A palavra adoração pode ter vários significados, mas sempre vai trazer uma ideia de reverência. No novo testamento, a prática da adoração é referida, principalmente, pelos termos gregos proskyneo, “prostrar-se”, “inclinar-se”; latreuo, “prestar serviço”; e sebomai e seus cognatos, significando “reverenciar”, “ficar admirado”.
A adoração não está restrita ou limitada a um espaço físico, a um louvor, ou a um comportamento exterior. Pelo contrário, nós podemos adorar em qualquer lugar e o que a bíblia nos orienta é como adorar. Que a nossa atitude de adoração seja verdadeira e não somente algo externo, “sentado, de joelho, com as mãos levantadas etc”, sendo que uma coisa não exclui a outra, pois quanto mais o adoramos, mais intensos ficamos.
A nossa verdadeira adoração é quando o exaltamos expressando em espírito a nossa reverência e gratidão ao Senhor por tudo que Ele é. Quando o adoramos pelo que Ele é, certamente entendemos que, independente de qualquer coisa, o Senhor é digno de adoração.
Lá em João 4: 23-24 está escrito: “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
Ser adorador é revelar nossa verdadeira essência. Para nós cristãos adorar deve ser um estilo de vida. Nós devemos adorar ao Senhor com nossa vida, que tudo que façamos possa subir aos céus como uma atitude de adoração a Deus.
Sendo assim, nossa fidelidade ao Senhor é uma das formas de o adorá-Lo. Quando nos mantemos fiéis à sua palavra, quando obedecemos a seus princípios, quando servimos no seu reino, estamos também adorando a Deus.
Dayana Cezario.
Uma resposta
Excelente e abençoada reflexão sobre a verdadeira adoração. Shalom e que sejamos verdadeiros adoradores do único e verdadeiro Deus Jeová Jireh…