por João Roberto
*Integrante da equipe ministerial
As situações que passamos até conhecer o Senhor, devem fazer parte do nosso testemunho. Esse é um método para alcançar pessoas. Todos temos um começo, mas quando sabemos responder a isso, ele nos levará a um progresso e uma continuidade. O seu testemunho deve provar que vale a pena permanecer em obediência e consagração ao Senhor.
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1.8).
Ser uma testemunha é você testificar algo que você presenciou. Você tem a responsabilidade de ser verdadeiro. Para ser testemunha, não é necessário nenhuma qualificação, apenas ter presenciado algo. Pelo texto acima, entendemos que ele se refere à testemunha de defesa, em defesa do Evangelho e do propósito. Você se recusaria a ser testemunha de defesa de Jesus?
Quando testemunhamos o Evangelho, estamos testemunhando aquilo que foi bom. Porque toda boa dádiva e todo dom perfeito vem de Deus (Tiago 1.17). Ele alcançou você e tem sido bom. Ser testemunha é compartilhar isso!
“Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: ‘Porque não sou mão, não pertenço ao corpo’, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: ‘Porque não sou olho, não pertenço ao corpo’, nem por isso deixa de fazer parte do corpo” (I Coríntios 12.13-16).
Quando testemunhamos e evangelizamos estamos sendo um instrumento de Deus para levar pessoas a uma solução eterna. Fomos chamados e favorecidos para isso. Os nossos dons são diferentes. Não compare os dons que Deus lhe deu com os de outra pessoa. Você tem um dom que é útil e mantenha o foco nisso. Todas as partes do corpo são importantes!
“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (II Coríntios 5.18-20).
Deus nos levantou como ministros. Ele quer falar através de você. O Senhor nos confiou o ministério da conciliação. Não podemos deixar de corresponder a essa responsabilidade. Deus nos entregou a Palavra da reconciliação.
“Como se Deus rogasse por nosso intermédio”. Isso significa que, Ele irá colocar palavras em sua boca. Não precisa sentir Deus usar você para deixar que Ele use. O mover é pela fé, e a fé é uma convicção que não precisa nos deixar eletrizados. Deus quer fazer algo através de você. Você simplesmente dá abertura. Isso é suficiente para que a inspiração e ajuda de Deus venha sobre você, sob a qual você percebe algo além da sua capacidade.
“Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica” (II Coríntios 3.6).
Não tenha medo! Você está habilitado para ser ministro do Espírito. Você irá evangelizar por inspiração. O Espírito lhe dará sabedoria para falar o que for preciso. Esse é um poder que opera resultados, independente dos sentimentos e emoções. Há um poder disponível para testemunhar. Você estará preparado! Deus tem um poder específico para você ser uma testemunha. Você é responsável por isso, e foi reconhecido como ministro do Espírito. Você já tem essa função disponível, agora só precisa ativá-la!
*Trechos da mensagem do dia 19 de novembro de 2022, no Culto dos Jovens.