Celebramos mais um culto abençoado nesta noite de quinda-feira na Igreja Verbo da Vida Arcoverde. Os presentes renderam graças ao Senhor, com canções de louvor e palavras de adoração quebrantaram-se na presença dEle.
Fomos edificados através da ministração da Palavra trazida por Josilda Antonia com a temática: Novo Nascimento. Inicialmente, Josilda falou sobre a importância de nos apegarmos à Palavra, precisamos estudá-la para que se torne vida em nós. Ela torna-se rhema, vida e orientação para que a segue.
“Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste” (João 17:6-8). “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (João 17:20-22). Sendo assim, temos graça em Cristo, já somos agraciado por esse amor e somos revigorados pela Palavra, nEle temos vida eterna. Tudo pode passar, mas esta Palavra permanecerá e sustentará quem nela crer.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gênesis 1:26-28). Deus nos fez à sua imagem e semelhança, ou seja, somos do Espírito de Deus, nosso espírito está conectado com o dEle. A comunhão com Deus foi quebrada e o pecado se instalou no mundo. O homem foi reconciliado com Deus pelo sacrifício de Cristo e somos luz pela Sua graça.
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (João 16:8-11). Após o favor imerecido de Cristo recebemos um Espírito que nos fez ter comunhão com Deus novamente e recemos a promessa de Sua volta. Adão caiu e seu Espírito morreu, porém Jesus renasceu esse Espírito em nossos corações. Para sermos restaurados e refeitos em comunhão com Deus precisamos aceitar Jesus em nossas vidas, para que esse laço seja revivido em nossas vidas. Assim, nossa dívida já foi paga, nosso passado não nos define, pois Ele nos tirou das trevas e precisamos desfrutar disso.
“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossensses 1:13-17). Precisamos confiar nEle, pois Ele é! E nos refez em Sua glória. É necessário que nasçamos de novo, pois o homem em sua capacidade não é suficiente para restaurar essa comunhão sozinho, precisamos nascer de novo em Cristo para isso.
Devemos conhecer Cristo e nascer de novo por meio dEle, declarando-o como Senhor e Salvador de nossas vidas, para que possamos proclamar o Verbo para outras pessoas. Ele ressuscitou e isso é garantia para que saibamos que Ele está vivo e por Ele podemos ser salvos. Tamanho amor é evidenciado quando nascemos de novo e somos novas criaturas.
A Palavra do Senhor é nosso alimento e por isso viveremos, pois crentes em Cristo mesmo que morramos teremos vida eterna. “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:4-10). Pela benevolência de Cristo somos amados e agraciados, possuímos lugares de honra nos céus e temos certeza disso pelo novo nascimento juntamente com o conhecimento da Palavra, a partir disso somos refeitos e somos parte desse reino celestial.