Celebramos mais um culto abençoado em nossa Igreja Verbo da Vida Arcoverde. Foram momentos preciosos vivenciados nesta noite de quinta-feira. A unção do Pai era perceptível. Os presentes renderam graças ao Senhor com cânticos de louvor e palavras de adoração.
A ministração da Palavra trazida pelo Pr. Joabe Ribeiro com o tema “uma vida com intensidade” foi poderosa e edificante. “Intensidade” é uma característica atribuída à algo ou alguém que se apresenta em grandes proporções. Normalmente, essa característica está associada com o fato de algo se manifestar ou se fazer sentir com força e vigor. A intensidade na natureza pode ser observada com facilidade, como por exemplo: fluxo de água intenso de uma cachoeira. Já nos seres humanos, essa característica deve ser desenvolvida e orientada. O objetivo desta ministração é elucidar questões sobre a intensidade na vida cristã.
Não podemos confundir intensidade com performance. A performance está associada ao sentido visual, algo que se mostra ser ou aparenta ser. Mas a intensidade não busca reconhecimento como a performance. Dessa maneira, é importante que nos atentemos aos objetivos de determinadas atitudes que tomamos, se estamos fazendo algo buscando receber reconhecimento e elogios ou se fazemos com a intensidade nutrimos de maneira genuína em nossa vida com Cristo. Estamos sendo intensos verdadeiramente ou estamos alimentando uma performance intencionalmente?
A performance ocorrerá de maneira natural quando estamos sendo intensos sem visar aplausos por isso. Aquele que serve, age e fala com a intenção de performar está entrelaçado aos elogios e ao reconhecimento das pessoas, mas aquele que age com intensidade, servindo ao Senhor em amor e fidelidade está ciente de que isso independe de elogios, o propósito de estar em plenitude com o Pai é o que o direciona e o que lhe basta.
Devemos entender que fomos criados para servir e se expressar em amor ao nosso Pai, faz parte de quem nós somos. Dessa forma, precisamos ser intensos na adoração e na vida com Deus. Mas como podemos ser intensos com o Senhor? Um dos caminhos é: tendo consciência de quem Ele é. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (João 4:23). Ou seja, Deus é Espírito, então precisamos conhecê-lo, e “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”, sendo assim a nossa adoração será expressa pelos nossos lábios e pela nossa alma, sendo assim ela tem que vir do nosso interior. E para desenvolver isso precisamos ser próximos de Deus, entendendo quem Ele é através da leitura da Palavra e do cultivo de uma relação de intimidade com Ele. Assim podemos avançar com intensidade.
Outro ponto importante que nos impulsiona numa vida de intimidade com o Senhor está atrelado a nossa entrega à Ele. Precisamos nos entregar ao que Ele espera de nós como filhos. “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus” (João 1:11-13). Deus se dispõe a se relacionar conosco e esse relacionamento precisa ser intenso. Deus é intenso e nos ama com tamanha intensidade que entregou Seu único filho em sacrifício para que fôssemos salvos. Devemos ser recíprocos com essa intensidade, amando-o de todo coração e entregando nossa obediência ao Pai. O que importa verdadeiramente queridos, é que estejamos no centro da vontade do Pai, sendo intensos com as coisas que provém dEle.