Os tessalonicenses andavam preocupados com o último dia, acerca da vinda de Jesus e não se atentavam mais para aquilo que haviam aprendido, para aquilo que já havia sido ensinado a eles. Então, Paulo, em 1 Tessalonicenses 5, lembra que eles são filhos da luz e, por isso, não andavam mais em trevas, que o conhecimento havia chegado para eles, que eles continuassem crendo que Cristo veio para nos salvar e voltará para nos buscar.
Em Juízes, encontramos a história de Jefté que, mesmo afastado de sua família por longos anos, não ficou distraído. Apesar de ter todos os motivos e influências do mundo para ser uma pessoa revoltada, ele não estava ligado às distrações. Ele estava concentrado naquilo que lhe pertencia, naquilo que fazia parte do seu povo. No momento certo, quando ele precisou, Deus agiu a seu favor, pois ele se concentrou naquilo que conhecia a respeito de Deus e no que Deus compartilhou com ele.
Não devemos andar distraídos.
Deus está o tempo todo compartilhando estratégias certas de como devemos proceder diante de cada situação. Porém, nós é que precisamos estar atentos a essas orientações que o Espírito vai nos trazer.
O que precisamos para não andar distraídos? Paulo trouxe algumas instruções para os tessalonicenses.
“Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo”. 1 Tessalonicenses 5:11 (NVI)
Quando congregamos, estamos nos exortando e edificando, lembrando do que já sabemos e aprendendo coisas novas progressivamente, como os Tessalonicenses faziam. As distrações que haviam no tempo de Jefté e dos tessalonicenses estão presentes hoje, porém isso não nos dá o direito de usarmos os atrativos do mundo como desculpa. Esse tempo acabou! O que é atrativo de fato, para nós, é a luz!
Fomos criados para as coisas que são do alto, para a luz, como ficaremos focados nessas coisas se andarmos dispersos, sujeitos às distrações?
As “setas” de Satanás são distrações, são coisas que tiram você do foco original, daquilo que o Senhor já colocou diante de você.
Vejamos alguns propósitos que Deus colocou para a nossa vida, que devemos intencionalmente nos dispor a cumprir para não nos distrairmos. (1 Tessalonicenses 5:16-22)
Alegrem-se sempre – Para não andarmos distraídos, devemos nos alegrar sempre. Aquilo que acontece para tentar roubar a nossa alegria são distrações. Temos a esperança da salvação. A única tristeza válida é a que vai gerar o fruto do arrependimento, que verdadeiramente propõe a mudança real de comportamento.
Orem continuamente – Da hora de acordar até a hora de dormir. Orar é conversar com o nosso Pai que mora e vive dentro do nosso coração. A oração é a melhor forma de desenvolver um relacionamento com o nosso Pai. Não é uma opção, é uma necessidade nossa.
Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus – Dar graças em todas as circunstâncias significa que, apesar das adversidades, nós somos conscientes do que Deus tem para nós e de que todas as coisas cooperam para o nosso bem, pois estamos supridos de todas as formas. Em tudo podemos dar graças, pois temos a fé, o amor, a salvação. É tirar os olhos do que está acontecendo de ruim e voltar os olhos para o que já aconteceu de bom. É andar na contramão do mundo.
Não apaguem o Espírito. Nós temos a luz de Deus em nós. Quando nos distanciamos de Deus, essa luz vai se apagando por falta de oxigênio. O oxigênio que faz brilhar essa luz é a certeza da fé, do amor, da Esperança, da salvação, da nossa alegria… Quando ficamos dispersos, estamos nos sujeitando a coisas ruins. Não permita que conteúdo ruim esteja acessando o seu corpo e a sua mente. Siga o que diz em Romanos 12:2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente…”
Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom – Não despreze nenhuma das profecias, tanto as que estão escritas como as que são diretamente para você. Avalie cada uma das promessas, as que já se cumpriram e as que vão se cumprir, e fique com o que é bom.
Afastem-se de toda forma de mal – Ganância, prostituição, depravação, insubmissão, pagar o mal com o mal são algumas delas. Como se afastar disso? Observando a Palavra do Senhor, observando a profecia que temos ao nosso respeito, as coisas que estão escritas sobre nós, foi o que Jesus fez. Ele observou as Escrituras.
Jesus sabia exatamente quem ele era.
Ele veio para cumprir uma missão, fazer a vontade do seu Pai. A sua vontade é fazer a vontade do seu pai? Não ande distraído. Alegre-se sempre, ore continuamente, não apague o Espírito, não trate com desprezo as profecias, afaste-se de toda forma de mal. Não são opções para serem escolhidas. São proposições para serem cumpridas.
Jefté não se distraiu, Jesus não se distraiu, quem se distraiu foi Satanás, quando considerou que seria igual ou superior a Deus. Não se distraia, pois você é filho de quem não se distrai. Você é fruto de quem não se distrai. Você é uma pessoa que pode andar focada nas coisas do alto.
Mensagem extraída da ministração do dia 11/06/2023 – Ministra Andreza Tavares
https://www.youtube.com/live/7QHOepWX_IU?feature=share