, não na sobremesa que ficou para trás e sim no novo hábito de uma vida saudável.

“E os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Romanos 8.8-9

Texto por: Janielle Medeiros

Compartilhe
Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *