por Policarpo Brito
*Integrante da equipe ministerial
Em Gênesis 2.18-24, Vemos o princípio da raça humana, e Deus é um Deus de princípios, ele espera que vejamos e seguimos os seus princípios para consequentemente desfrutar das bênçãos contidas nos princípios.
Deus criou o homem e gerou relacionamento, além de povoar o Éden com plantas e animais, Ele preparou todo um lugar belo onde visitava e se relacionava com homem, e o fez conforme a sua imagem e semelhança, na viração do dia. Depois o próprio Deus percebeu que esse homem precisava de uma companheira, uma companhia para ele. Deus trás a mulher ao homem para que houvesse uma continuidade. O homem quebrou a cadeia de obediência mas não quebrou o projeto. Deus é quem nos chama ao relacionamento.
Nós vemos Jesus Cristo iniciando seu ministério em um casamento, sua primeira realização de milagres foi a transformação de água em vinho, naquela época faltar era uma vergonha pois o vinho representava alegria, felicidade, satisfação e abundância. E a falta do vinho naquele casamento seria uma vergonha.
Não devemos usar a Palavra como desculpa para justificar o nosso pecado, existem coisas que não convém à nossa vida cristã. Se existe algo que possa cortar nosso relacionamento com Deus ou com nossa família devemos abandonar. Agindo com sinceridade com Deus, nos aproximando dele e crendo que Ele existe. E não perder nosso relacionamento com Deus e nossa família por causa do pecado. Deus forma casais, família foi um projeto maravilhoso criado por Deus e não podemos deixar que pecados destruam nossos relacionamentos.
Mateus 19.6 diz: De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Deus estava no no jardim mas o coração de Adão estava contaminado pelo pecado e ele não percebeu a presença de Deus, a cobiça atraiu o ser humano, ao desejar o fruto, a desobediência trouxe danos como consequência. Deus preza princípios e quando ele se aliança com a humanidade ele estava mostrando que somos importantes.
O marido deve ouvir os conselhos de sua esposa, a esposa sábia dá bons conselhos, Deus nos mostra lições que não devemos descartar, o primeiro pecado de Adão foi omissão, não fazer nada diante da situação. Nós homens não devemos ser omissos, é nosso dever ensinar os princípios aplicando a Palavra dentro de sua casa. Outra coisa foi que Adão fugiu da responsabilidade, a ordem foi lhe dada e quando Deus o chama ele fugiu a ordem foi começada por ele.
Nosso Deus é um Deus de recomeços e quando estamos em Cristo nem do nosso passado Ele não se lembra mais. Nós mulheres devemos ser submissas aos nossos maridos. Os maridos devem cultivar o relacionamento sendo humilde e adubando a sua esposa, sendo fornecedor de nutrientes a sua esposa, a ponto de considerar o que sua esposa diz, assim como as esposas. Aquilo que estamos praticando, para o bem ou para o mal, estão nos observando. Devemos procurar fazer o certo pois certamente teremos quem nos copie.