Começamos o domingo de manhã no melhor lugar. Um culto abençoado, cheio da presença do Espírito Santo. Em seguida, fomos instruídos e edificados com a palavra de Deus, através da vida de Dayana Cezário, sobre Vida de obediência.
Jeremias 1:5 “Antes que eu te formasse no ventre eu te escolhi”. Deus já nos escolheu, quando Ele nos escolhe Ele tem um propósito para a nossa vida.
Somos instruídos pela palavra de Deus a praticá-la, a vivermos de acordo com o que ela nos ensina. Mas, para vivermos de acordo com o que ela diz, precisamos nos submeter a palavra.
O pecado entrou no mundo pela desobediência, mas também pela obediência a salvação chegou até nós. (Romanos 5:19)
Nós nos tornamos justos pela obediência de Jesus ao Pai, Ele nos entregou novamente a vida, a salvação e todos os benefícios que com ela podemos desfrutar.
Em muitas situações do nosso dia a dia nos deparamos em que temos de um lado obedecer e não obedecer. Por muitas vezes parece ser fácil tomar a decisão, mas a dúvida vem de que posicionamento tomar.
O que fazer então diante dessa dúvida?
Entendemos que a desobediência é algo negativo e se ela entrou pelo pecado sabemos que ela não é uma coisa boa e não vai nos trazer um fruto bom. Portanto, a obediência é uma escolha (João 14). Podemos observar que no início dos versículos Jesus fala “Se”, estão Ele nos dá a opção de escolher amá-lo, segui-lo e obedecê-lo. Ele não nos aprisiona, Ele nos dá o direito de escolher. Por isso a obediência não é uma obrigação literal, ela está condicionada ao meu posicionamento diante de Deus. Eu amo a Deus ou só estou falando que amo a Deus? O falar vai requerer uma ação e exigir de nós aquilo que está de acordo com a palavra de Deus.
Se vivermos o amor de Deus de forma literal e viva em nossa vida, praticando a palavra, não vai ser difícil obedecer, pois vai ser muito fácil identificar e desprezar aquilo que não é de Deus.
Quando decidimos nos posicionar em obediência, vão vim oposições, porque você está andando em retidão. Aquilo que está contrário ora ou outra vai se levantar.
Como referência de obediência temos o maior de todos, que é Jesus ( Filipenses 2:8).
Ele é o nosso maior exemplo de amor e obediência. Jesus veio em forma de homem para nos mostrar que Ele passou por pressões terrenas, mas Ele aprendeu nessas experiências a obedecer mesmos assim. Ele nos mostra que é possível obedecer a palavra de Deus em todo tempo (Hebreus 5: 8-9).
Precisamos aprender pela palavra do Senhor como nos posicionarmos diante dos desafios, é ela que vai nos guiar como devemos obedecer. Pra isso precisaremos meditar nela dia e noite, para que essa meditação não seja um fruto passageiro e quando a oposição vier você não saiba o que fazer.
A meditação na palavra de Deus diária ela existe para que quando eu estiver no momento de decisão é nessa hora que a palavra vai agir.
Na Bíblia existem muitos homens que de alguma forma erraram e vieram as consequências. A desobediência muitas vezes pode atrasar os processos, nos tirar do alinhamento correto e ao invés de acharmos que estamos caminhando para alcançar o objetivo, vamos estar no lugar errado. A obediência a Deus nos posiciona no lugar correto e sob a Sua vontade.