A paternidade vai muito além de uma ligação sanguínea. Ela vem de um legado, uma influência que você deixa para seus filhos.
O legado é construído por dentro, ou seja, dentro de nossos filhos.
Deus tem interesse em revelar para cada um de nós Sua paternidade, pois Ele é o Pai das luzes. De acordo com a Bíblia, você e eu temos um pai 100% bom.
“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem” (Salmos 103.13).
O que a ausência da paternidade pode provocar?
- Transtornos psicológicos e emocionais;
- Filhos agressividade e insegurança;
- Dificuldade de distinguir limites e regras de convivência;
- Envolvimento com a delinquência;
- Problemas de orientação sexual.
Você sabia que, como pais, eu e você devemos ser uma boa influência na vida de nossos filhos?
Isso não é apenas para os pais que são divorciados, pois existem crianças que têm pais e, mesmo assim, os pais se mostram ausentes estando dentro de casa, dando até mais importância ao celular do que aos filhos.
Não queira ser um sucesso lá fora e não ser um sucesso dentro da própria casa. Temos o exemplo do rei Davi. Ele foi um sucesso como rei, foi um sucesso nas guerras; foi o homem segundo coração de Deus, porém, como pai, ele foi um fracasso. Podemos ver isso quando lemos na Bíblia todos os danos que seus filhos causaram.
“Não existe um sucesso que compense um fracasso de um lar” (Benjamim Disraeli).
“Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Irei eu a chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. E foi-se a moça e chamou a mãe do menino. Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino e criou-o” (Êxodo 2.7-9).
Não terceirize a responsabilidade
Para as mulheres, não se deixem influenciar pelas coisas do mundo, saiba que existe uma recompensa da parte de Deus para que você se dedique aos seus filhos. Não veja como problema não trabalhar para educar seus filhos. Assim com Joquebede (mãe de Moisés), você também pode receber provisão de Deus para criar seu próprio filho.
Somos responsáveis por dar uma educação cristã aos nossos filhos. Não terceirize a responsabilidade da educação dos filhos para a escola ou igreja, pois isso é responsabilidade dos pais. “Precisamos chegar primeiro que o diabo na vida de nossos filhos”.
“Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei” (Hebreus 11.23).
Vemos nesse versículo a importância dos pais na vida de Moisés. Quero trazer o senso de sua paternidade. Quais comportamentos seus filhos estão tendo? O que os seus filhos têm falado? Em Mateus 4.6, vemos que o diabo tentou distorcer a paternidade de Deus em Jesus, e o diabo tem tentado fazer isso até hoje. Então, veja sua paternidade como privilégio que Deus lhe deu.
“Disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra” (Mateus 4.6).
Um importante conselho para você hoje: queira estar mais presente na vida dos seus filhos do que dar presentes, pois nada substitui a presença. Não se preocupe em dar uma herança aos filhos, comprometa-se em deixar um legado. A promoção dos nossos filhos só se dará quando percebermos que existe uma relevância em nossa paternidade, pois eles multiplicarão o que deixarmos neles.
*Trechos da ministração do dia 13 de agosto de 2023, na Escola de Pais