Celebramos mais um culto poderoso na Igreja Verbo da Vida Arcoverde nesta noite de quinta-feira. Os presentes renderam graças ao Senhor com canções de louvor e palavras de adoração; imersos numa unção abençoada foram abençoados e edificados na presença do Pai.
A ministração da Palavra trazida por Dayana Cezário estava inserida no contexto referente à “sair da zona de conforto”. Quando somos nascidos de novo no Espírito somos postos em movimento para desfrutarmos do plano de Deus, algo novo que Ele tem para nós. Muitas vezes nos pegamos crendo na ideia enganosa de que este “novo” se manifestará através apenas de agentes externos, e ficamos aguardando que isso aconteça, entretanto devemos estar cientes de que isso fluirá do nosso interior.
O novo de Deus será manifesto em nossas vidas quando dermos os primeiros passos para que isso aconteça. Já que somos capacitados pelo Espírito para nos mover em graça. “E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?” (1Reis 19:9). Elias já havia provado da misericórdia e poder do Senhor, porém diante das circunstâncias teve medo e se escondeu numa caverna. Assim como Elias, muitas vezes, ficamos limitados em nossas cavernas, com medo do que pode acontecer, amedrontados com o futuro e inseguros com o que podemos fazer. Posteriormente, acabamos culpando Deus pelo nosso próprio acomodamento. Precisamos confiar nas promessas e direções do Senhor, e quando é dito “confiar” devemos pensar instantaneamente em agir. Seria cômodo para Elias permanecer naquela caverna, mas o Senhor o questionou sobre isso, para deixar claro de que não haviam motivos para tal, já que Ele estava debaixo de um propósito.
Precisamos romper com esse ideário de acomodação. Podemos perguntar ao Pai como e onde devemos agir, e prosseguir aos poucos caso seja necessário. Sendo assim, o importante é importar-se com o agir para poder desfrutar do extraordinário de Deus. E quando formos orientados a esperar “o novo” de Deus, o que fazer? Devemos orar e nos quebrantar diante dEle, pois também são ações efetivas e primordiais durante o processo para que possamos estar descansados e renovados no Pai até “o novo” chegue. Isso é sair da zona de conforto, não temer diante das circunstâncias tendo confiança no que o Senhor fará.
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12:1). Seria cômodo para Abrão permanecer em sua terra e com os seus conhecidos, mas ele decidiu seguir e agir na direção do Senhor e isso o fez alcançar o extraordinário. Quantas vezes Deus nos impulsiona a sair da zona de conforto? Devemos ter a mesma ousadia de Abrão, sem cairmos nas mentiras da carne e crendo no que a Palavra nos diz, para avançarmos sem medo.
Deus não nos que amedrontados, Ele nos quer avançando no propósito que Ele nos deu.