A Verbo da Vida Aracaju sediou em 2023 mais uma Conferência de Líderes e Ministros da Bahia, Sergipe, Argentina e Uruguai. A programação aconteceu de 9 a 11 de novembro, na Verbo Aracaju, e já faz parte do calendário anual da supervisão ministerial dos dois estados brasileiros e dos dois países da América do Sul, que tem na liderança o apóstolo Darren Wray e sua esposa Edma Wray. A conferência é um marco na edificação espiritual dos líderes e ministros desses locais, como também uma oportunidade de promover comunhão e alinhar a visão do ministério.
“Essa conferencia específica é a única vez no ano que todo mundo se junta para estar no mesmo lugar, recebendo a mesma palavra, tendo comunhão uns com os outros, recebendo relatos a respeito das obras de cada um, e isso traz incentivo, alegria, informação, e o elemento espiritual, que é o mais importante. A gente é alimentado, recebemos ministros realmente preparados, pessoas com bagagem, com muitas experiencias com Deus para acrescentar em nossa vida. Pra mim é uma das melhores conferências do ano, eu fico com muita expectativa desse momento, porque eu sei do que faz em mim e o que tem feito e está fazendo na vida de nossos líderes e ministros”, disse o apóstolo Darren.
Os conferencistas foram o pastor e médico com especialização em Neurociência e Comportamento, Jonatas Leonio, o pastor presidente da Faith Fellowship, nos Estados Unidos, Gary Hoffman, a supervisora das unidades do Rhema em Sergipe, Bahia, Uruguai e Argentina, e presidente da ONG Fazer o Bem, Edma Wray, o pastor presidente da Verbo da Vida Aracaju e anfitrião do evento, apóstolo Darren Wray, o supervisor do Ministério Verbo da Vida em Recife e Região Metropolitana e pastor presidente da Verbo Zona Norte, em Recife, Humberto Albuquerque, e o pastor da Verbo da Vida em Lauro de Freitas, na Bahia, e professor do Rhema, Pedro Gidi.
“A saúde emocional do ministro”, “Barreiras ministeriais”, “Como posso te ajudar?”, “Igreja não se faz no singular”, “Manhã de benefícios” e “Não se engane” foram os temas das ministrações, que promoveram durante todo o encontro um ambiente profético de cura, encorajamento e renovação. Um dos conferencistas, pastor Jonatas Leonio, destacou a importância de tratar de forma correta as emoções dos líderes e ministros, a fim de que se tenha uma igreja saudável no corpo, na alma e no espírito. “A igreja precisa de uma maturidade espiritual, mas as emoções foram negligenciadas durante muito tempo, e a gente precisa redimir, resgatar essa área para Cristo. E isso é tão importante, que quando a gente olha pros fracassos espirituais, a grande maioria estão relacionados à imaturidade emocional. Fracasso de casamento, fracasso ministerial, grandes homens e mulheres de Deus que por vezes abandonam o ministério, fracassaram por conta de crises emocionais. E, pra mim, a maior da importância de cuidar disso é a nossa missão como igreja, de preparar o caminho para a vinda do Senhor, e a nossa parte na preparação do caminho é a maturidade da igreja. Cristo vem quando a igreja estiver adornada, quando a noiva estiver pronta”, explicou.
Recorde de Público
Esta edição teve recorde de público, com a participação de mais de 600 pessoas de 27 igrejas, congregação e pontos de pregação da Verbo da Vida, além de igrejas parceiras de 7 denominações diferentes. Pastor Raimundo Nascimento, presidente da Verbo da Vida Salvador, na Bahia, foi um dos presentes. Com ele, vieram muitas pessoas de todo o estado. “Este é um momento especial para nós, porque estamos na Bahia e os desafios são diversos. E uma conferência dessas é um grande alívio, porque é um momento que a gente vem pra receber. É algo que já está em nosso coração, que marca a vida de cada um de nós. Aqui pra nós é a fonte, em nível regional, e essa é uma das conferências mais importantes que temos. Agradeço demais ao apóstolo Darren por essa iniciativa e por ter realmente transformado nossas vidas. Muitas pessoas chegam aqui cansadas da jornada, e quando vimos pra um lugar como esse, reabastece, renova”, explicou o pastor.
Uma das presenças mais celebradas este ano foi a do pastor Gary Hoffman. Além de ser formado no Rhema Bible Training Center em Tulsa, Oklahoma e ordenado pela Associação Ministerial Rhema, com muitos anos de experiência ministerial na área de jovens, socorros, e pastoreio auxiliar, ele é o pastor do apóstolo Darren. Foi ele quem enviou o apóstolo, ainda jovem, para o campo missionário, sendo até hoje um grande apoiador de seu ministério. A alegria do pastor Garry em testemunhar tudo o que o Senhor fez e continua fazendo por meio da vida de seu filho espiritual era visível.
“Minha emoção é que a gente realmente não sabe em quem a gente toca com o que a gente faz, apenas continuamos fazendo. O comum é a gente colocar a mão no arado e não olhar pra trás. Então quando temos momentos como esse, que Deus nos dá a oportunidade de vermos a frutificação, isso nos deixa muito orgulhoso no Espírito Santo. É muito bom estar aqui, é minha primeira vez nesta igreja, pois quando eu vim de outra vez aqui era só grama. E tem sido uma honra, um privilégio estar aqui.”, disse o pastor.
Durante a conferência, um balanço sobre o avanço das obras da região foi apresentado. Realização de programações especiais, lançamentos de projetos, melhorias de estrutura física e, principalmente, vidas alcançadas pela propagação do Evangelho. Tudo isso refletindo o crescimento e amadurecimento da igreja. Um momento de celebrar tudo o que o Senhor tem realizado naquela região. “É muito importante termos essas paradas para refletir. É importante ter alvos, metas e visão, mas não podemos esquecer de apreciar o que já passou, e creio que quando olhamos para trás e vemos o que Deus tem feito, vitória após vitória, crescimento, expansão, isso dá um gás pra saber que vamos conseguir continuar fazendo o que Deus tem colocado no meu coração, e a gente celebra muito porque entendemos que as conquistas não são de uma pessoa só, é de nossa galera, de nosso povo, de nossos ministros”, finalizou o apóstolo Darren.