Líder do Departamento de Música
Precisamos compreender o propósito do ministério de música. A primeira coisa que você precisa saber para entender o seu chamado, é o porquê do seu coração queimar por aquilo e assim virá o fluir na música.
Jesus é o motivo do nosso serviço e adoração. O seu dom é apenas uma ferramenta para que a voz de Deus seja comunicada ao coração das pessoas.
Se desenvolva no seu chamado. Ninguém nasce pronto. Tenha um coração submisso para que quando a informação que vai lapidar você chegar, você esteja pronto para acatar essas correções.
Não brinque com a unção e com o nome de Deus. O seu dom não é mais importante que a Palavra d’Ele. Não ame mais a música do que você ama ao Senhor e não se prepare para servir apenas no dia da sua escala. O Senhor gera expectativa no coração d’Ele para o que vai acontecer ao longo de uma ministração.
1. Esteja conectado com o Espírito
O que nós fazemos na igreja é absolutamente espiritual. Existe uma barreira na mente das pessoas, que a música é capaz de ultrapassar. Muitas vezes, o maior questionamento dos músicos é: “Por que a Igreja não está acompanhando o fluir da adoração?”. Muitas vezes, estamos utilizando de ferramentas naturais para realizar coisas espirituais. A música não pode ser apenas um causador de sensações humanas, ela deve causar transformações.
Aquilo que cantamos deve ser uma verdade absoluta em nosso coração. As músicas que cantamos devem ser verdade para nós. Não somos robôs cumprindo escalas. Não torne aquilo que é sagrado, algo mecânico!
2. Extraia as profundezas das canções
Traga de volta ao seu coração o temor e a consciência daquilo que o Senhor tem confiado a você. Não faça do cantar apenas uma apresentação. Ouça as canções e receba a unção. Se identifique com o que você ministra. Cantar as coisas sem compreender o que elas significam, é como ministrar a Palavra sem ter estudado a temática da mesma.
Estude versículos que embasam as canções que você está cantando. Você precisa ministrar a Palavra enquanto ministra louvor. Seja proposital e assertivo. Se pergunte: “O que o Senhor quer dizer?”; “O que Ele quer causar nas pessoas?”; “Como Ele quer agir?”; “Ele quer conduzir as pessoas para onde?”.
3. Seja contagiante
Se você for guiado pelo Espírito, as coisas irão acontecer. Precisamos ter o nosso coração e corpo alinhados com aquilo que ministramos. Tenha autoridade sobre aquilo que faz. Deus tem um chamado para você. Quando Ele o chama, Ele se responsabiliza por dar a capacidade de cumprir a missão que Ele o entregou. Gere no Espírito o que Ele colocar em seu coração para realizar.
O momento de louvor é uma construção. Tenha paciência com as pessoas. Faça o povo desejar adorar ao Senhor. Traga às pessoas a consciência de adoração. Se aprofunde na presença, enquanto ministra a Deus e ao coração das pessoas. Se você considerar o espírito e for guiado, certamente, você será assertivo na ministração do período de música.
4. Se divirta!
Lembre-se! Se o serviço ao Senhor não está sendo divertido, algo dentro de você deve ser ajustado. Não podemos passar a vida cumprindo escalas sem sermos internacionais, nosso serviço será frustrado. O Senhor é bom, excelente e amoroso. Somos imagem d’Ele e servimos a Ele. Vamos entregarmos o nosso melhor também!
*Trechos da ministração do dia 22 de abril de 2023, na Conferência de Música e Mídia.
Leia mais sobre como foi este evento!