Demos início a mais um culto de ensino. Onde começamos adorando e louvando ao Senhor. Rendendo-o graças por todos os seus feitos.
Em seguida, a igreja foi ministrada através da vida de Givanilson Lima que falou sobre a Paternidade da visão de Deus sobre nós. Como texto base foi usado 1 João 3:1.
Você tem consciência de que é filho de Deus? Essa consciência precisa estar muito forte nos nossos corações. Principalmente nesses dias em que estamos vivendo que a sociedade está desprezando a paternidade. Se não reconhecemos a paternidade de Deus, não temos identidade, a nossa identidade se revela nEle.Muitas pessoas dizem que são filhos de Deus. Para se ter essa relação, precisamos nascer de novo, existir uma relação espiritual. É nesse novo nascimento que nos tornamos filhos de Deus.Mas será que estamos usufruindo dessa paternidade? Estamos sendo de fato filhos?
Existem três características que precisamos ter consciência de quem é filho de Deus:
Relacionamento: Um filho precisa se relacionar com o pai. Não adianta dizermos que somos filhos de Deus se não nos relacionamos com Ele. Precisamos procurar agradar o coração fo Pai e desfrutar do melhor que Ele tem para nós. O filho não desfruta um pouquinho do seu Pai, mas sim da plenitude. Deus nos criou para termos um relacionamento com Ele. E Ele quer que tenhamos um relacionamento diário e gastarmos tempo em sua Presença. E presença requer relacionamento. Filho precisa se relacionar estar junto. Ele é interessado que nos aproximemos dEle. (Salmos 16:11)
Obediência: Um filho obedece ao Pai. Uma obediência por amor, mas não por medo das consequências, mas sim por amor, por honra. Quando amamos alguém não simplesmente obedecermos por medo, mas demonstramos essa obediência com amor. Precisamos ter essa consciência de obedecer ao Senhor por amor e temor, porque temor é ter respeito e honra. Um filh não se identifica pelos seu dons e talentos, mas pelo seu coração. A obediência também não depende de circunstâncias. Circunstâncias não definem quem nós somos, mas sim a palavra nos define. A obediência não deve depender do estado em que nós estamos. A experiência do novo nascimento vai nos levar a essa consciência. (João 14)
Herança: O filho tem que ter consciência de que tem uma herança. Somos herdeiros com Cristo, Ele já nos abençoou com toda sorte de benção. E essa herança para o mundo vindouro que já está preparado para nós. Estamos provando aqui coisas do mundo vindouro. O Espírito Santo é o garantidor dessa herança. Precisamos desfrutar do céu na terra, é o que o Senhor deseja para nós. A plenitude só no céu, mas existe algo de herança para nós aqui na terra. Saúde divina, prosperidade, vida abundante, somos filhos e precisamos desfrutar disso. Precisamos reconhecer essa Paternidade. Filho obedece, tem relacionamento, mas também desfruta do que Ele tem preparado para nós. E isso acontece quando temos consciência de que somo filhos. (Romanos 8:17)
Muitas vezes as pessoas imaginam Deus como um ser distante de nós, mas Ele está tão próximo de nós. Ele quer esse relacionamento com o filho. O filho precisa ter o pai próximo dele, precisa de intimidade. E na intimidade nós vamos desfrutar de coisas que ninguém vai desfrutar se não tiver essa mesma intimidade.