Cultuamos o Senhor em mais uma noite de quinta-feira na Igreja Verbo da Vida Arcoverde. Os presentes celebraram na presença do Pai unidos em comunhão e júbilo, gratos pela misericórdia e bondade infinita dEle.
A ministração da Palavra trazida por Gabriela Ferro estava pautada no “Batismo do Espírito Santo”. Assim que nascemos de novo em Cristo, recebemos o seu Espírito, entretanto é através do batismo do Espírito Santo que somos revestidos pelo poder, pois existem duas obras diferentes realizadas pelo Espírito Santo, uma quando aceitamos Cristo como Senhor e Salvador e outra quando somos batizados em Espírito.
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4:10-14). Quando Jesus nos fala sobre a vida eterna Ele está se referindo a salvação, ou seja ao novo nascimento, uma experiencia que Ele chama de fonte, esta última jorra em nós pelas obras do Espírito Santo.
“No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:37-38). Aqui vemos outra experiência e outra expressão: rios de água viva. Há uma diferença entre a fonte de água de um rio e a própria água pois ambos têm funções diferentes. Nesta passagem Cristo fala sobre as obras do Espírito Santo sobre a vida de um Cristão, esta que acontece no batismo do Espírito. Mas afinal, qual é o papel do Espírito Santo? Ele nos lavou e recriou em nosso novo nascimento e Ele nos guia após o seu batismo, nos reveste de poder, nos fortalece e nos capacita para frutificar segundo o reino de Deus. E qual o papel do Espírito Santo sobre as nossas vidas após o batismo? Ele nos abençoa para sejamos testemunhas nesse mundo.
“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões” (Joel 2:28). Sabemos que no passado Deus capacitava pessoas específicas para algumas obras, e sobre estas vinha o Espírito Santo, entretanto, Joel nesta passagem relata que isso estaria disponível atualmente para todos nós, somos capacitados e revestidos pelo Espírito Santo, temos acesso à Ele. Cristo também disse como anteriormente evidenciado em João 7:37 que devemos ir até Ele, além disso enfatiza a promessa já feita pelo Pai em Lucas 24:49: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. Também enfatiza isso em Atos 1:4:-5: “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. Ou seja, havia uma promessa divina que iria se cumprir sobre a vida dos que cressem.
O cumprimento dessa promessa está relatado em Atos 2:1-4: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Todos foram cheios e falaram em línguas e isso lhes foi concedido pelo Espírito Santo sobre a vida deles. E partindo disso, eles começaram a pregar o evangelho e propagar o nome de Cristo, testemunhando sobre o que desfrutaram graças ao Espírito Santo. Precisamos usufruir desse presente concedido pelo Senhor.
Em Atos 8:5 Filipe prega o evangelho em Samaria, converteu pessoas para Cristo (nasceram de novo). E vendo isso Pedro e João se digiram para lá com o intuito lhe impor as mãos e abençoá-los e assim foram cheios do Espírito Santo. “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo” (Atos 8:14-17). Temos também o exemplo da vida de Saulo, que foi batizado pelo Espírito Santo. “E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues. E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer” (Atos 9-4:6). Aqui acreditasse que Saulo nasceu de novo.
“E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome, Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (Atos 9:10-17). Já aqui Saulo recebeu o batismo do Espírito Santo e foi revestido em Seu poder, obtendo esclarecimento após suas escamas caírem. Outro relato em Atos 19:1 sobre o Batismo do Espírito Santo temos o que viveram os discípulos em Éfeso: “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam”. Assim, eles não conheciam o Espírito Santo apesar de serem nascidos de novo, e foram cheios graças a imposição de mãos de Paulo.
Precisamos buscar conhecimento pela Palavra e entender que não precisamos mais esperar pela promessa, pois ela já se cumpriu e temos acesso ao batismo do Espírito Santo. Os requisitos para isso são: nascer de novo e crer de todo o coração nesse revestimento de poder. Temos a necessidade de ser cheios desse Espírito e estar famintos por isso, tendo sede de Cristo. Temos a certeza de que receberemos o Espírito Santo se crermos, pois somos filhos do Senhor.