por Jannayna Albuquerque
*Integrante da equipe ministerial
“Mimimi” trata-se de uma expressão coloquial, usada para remeter ao choro e também para diminuir a manifestação de alguém, tornando aquilo uma “frescura”. Também significa alguém que está reclamando ou se lamuriando.
Satanás tem criado uma geração que não tem força de decisão para dizer “não” ou se manter firme. Ele tem formado esse tipo de geração para não sustentar pressão. Isso tem acontecido de várias formas, através das escolas, músicas, filmes, desenhos, séries, com o propósito de quando tiver certa idade, o jovem ter pouca estrutura emocional de lidar com as pressões que o próprio Satanás já sabe que estão às portas, pois é ele mesmo que vai trazer essas pressões.
Se ele cria uma geração que não consegue lidar com pressões, essa geração vai ceder, não vai conseguir se manter firme, dizer “não” para o que precisa de “não”, e “sim” para o que precisa de “sim”. Tudo está sendo feito de propósito, pois Satanás é intencional e ele sabe exatamente o que está fazendo e por que está fazendo.
Sobre essa questão de sofrer pressão, ser bombardeado, ter momentos de angústia e de dor, Jesus deixou claro que no mundo teríamos aflições e Ele não disse que seria fácil, mas pediu para mantermos um bom ânimo, porque Ele venceu o mundo (João, 16.33).
Às vezes, não conhecemos o nível da vitória que Jesus conquistou por nós e, por causa disso, não estamos andando totalmente nessa vitória, então quando as tribulações vêm, a gente desanda. Nós precisamos identificar nossas áreas frágeis, o nosso nível emocional e espiritual, reconhecendo o quão longe estamos e onde poderíamos estar.
Arrependa-se e comece a ser diligente com seu crescimento emocional. Nós somos um ser composto por três partes. Você é um espírito que mora dentro de um corpo e você possui uma alma. Tratamos e alimentamos o espírito, que é o mais importante, porque na “hora H” é dele que vai proceder as saídas da vida. Mas você não é só um espírito, pois possui uma alma. Essa alma é composta por emoções, sentimentos, recordações, traumas, tudo que diz respeito à mente humana, e precisamos dar atenção a isso. A área que ignoramos é a área em que Satanás “faz a festa”. Você é um portador da paz!
O que estamos falando não é sobre não sofrer pressões, nem sobre não desfalecer em sua alma. Lidamos com coisas que querem mexer com nossas estruturas interiores, o próprio Jesus passou por isso. Nesses momentos, Ele sabia que precisava de pessoas orando por Ele. Por isso, chamou os discípulos para estarem com Ele orando no momento de angústia (Mateus 26.36).
O próprio Filho de Deus sobreviveu a essa situação e se consagrou para fazer a vontade do Pai. Isso está registrado para sabermos que devemos fazer o mesmo em momentos como esse (Mateus 26:42).
Gênesis 4 narra a história de Caim e Abel. Cada um entregou uma oferta ao Senhor. De Abel, Deus se agradou, porém não se agradou de Caim. Nunca foi sobre a oferta, mas sobre o coração. Abel escolheu dar de suas primícias. A sua oferta é tudo o que você entrega a Deus, inclusive dedicar tempos de oração a Ele e dizer “não” para o que não O agrada.
“Então, lhe disse o Senhor : Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gênesis 4.6,7).
Caim ficou irado sobremaneira, ou seja, ele entrou no nível de ficar com “mimimi” diante da situação. Então, o Senhor falou a Caim, convencendo-o a proceder bem e não fazer uma besteira.
Muita gente se desvia por causa da decepção. A decepção dói e é algo comum de acontecer. Precisamos entender que somos humanos, mas tem gente que se permite decepcionar-se até contra Deus, entrando no pior nível de decepção. Precisamos entender que prestamos conta da nossa fé e chamado. Não vai “colar” se você deixar de fazer a vontade de Deus por causa de decepção, pois ela não dá direito de nos esfriarmos.
Não existe igreja perfeita, nem pessoas perfeitas. Guarde o seu coração, levante a cabeça e caminhe. Se você proceder bem, será aceito por Deus. Seu compromisso é com Ele. Não se importe tanto com o que as pessoas pensam, mas seja cuidadoso também com o que está expondo da sua vida. Não devemos ficar nos comparando ou nos medindo com os outros. Temos a necessidade de ser aceito, mas se não formos aceitos por Deus em algo, devemos decidir proceder bem e Ele nos aceitará. Não se importe em agradar todo mundo, mas em agradar a Deus.
Tem gente que fica chateado com Deus sem motivo. Cuidado com o “mimimi”. Há pessoas querendo chamar a atenção de Deus, se autocomizerando e alimentando-se da própria angústia e tristeza. Nesse momento, não é a verdade que está lhe fazendo companhia. Não vale a pena! Tomo mundo tem a tentação de ser puxado para baixo e para a depressão, mas o Senhor nos aconselha a agir como fortes e não “chutar o pau da barraca”. Coloque força para estar na luz. Você não é filho das trevas e você não precisa sofrer para chamar atenção de Deus. Se fortaleça na verdade!
*Trechos da mensagem do dia 17 de outubro de 2022, no Culto de Jovens.