Vamos falar sobre a visão correta para nossa casa: a família na Palavra. “As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?” (Malaquias 3.13-14).
“Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome” (Malaquias 3.16).
Existe um livro escrito na presença do Todo Poderoso. Ele tem o meu nome e o seu também. Sinto que existe uma opressão sobre muitas famílias e eu mesmo já me perguntei se valia a pena perseverar no Caminho. É neste momento que precisamos lembrar: existe um livro. Os nossos nomes estão ali o tempo inteiro.
Se ainda não aconteceu algo em sua vida, é porque você precisa tomar a decisão de servir verdadeiramente ao Senhor. Sei que isso não é fácil. Quando eu me converti, não tinha o conhecimento que tenho hoje. Precisei me esforçar. Precisei vir aqui como quem vai à academia. Quando você chega em um lugar como aquele, o personal pergunta quais músculos você quer desenvolver e qual o objetivo que você tem. Então, cada um decide o que melhorar em seu corpo.
A visão correta para a família
O que você tem decidido sobre a sua família? Qual visão você agarrou para governar o seu lar? Como está a unidade em sua casa? As decisões são todas tomadas por você. Deus está conosco para pegar junto e nos ajudar.
O nosso Pai já fez o que podia de melhor por nossos lares: Ele nos deu Jesus. Quem aponta são as pessoas, mas Deus está disponível para instruir e apontar o caminho certo. Ele ensina a conquistar o seu marido, a sua esposa e os seus filhos. Ele está sempre disponível para lhe ajudar. Basta você tomar uma decisão.
Estou experimentando algo sobrenatural em minha casa. Não há explicações para o que estou experimentando. Vejo que vale a pena servir ao Senhor e não troco Ele por nada. Mas é interessante que, na Bíblia, o livro de Josué nos recomenda meditar na Palavra dia e noite com a seguinte expressão: “Se esforce…”. Isso me diz que andar no Caminho de Deus requer esforço e dedicação.
Quem é homem, entende essa realidade muito bem. Se você joga futebol e interrompe o exercício, percebe a diferença quando tenta retomar: o peso da bola, a sua musculatura…Tudo causa estranheza, parece que você nem sabe mais chutar. Mas se você é constante em todo final de semana, adquire o ritmo.
Família na Palavra
Se você lê e estuda sempre a Palavra, você consegue pegar o ritmo. Consegue mergulhar nela e, aos poucos, percebe as Escrituras se tornando um hábito para você. Isso é benefício para a sua casa e para a sua família. A Palavra é remédio e não há efeito colateral.
Quer uma solução para a sua casa? Está na Palavra. Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Você pode ter bons amigos, mas ninguém é como Deus. Todo mundo parece ter uma opinião e uma solução para a sua vida, mas será que estão apontando o caminho certo? A verdade está unicamente no Senhor.
É interessante observar que, ao construir a Torre de Babel, o grande erro das pessoas foi o de querer fama. Enquanto estavam unidos, tudo ia bem. Nós precisamos estar em unidade para sermos testemunhas do Evangelho. A nossa batalha não é contra outras famílias, não é contra outras pessoas, mas contra o diabo.
“Fabrício, mas eu me converti e tudo apertou!”. Lógico que apertou, pois o diabo perdeu você e quer te tomar de volta. Mostra coisas bonitas e facilidades. Mas Deus só tem “sim” e “não”. Se Ele aponta um caminho, Ele se responsabiliza. Ainda que o caminho seja duro e tortuoso. Se é o caminho apontado por Deus, saiba que – mesmo com dificuldades – ainda é a melhor opção.
Adoração em família
“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (II Timóteo 1.5).
Não são poucas as famílias que conversam conosco. Elas lamentam o passado que tiveram e os infortúnios pelos quais passaram. Nem todo mundo teve uma avó como a de Timóteo ou uma mãe que desde o ventre consagrava o filho. Nem todo mundo teve esses referenciais de fé para trazer à memória.
Muitas pessoas, ao trazerem o passado à tona, trazem falta de perdão, más lembranças e tristeza. São pessoas que se lamentam e gostariam de ter tido uma história diferente. Isso prejudica um casamento? Sim! Se você não se fortalece individualmente, não conseguirá fortalecer um matrimônio. Jeremias 1.4-5, nos ensina que antes de sermos formados no ventre das nossas mães, já éramos santificados por Deus.
Talvez você não tenha boas memórias dos seus familiares, talvez você não teve uma mãe te bendizendo, mas antes mesmo de você ter a sua mãe e seu pai, Deus já havia lhe chamado. Antes de qualquer má lembrança, antes de qualquer trauma, você já era bendito e chamado pelo Senhor.
Se posicione na Palavra
É por isso que a sua trajetória não se limita ao seu passado. A sua jornada está conectada com o propósito que Deus tem para a sua vida. Quem olha para a minha família e meu casamento, pensa que eu vim de um lar cristão, mas os meus pais se converteram quando eu tinha 50 anos. A minha trajetória não é como muitos pensam.
A Palavra de Deus nos diz que o Senhor não tem nada a ver com o príncipe deste mundo. Você não chegou aqui a convite de Satanás. Antes de qualquer coisa, Deus já havia lhe chamado. Estar aqui, dedicar o seu tempo a congregar, isso tudo é um chamado. Nós não fomos chamados para o álcool, para a prostituição, para as festas e falsas alegrias. Fomos chamados para sermos adoradores.
Não há nada que a criatura ofereça que o Criador não supere. Satanás tenta trazer medo às famílias e muitas estão aprisionadas debaixo deste jugo. Mas Deus tem muito mais para nós. N’Ele somos livres e as nossas famílias são libertas também.
*Trechos da ministração do dia 17 de maio de 2023, no Culto da Família.