Começamos nosso culto dominical com o louvor a Deus, agradecendo pela vida, adorando-o por tudo que Ele é em nossas vidas.
Após, tivemos a oração inicial e a ministração da palavra com Miquéias Soares, falando sobre a luz de Jesus que nos guia e conduz a Deus.
“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam – João 1: 4-5.”
Cristo é a centralidade de Deus!
O canal de ligação entre Deus e os homens é Jesus, pois, por meio Dele, podemos alcançar ao Senhor e a sua luz ilumina as nossas vidas. As trevas não conseguem permanecer onde a luz está. Assim também acontece com todo aquele que permite que a luz de Cristo entre em sua vida. Precisamos da luz de Cristo para prosseguir e vencer as batalhas. Ele é a própria luz e ninguém pode apagá-lo.
A luz de Jesus também reflete a santidade de Deus considerando que Cristo veio ao mundo, também, para mostrar a essência do Pai e revelar quem Ele é.
O evangelho é o mesmo desde o início, pois os princípios de Deus são imutáveis, ou seja, não são passíveis de alteração por conta das mudanças no mundo ou qualquer outra circunstância. As escrituras refletem a vontade do Senhor e o que foi estabelecido por Ele permanece, independente do que venha a acontecer.
Quando a luz de Cristo chega em nossas vidas, o reino de Deus começa a se estabelecer em nosso interior e o céu passa a habitar e viver em nós. As adversidades surgem na caminhada, porém o poder da luz sempre vence as trevas e temos, como nosso maior exemplo, Jesus, que mostrou como agir, pensar e viver neste mundo.
Precisamos voltar os nossos olhos para o autor e salvador da nossa vida e buscar mais as coisas do Reino, pois apenas estas permanecem para sempre e possuem valor incalculável. Nada é mais importante que agradar a Deus e estar em sua presença.
Dentro da soberania de Deus, Ele nos escolheu para sermos seus filhos, mas o Senhor respeita o nosso livre arbítrio e não força ninguém a buscá-lo ou obeceder. Aquele que, verdadeiramente, está debaixo da influência da luz, não consegue suportar estar nas trevas, pois não existe a comunhão entre os dois mundos. Quando somos iluminados pela luz de Cristo, devemos refletir essa luz onde quer que estejamos e influenciar pessoas e alterar ambientes.