Celebramos nesta noite de quinta-feira mais um culto abençoado na Igreja Verbo da Vida Arcoverde. oS presentes adoraram e se quebrantaram na presença do Senhor com cânticos de louvor e palavras de gratidão.
A ministração da Palavra trazida pelo Pr. Fernando Lima estava pautada na Oração de Intercessão e Entrega. A oração de entrega está relacionada com a transferência de fardos, ela é feita quando as inquietações da vida batem em nossas portas. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4:6). “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pedro 5:7). Nessas passagens percebemos que a bíblia nos orienta sobre o que fazer quando nos sentirmos ansiosos, devemos entender que apenas pela nossa força não podemos prosseguir.
Deus cuida de nós e deseja que lancemos nossas preocupações em Suas mãos. A dúvida e a angústia de nada adiantam, precisamos entregar nossas cargas ao Pai, agindo para com Ele conforme a Sua Palavra. “Deus não quer somente aliviar o nosso fardo, Ele quer carregar a totalidade dele no nosso lugar, para isso é necessário que façamos algo: entregar. A preocupação é inútil e impede as nossas orações” – Pr. Fernando Lima.
Como dito em Mateus 6:25, não devemos nos preocupar com o que está se levantando em tribulação ao nosso redor ou com os bens materiais que nos circundam, pois somos supridos pela graça de Deus e por meio dEle obtemos providência. Ou seja, apenas o Senhor é capaz de resolver nossas angústias plenamente, pois Ele é um Deus de milagres. Sendo assim, como evidenciado anteriormente em Filipenses 4:6, é preciso que Deus conheça nossas suplicas e anseios para que Ele possa trabalhar em nosso favor. Mas para que isso seja efetivo devemos deixar nas mãos do Pai, sem interferir pela nossa própria força, devemos descansar nEle, já que Sua paz excede todo o entendimento.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). Nesta passagem Deus nos instrui a pensar em coisas diferentes do problema em questão, para que não fiquemos ansiosos e possamos entregar totalmente nossas aflições à Ele. “Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4:9).
Em Mateus 6:33 é dito: não se preocupeis com o dia de amanhã. Para tanto, se está fora do nosso alcance devemos delegar ao Senhor, pois Ele nos conhece e entende as nossas preocupações. Ele se faz presente e deseja que desfrutemos de Sua graça.
A oração de intercessão significa se interpor entre duas partes conectando as duas, ou seja é feita em favor de outra pessoa colocando-se numa brecha entre Deus e uma pessoa. É preciso se colocar no lugar do outro, exercendo compaixão. Jesus é o nosso intercessor nos céus e partindo disso devemos agir em amor pelas pessoas assim como Ele. Entretanto, muitas vezes, não sabemos como ou sobre o que falar em oração para interceder por alguém, por isso devemos recorrer ao Espírito Santo e fluir em Sua graça, pois a partir disso teremos o direcionamento correto.
Devemos agir como Corpo de Cristo, nos importando com as pessoas ao nosso redor, para que possamos interceder por elas e aproximá-las de Deus para que conheçam Sua graça e sejam salvos. “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1Timóteo 2:1-4).
Existem diversos exemplos de intercessão na bíblia, um deles está em Êxodo 32 quando Arão foi corrompido para adorar outros deuses com o povo e Moisés rogou pelo perdão de Deus para aquelas pessoas. Também temos o exemplo da intercessão de Cristo em João 17-9: “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”. Vemos que a intercessão é um ato de amor ao próximo e que devemos praticar para que a glória e misericórdia do Pai seja conhecida pelos que estão ao nosso redor.