“Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos” – Salmos 50:23 NVI.
Gratidão é sacrifício. É quando agradecemos independentemente de estarmos com vontade ou não. É um sacrifício de lembrar do que aconteceu e do que não aconteceu e dar graças assim mesmo. Começa com as coisas mais simples e vai aumentando. É sacrifício intencional. Não é somente quando sentir vontade de agradecer. Devemos estar sempre gratos e nada do que aconteça vai nos abater, foi o que Paulo disse: “Eu sei estar contente em qualquer situação”, porque ele tinha um coração grato.
Toda cultura de méritos vai gerar ingratidão. Porque concentramos os esforços em nós e damos glória a nós mesmos. Isso é péssimo, porque a graça foi para acabar com essa noção de méritos. Então, só pela graça, só com a atitude de gratidão nós vamos pegar o que Ele nos dá e vamos negociar para entregar para Ele muito mais.
Ser grato vai abrir um universo de possibilidades onde nós não vemos. Mas quando olhamos só para o que há ao nosso redor, e só conseguimos ser ingratos ao imaginar uma situação melhor, perdemos as possibilidades que Deus tem de transformar o que nós temos agora em algo grandioso e sobrenatural.
Precisamos ser gratos e enxergar possibilidades na forma como chegarem à nossa mão, porque enquanto lamentamos pelo que temos, ou que não temos, não conseguimos mudar situações. Deus não vai fazer “mágica” por nós dentro de uma situação adversa.
A quem muito é perdoado, muito ama.
A nossa gratidão está proporcionalmente ligada ao quanto nós consideramos o perdão que nós recebemos em Cristo Jesus. Portanto, devemos dar graças sempre, por Cristo Jesus e tudo que ele conquistou para nós com seu sacrifício. Sem permitir que nos acostumemos com esses feitos, pois um coração grato nunca acha nada comum.
Quem é grato, é grato de verdade! Esse é o nosso coração, porque foi transformado em Cristo Jesus! Não combina ingratidão com crente! Não combina insatisfação com crente! Não combina consciência de falta com crente!
Quando somos correspondidos com ingratidão por alguém, voltamos nosso coração para o Senhor e permanecemos com a gratidão e a generosidade, pois temos a consciência de que só podemos abençoar as pessoas porque o Senhor nos deu essa possibilidade, e o que temos não vem de nós mesmos, vem dEle! Se agirmos assim, isso vai sempre jorrar muito mais de nós por causa de uma consciência de Gratidão. Quando reclamamos, cortamos a relação com a fonte de nossa gratidão.
O crente olha para o passado somente para ser grato.
Quem cumpria a Lei se achava digno, e todo mundo que se acha digno pelo que faz é ingrato, porque não atribui e não dá glória para quem é, de fato, digno dessa glória. Não há nada mais ingrato ou mais gerador de ingratidão do que uma consciência de mérito. Afinal de contas, é uma autogratidão.
Nós não podemos ir para esse lugar de ingratidão, em que só lamentamos, só murmuramos, nesse lugar em que só há falta. Não pertencemos a esse lugar, porque Deus está cuidando de nós dentro de qualquer situação e Ele é digno que agradeçamos, engrandeçamos e glorifiquemos o nome dEle!
Um coração grato vai nos colocar no lugar de equilíbrio, onde não somos vitimistas e nem soberbos.
Lei a parte 1 desta mensagem: https://verbodavida.com/boavista/mensagens/seja-grato
(Texto extraído da ministração do dia 30/07/2023 – Ivanilde Barros)
Ministração completa: https://youtube.com/live/0esEAOkOUXU