Celebramos mais um culto abençoado em nossa Igreja Verbo da Vida Arcoverde. Os presentes renderam graças ao Senhor e o louvando com cânticos e palavras de adoração. A unção era extremamente perceptível.
Fomos edificados com a ministração da Palavra trazida por: Mayra Bruna. O tema abordado nesta noite de quinta-feira foi: Vida Eterna e Novo Nascimento. Inicialmente, é preciso compreender o motivo desse renascimento. “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:15-17). Em Gênesis 3:1-7, nos é relatado que Eva foi convencida pela serpente a comer do fruto proibido. Adão e Eva comeram do fruto e desobedeceram o Senhor. Foi nesse momento que o homem sentiu medo de Deus pela primeira vez, pois estava em pecado.
Com isso, o pecado entra no mundo. Dessa forma, diversas consequências são geradas, dentre elas: a morte espiritual. A morte espiritual está ligada com as três dimensões do homem. O homem é um espírito, ele possui uma alma e habita em um corpo. Eva ao cair não morreu fisicamente, porém houve uma transformação: o espírito dela morre por conta do pecado.
O pecado nos afasta de Deus. Essa afirmação pode ser comprovada com o testemunho de Cristo na cruz: “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” ( Mateus 27:46). Cristo estava carregando sobre si os nossos pecados naquele momento, por isso clamou pela presença do Pai. Sendo assim, algo precisava ser feito para restaurar o que Adão e Eva fizeram. Para isso, Deus já havia instituído que Cristo viria para nos livrar do pecado e nos conceder a vida eterna.
Não devemos ser guiados de maneira desordenada pela alma e pela carne. Seguimos uma ordem instituída pelo Pai: espírito, alma e corpo. Quando não somos nascidos de novo o nosso espírito está morto, por isso nos deixamos levar por coisas que provém da carne.
“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:1-6) Cristo nos diz nesta passagem, que precisamos nascer da água ( é a Palavra que nos lava) e do Espírito que anteriormente estava morto, mas após aceitar Cristo é vivificado. A partir disso, o Espírito Santo irá habitar o nosso interior e o que antes estava morto nascerá novamente. Precisamos nascer de novo para compreender as coisas espirituais, uma vez que antes de renascidos em Cristo só possuíamos conhecimento pela carne.
“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8). Não vemos o Espírito, mas o sentimos e sabemos que sem Ele morremos. “Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?” (João 3:9,10). Sendo assim, a sabedoria de Deus não é a sabedoria humana. Tudo que compreendemos com a Palavra provém do nosso Espírito, pois só através dele que obtemos conhecimento sobre as coisas espirituais. Por isso precisamos nascer de novo, para entender o que a Palavra de Deus nos diz, afim de praticá-la. “Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu” (João 3:11-13).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Só temos a vida eterna quando passamos por Cristo, quando o aceitamos e o declaramos nosso Senhor e Salvador. Devemos firmar nossa vida em Cristo quando visamos a salvação, pois só por meio dEle a temos.