por Luiz Cortez
*Integrante da Secretaria de Evangelismo do Verbo Sede
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida'” (João 8.12).
Jesus é a luz verdadeira. Cristo ilumina toda pessoa que ouve o seu Evangelho, concedendo certa medida de compreensão e graça para que sejam livres para escolher ou rejeitar a sua mensagem. Além da luz de Cristo, não há outro caminho pelo qual nós podemos conhecer a verdade.
O Evangelho não é uma religião e não é frequentar cultos, mas é uma forma de vida para ser praticada continuamente, ou seja, a cada minuto e segundo. Luz não é lamparina. Você é a luz. Ainda que a sua performance não esteja tão equilibrada, mas você conhece o seu coração, sabe quem você é. E você não engana a Deus, ou melhor, ninguém engana a Deus. Ser luz tem que ser real. É algo natural que sai de dentro de você e afeta as trevas.
O mundo está em trevas, as eleições não vão melhorar as coisas. Orem pela conversão dos políticos. Seja você como Jesus foi para Nicodemos, porque apenas o evangelho produz o senhorio de Jesus de forma visível e é por isso que vocês são chamados de luz.
“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz” (Efésios 5.8).
A tua vida produzindo testemunho de cristao. Você é filho! Acredite nisso! A palavra é a verdade. Portanto, maridos, aprendam a andar na luz dentro de sua casa. Você é o cabeça de sua mulher. Por você ser o cabeça, não quer dizer que você está em grau superior, porque a sua mulher tem importância. Ela é a sua ajudadora. Deus conhece o seu coração, você precisa ser luz.
Ser luz do mundo é ser certo, correto e justo. Jesus é justo. Filhos de Jesus têm que ser justos.
A igreja precisa do seu brilho. A identificação da igreja está um pouco perdida. Jesus está voltando. E, se Ele está voltando, vai haver o tribunal. Então, hoje é dia de salvação.
Cuide de você mesmo! Você que está levando o Evangelho meio devagar, se arrependa e dê testemunho. Vamos trabalhar, vamos ser fiéis, vamos ler a Bíblia.
A família é a base do evangelho. A rua onde você mora precisa da luz.
Dessa forma, ser luz do mundo é prática, é brilho de vida. Seu vizinho tem que saber que você é luz, o da direita e o da esquerda. Observe como você fala com a sua mulher. Seja exemplo para os seus filhos. Seja um marido correto pra mãe deles.
Tudo é luz. Seja luz na sua casa, para sua esposa. Seja luz na hora que você paga as suas contas. Sua esposa merece que você seja feliz com ela no final de semana. Minha irmã, tenha equilíbrio e seja a luz. Ambos têm que ser luz. Saia do culto e pratique lá fora.
Sempre tem homens de Deus falando a verdade. E o que isso tem causado na tua vida? A igreja é lugar de conserto. Deus ama você. Ele planejou todas as coisas para você. Ele tem dado a saúde que você precisa para desenvolver a sua luz.
O Evangelho é produzir discípulos em qualquer lugar. Jesus foi a luz do mundo e a duplicou para a gente brilhar. Você é um ser espiritual.
O que leva para o Céu é você ter nascido de novo, se arrepender e seguir o caminho correto. Olhe para as Escrituras e você aprenderá como é a vida do cristão. Obedeça a Palavra! Ela diz: “Ide e pregai o Evangelho” (Marcos 16.15). A quem? A todos. Para quê? Para ser luz onde você estiver. Isso vai ser cobrado de todos.
Então, evangelismo lá fora não é caso de evangelista. É obediência ao Senhor e, ainda, se você souber que algum irmão está tirando férias do Evangelho, avise que ele está no caminho de morte e que precisa se arrepender.
Se você pecou, peça perdão a Deus e ao próximo!
*Trechos da mensagem do dia 22 de Setembro, no Culto da Família.