Você precisa saber que a missão da Igreja continua nos dias de hoje.
“E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados como Espírito Santo, não muito depois destes dias. Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos” (Atos 1.4-9).
O contexto aqui é que estão todos reunidos. Então, Jesus está dizendo aqui: “Fiquem reunidos até que venham a vocês o Espírito Santo e sejam testemunhas”. A palavra testemunha significa levar evidências. Você é testemunha de Jesus?
“De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2.2-4).
Eles foram cheios do Espírito Santo, mas existe um propósito para estar cheio do Espírito Santo: evangelizar efetivamente as almas perdidas. O dia de Pentecostes não foi só um dia para resgatar almas perdidas, mas ele também é válido hoje. Você deve conhecer o contexto do dia de Pentecostes. Naquele dia, eles se reuniram e falaram na língua nativa daquelas pessoas que estavam ali. Alguns disseram: “Esta hora estão embriagados”. Mas eles estavam cheios do Espírito Santo. E quem se levanta? Pedro! Aquele que negou Jesus, que sempre se movia na emoção, mas se levantou em ousadia para falar em nome de Jesus.
E isso causava uma discussão muito grande, pois todas as vezes que os apóstolos falavam sobre a ressurreição de Jesus, eles causavam confronto, pois incomodavam os religiosos. E quando Pedro começa a pregar:
“Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2.37-41).
Algumas pessoas pensam que isso ficou apenas no livro de Atos, mas continua hoje em dia. A promessa do Espírito Santo é para todos! Naquele contexto, todos os que aceitavam Jesus já eram batizados pelo Espírito Santo. É necessário para o cristão ser batizado no Espírito Santo, pois a evidência do seu novo nascimento é o batismo.
“Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos” (Atos 2.43).
O Evangelho não é de evidências vazias, tem que ter evidência do poder. Pode ser que você ainda não tenha tanta ousadia, mas eu declaro isso chegando para que você possa evangelizar. Fale de Jesus para as pessoas, daquele que tem mudado a sua vida. Ele o tirou do reino das trevas para a luz.
“Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus” (Atos 3.1-8).
Pedro e João davam primeiro o sobrenatural. Você deve ajudar as pessoas? Sim. Mas primeiro você deve dar a eternidade espiritual, pois a comida, as posses vão acabar, mas a salvação, não. Quantas pessoas que estão ao seu redor precisam de Jesus? No seu trabalho, na sua casa…
Eu e você somos a continuidade do livro de Atos.
“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus” (Atos 4.13).
Homens que não tinham faculdade, que eram considerados iletrados, estavam pregando a Palavra de Jesus. Eu e você não temos desculpa, porque a unção capacita. Existe uma graça para nos favorecer, que nos dá estratégias para ganhar vidas.
Devido a morte de Estevão, os discípulos se espalharam, incluindo Filipe. Ele foi escolhido antes para servir a mesa, mas estava pregando a Palavra:
“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade” (Atos 8.4-8).
O chamado que Deus tinha dado a ele estava crescendo e ele estava pregando em Samaria. Deus quer que você avance para alcançar pessoas. Não tem como forjar o dom de Deus. Só recebe presente de Deus quem está em linha com a Palavra, correndo a carreira.
“Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, Estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia” (Atos 8.26-40).
Ele estava vivendo o avivamento e Deus o mandou para uma rua vazia. Isso diz muita coisa!
Filipe saiu de uma multidão para uma pessoa. Os céus se alegram quando uma alma é alcançada por Jesus. Você vai crescendo espiritualmente quando é fiel ao Senhor.
Quando alguém persegue você, está perseguindo Jesus, portanto, quem justifica é Ele. Você está pronto? Pois Jesus está voltando, e a vida dessas pessoas devem ser transformadas. Pedro era inculto, mas Paulo era cheio de títulos. Mas em Filipenses, Paulo fala que isso, para ele, é invalido se ele não conhecer a Cristo. Ei, a gente não está vivendo esse tipo de perseguição, mas estamos acomodados a ficar apenas ouvindo a Palavra de Deus, mas precisamos sair dessa posição. É necessário propagar a Palavra de Deus. Mova-se!
Temos cruzadas, projetos sociais, tantas oportunidades de fazer parte. Nós não temos desculpa para não falar de Jesus. “Mas Cássio, eu não tenho tempo”. Lembre-se que estaremos face a face com o Senhor e Ele irá lhe perguntar: “O que fizeste com os talentos que te dei?”.
Ei, eu e você precisamos falar de Jesus para as pessoas. Elas precisam alcançar a eternidade. Precisamos pregar esse Deus “desconhecido”. E eu declaro estratégias da parte de d’Ele para você fazer isso. Pode ser que alguém zombe da sua fé, da sua crença, mas maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
*Trechos da ministração do dia 11 de junho de 2023, na Escola Dominical.