Em nosso templo, continuamos com a série de cultos entitulados “Quintas Proféticas”, tendo como ministro Miquéias Soares.
O ofício do profeta é um dos mais antigos e hoje atua em qualquer pessoa que seja nascido de novo. O profeta fala daquilo que o Espírito Santo indica no interior. Na antiga aliança, uma determinada pessoa era escolhida por Deus para exercer tal função, e repassava para o povo aquilo que o Senhor havia compartilhado com ele.
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós – Efésios 4:4-6.“
Com a vida de Cristo e restaurada a comunhão com Deus, a profecia passou a operar na vida de todo aquele que está disponível para ser usado por Ele e que já nasceu de novo, sendo habitação do Espírito Santo. Na nova aliança, qualquer pessoa pode ser usada para falar o que Deus determinar, sem que, necessariamente, exerça a função de profeta.
Nos textos bíblicos, encontramos várias pessoas que foram usadas nessa área, como Moíses, entre outros, que transmitiam mensagens de Deus para as pessoas de acordo com a necessidade do momento. O Apóstolo Paulo nos ensina que aquele que busca profetizar, boa coisa almeja, pois para isso é necessário uma comunhão com o Senhor que o possibilita conhecer as coisas concernentes ao Reino.
Não podemos confundir o dom profético com a função de profeta. O dom de profecia pode ser exercido por qualquer pessoa. Por sua vez, o profeta é aquele escolhido por Deus para atuar nessa área em prol dos seus planos e propósitos. Ele traz a vontade do Senhor para as pessoas, edificando e exortando o povo, revelando as indicações Dele.
Precisamos analisar e ver onde está o nosso coração diante de Deus e buscar a santificação todos os dias, pois sabemos que Ele é extraordinário em tudo que é e faz! Quando procuramos mais a presença do Senhor do que as demais coisas, Ele se revela a nós e nos conduz em paz e alegria em tudo. Pelo Espírito, caminhamos na certeza daquele que cuida dos seus filhos e que tem o desejo de nos ver crescer na graça e no conhecimento, agindo com ousadia e poder!
Os dons são disposníveis para todos os filhos Dele para servir uns aos outros para crescimento da igreja!
Ao final da ministração, tivemos um momento de oração em outras línguas, em que todos oraram e se renderam à presença santa do Senhor!