“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz […]. Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6.13-15,18).
Meditando sobre esse texto e a armadura que Paulo citou na analogia, eu fiquei imaginando os soldados. Se você ler sobre histórias antigas, identificará que ficava um soldado para dar suporte na linha de frente durante as guerras. No Antigo Testamento, esses soldados pegavam os despojos como recompensa quando as batalhas acabavam. Quantos sabem que, nas batalhas, é necessário que o soldado mantenha sempre a armadura e as ferramentas amoladas?
O ferreiro tem a missão de preparar as armaduras. Depois de falar sobre isso, Paulo trata do tema oração, no versículo 18. Eu fiquei meditando sobre isso, o que me levou ao verso: “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Provérbios 27.17).
O ferreiro tem essa missão, de afiar as espadas. Quem é amigo do Espírito Santo? Pois o Espírito Santo é quem afia você para prepará-lo para o que Deus tem como Seu propósito. Quando eu e você estamos orando em línguas, no Espírito, nós estamos nos afiando, nos preparando para sermos eficazes naquilo que Deus nos chamou para fazer.
“Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito” (Eclesiastes 10.10).
Eu creio que Deus quer afiá-lo, prepará-lo para que você continue correndo a carreira que Ele tem para você. Ei, trabalhar com um machado não afiado ou sem corte exige muito mais esforço!
Há pessoas que têm achado o fardo muito pesado, porque não estão se afiando. Você precisa orar, afiar-se no Espírito, pois isso é sabedoria. Deus não quer que você passe um tempo num mesmo lugar, cansativo e que esteja levando você a desistir. A vontade de Deus é que você seja eficaz em tudo o que Ele o chamou para fazer.
E se você tem o Espírito Santo, como seu ajudador, como seu amigo, você deve ter uma vida de oração, afiada com o Espírito. Muitas vezes, você vai ser confrontado pelo Espírito para ser eficaz. Muitas vezes, vai parecer: “Por que estou passando por isso?” O Espírito Santo conhece muito bem o que tem preparado para você. E quando você se afia no Espírito Santo, você se prepara n’Ele.
Como é importante termos esse tempo de oração com o Espírito. Este é um ambiente propício para afiar a sua mente. Orar em línguas vai trazer à sua mente a coisa certa e o levar a agir com sabedoria.
Esse é um momento para você colocar mais lenha na fogueira, um lugar propício para deixar a sua vida bem alinhada com o Espírito Santo. E as coisas vão acontecer mais rapidamente na sua vida. Se você não está orando, você está fazendo na força do seu braço, e a probabilidade de desistir é mais alta, pois será mais difícil. Mas se você se coloca diante do Espírito Santo, as coisas serão mais leves.
Deus está querendo alinhá-lo, afiá-lo para o chamado que Ele o entregou. E eu não estou falando apenas dos 5 dons ministeriais. Você pode ser eficaz onde você está atuando. Seja aqui, seja na faculdade, seja nos dons, etc. E as pessoas vão perguntar: “Como você conseguiu isso?”. E você vai responder que foi pelo Espírito Santo, pois Ele habita dentro de nós.
*Trechos da mensagem do dia 14 de agosto de 2023, no Culto de Oração.