Celebramos mais um culto abençoado na Igreja Verbo da Vida Arcoverde nesta manhã de domingo. Os presentes renderam graças ao Senhor e o adoraram com cânticos de louvor e palavras de amor. Somos gratos por uma manhã tão edificante na presença do Pai.
A ministração da Palavra efetivada pelo Pr. Lucas Caetano estava centrada nos Dons e Mover do Espírito Santo. Cristo quando subiu aos céus nos conscientizou de que jamais nos deixaria e que sua presença estaria conosco. Mas além desta presença, Seus dons seriam concedidos à Igreja, em que cada membro seria operante eficientemente no corpo de Cristo.
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1 Coríntios 12:11). Ao decorrer desta passagem (iniciando pelo versículo 1), vemos que Paulo fala sobre seu desejo de não querer uma igreja ignorante. Paulo avalia a igreja de Coríntios e conclui que certas coisas precisam ser corrigidas, pois observa que as pessoas que ali comparavam o mover do Espírito com o que aplicavam em sua igreja, entretanto estavam se movendo inspirados por demônios e não pelo Espírito. Vendo isto, Paulo enfatiza que existem vários dons concedidos, mas apenas um Espírito os opera e os concede, trazendo o entendimento que aquele mover não era guiado por Deus. Sendo assim, a falta de conhecimento sobre os dons Espirituais nos inclina à um direcionamento errôneo, pois não saber discernir o que vem do verdadeiro Espírito de Deus nos prejudica e nos coloca em perigo.
Para tanto, é preciso conhecer o que provém do Espírito. Possuímos vários dons espirituais, que podem ser divididos em três classes e que possuem algumas similaridades. A primeira classificação é: Dons de Revelação. Esta consiste na revelação das vontades do Senhor através do mover espiritual. A segunda é: Dons de Poder (que engloba os dons da fé, operação de milagres e dons de cura). Já a terceiro é: Dons Proféticos ( englobando a variedade de línguas e interpretação).
Nesta ministração enfatizou-se a primeira classificação (englobando também a Palavra de sabedoria e conhecimento). A Palavra de sabedoria possui a seguinte definição: uma revelação acerca de fatos, eventos, propósitos, motivos, origens e destinos em relação a personalidades humanas, divinas, satânicas ou coisas no futuro. Assim, quando a Palavra de Sabedoria está em ação ela estará presente nesses eixos. Um exemplo dessa revelação é a crença na volta de Cristo, temos a certeza desse acontecimento, e dentro dessa revelação existe propósito (um dos eixos inclusos na Palavra de Sabedoria), possui motivação (o amor de Deus), possui origem (vontade de Deus) e possui destino (vida eterna). Dessa maneira, Deus não nos deixa desamparados, Ele nos revela Sua vontade e esse é o dom da Palavra de Sabedoria (dom espiritual da revelação).
Podemos conhecer o que o Senhor vai fazer em nossas vidas. Percebemos espiritualmente os planos de Deus e nos conectamos com Ele em Espírito, agindo pelos dons concedidos através do mesmo. Um exemplo bíblico das revelações de Deus está em 2 Reis 20: Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: “Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará”. Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: “Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor.
Nesse segmento, Ezequias recebeu a revelação do Senhor a respeito de sua condição futura e foi agraciado com a benção de permanecer vivo, isso graças a sua intimidade prévia com o Pai. Portanto, precisamos ser íntimos e conhecedores dos dons espirituais e de como se movem em nossas vidas pela vontade de Deus, pois assim podemos desfrutar e entender os Seus planos.