Talvez você conheça muito um texto das escrituras que diz: “Em tudo dai graças”, mas também já percebeu o quanto esse texto é mal interpretado? As pessoas acreditam que devemos agradecer pela desgraça também, mas não é sobre isso.
“Dai graças” é sobre entendermos que devemos estar sempre agradecidos, em qualquer circunstância e apesar dela. É entender que o Senhor é digno que o nosso coração continue no mesmo lugar, que nada nos tire de uma perspectiva do Espírito, e que devemos andar no Espírito, mesmo após uma situação ruim. É sobre como nós olhamos as coisas.
A gratidão é uma sabedoria que vem do alto.
Mostre-me alguém sábio, e eu vou te mostrar alguém grato; mostre-me alguém grato, e eu vou te mostrar alguém sábio. Essa pessoa anda em sabedoria, porque anda em gratidão. A gratidão mantém as portas abertas para coisas maiores. Se você já passou por uma porta aberta por Deus e se manteve grato, uma nova porta vai se abrir logo à frente, porque você guardou o seu coração em gratidão. Coisas maiores virão por meio da gratidão.
Muitas vezes colocamos a nossa perspectiva em coisas futuras e isso é lícito, mas nós precisamos agradecer a Deus pelo que estamos vivendo agora. Devemos celebrar o presente. Não podemos ser ingratos porque algumas circunstâncias nos sobrevieram.
Às vezes, alguns exercícios são necessários para nos mantermos gratos. Não devemos ser gratos só quando queremos, quando dá ou quando estamos com vontade. É uma ordem, “Sejam agradecidos” é uma ordem que está no meio de “Orai sem cessar. (…) Não apagueis o Espírito.” (1Ts. 5:17-19). Então, ser grato, não é menos importante do que orar.
Podemos fazer uma lista de coisas pelas quais somos gratos porque nos aconteceram, mas quando colocamos nessa lista coisas que não nos aconteceram e que também somos gratos por isso, talvez nos tornemos um pouco mais conscientes dos livramentos que o Senhor tem nos dado todos os dias.
Regar com Ação de Graças
Somos alertados pela Bíblia a “regar” com Ação de Graças. Você não rega só quando é semente (regar com ações de graças, aquilo que você já recebeu em fé e crê que vai receber, que vai se manifestar porque é semente), mas também rega aquilo que já nasceu, já está até florescendo e precisa de água para não morrer. Não podemos atribuir a Deus as coisas que só morreram por falta de nossas ações de graças, como pessoas que quando as coisas não dão certo, acreditam que foi Deus que operou, tirou, tomou. Quando, na verdade, a pessoa não regou com ações de graças.
Em Romanos 1:20-21, fala de pessoas que, mesmo com o testemunho da criação, que revela desde o princípio os atributos invisíveis de Deus, obscureceram o coração por desejarem explicações. Os homens lidam com a criação, questionando a existência das coisas. Não é sábio da nossa parte ficarmos perguntando porque as coisas aconteceram e como aconteceram. Se formos por esse caminho, ficaremos obscurecidos no nosso próprio entendimento, como esse tipo de pessoa citado em Romanos.
Então, devemos ficar alertas para não questionarmos os feitos de Deus e para não atribuirmos as coisas boas que acontecem na nossa vida a outra pessoa, outro fator, a outra situação ou a qualquer outra causa que não seja o próprio Deus.
Enquanto perguntamos “Porque isto está acontecendo?”, Deus está querendo se revelar forte no meio da angústia. Mas estamos obscurecidos querendo saber por que aconteceu. Deus tem os seus milagres todos os dias no meio das nossas circunstâncias, mas nós estamos querendo saber por que é que está acontecendo (alegando que não merecíamos ou que não fizemos nada).
Colocar os olhos nas circunstâncias para tentar explicá-las, é isso que os homens que não têm o Senhor tentam fazer o tempo inteiro, explicar as coisas. Não deixe satanás usar isso, criando uma teoria para explicar o porquê de as coisas estarem acontecendo com você. Levante-se, posicione-se, fale com essas circunstâncias, adore e agradeça ao Senhor. Fique alerta para os pequenos milagres que estão acontecendo dentro do milagre. Porque enquanto essa circunstância não se encerra de vez, Deus está trabalhando.
Ser grato pelo que Deus está fazendo vai colocar você em estado de alerta. Você vai ter sempre a consciência de que não está sozinho e não vai perecer no meio da circunstância, porque Deus está fazendo muita coisa. Se você não está conseguindo ver o que Deus está fazendo no meio de uma situação adversa, você precisa abrir os olhos para ser grato a Deus.
Nós não negamos circunstâncias, mas nós sabemos que Deus se faz forte no meio da nossa adversidade. Não é sobre enganarmos a nós mesmos, é sobre colocar os nossos olhos nAquele que está fazendo o que Ele prometeu que faria.
Se formos ingratos, estamos indiretamente dizendo que Deus deveria fazer mais coisas do que ele está fazendo.
Em Colossenses 3:17, fala que devemos agradecer por Jesus. Nós precisamos agradecer a Deus por ter enviado Jesus. Então, quando uma circunstância ou uma falta se abater sobre você, lembre-se de Romanos 8:32 “Aquele que não nos negou Jesus, o próprio filho, mas o entregou por todos nós, não nos daria juntamente com ele todas as coisas?”. Jesus é mais do que suficiente, porque nEle foram nos dadas todas as coisas! Então, para quem foi dado todas as coisas, nada falta! Olhe com um olhar de gratidão para tudo que você tem, porque Cristo nos foi dado e nEle todas as coisas estão acessíveis.
(Texto extraído da ministração do dia 30/07/2023 – Ivanilde Barros)
Ministração completa: https://youtube.com/live/0esEAOkOUXU