“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias.
Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus” (Mateus 17.1-8).
Essa é uma história intrigante a qual eu tenho meditado a muito tempo, pois algumas interpretações a tem tirado de contexto. Que história interessante! Que experiência Pedro, João e Tiago tiveram aqui! Você não queria estar aqui? Pois eu queria! Foi uma manifestação sobrenatural, divina. Pedro ficou tão impressionado que ele queria ficar lá. Só que quando ele expressou o seu desejo por meio de palavras, a voz do pai foi ouvida a respeito de Jesus. E o mesmo texto foi falado quando Jesus foi batizado, mas teve um acréscimo: E a Ele ouvi!
Pedro estava maravilhado com o que ele estava experimentando, e eu acredito com o que ele estava sentindo que ele queria aquilo pra sempre e Deus disse: Você vai ter!
Quando você ouvir, você vai ter experiências como essas. Em outras palavras, Jesus estava dizendo a Pedro que: A experiência que você teve comigo, você vai ter todos os dias!
E pensando sobre isso, eu meditei como a gente desperdiça tempo de desfrutar dessas coisas, quanto tempo temos desfrutado dessa presença? Essa presença do Espírito Santo em nós, ela deve ser considerada, valorizada. Ele não é mal educado como a gente aprendeu no D.I. Ele não entra sem dar sinal, Ele não se intromete, Ele precisa ser buscado, mesmo estando dentro de você. Ele precisa da tua atenção, do teu foco.
Essa experiência tão boa que eles tiveram foi em um lugar separado. Não foi todo mundo. Talvez os 3 que tinham mais fome, é uma sugestão. Ou os três que mais tinham intimidade. Eu aprendi que Deus não faz acepção de pessoas, está disponível. Mas depende da nossa busca. Ele diz: “Buscar Me-eis e me achareis, se procurar vai achar”. Mas existe uma iniciativa que é nossa: Busca, chamar, bater. A moral quem dá é a gente. Cada segundo que você der é precioso. E eu acho que essa é uma noite para ficar mais famintos da presença de Deus.
Se você já experimentou momentos particulares da presença de Deus, você teve essa mesma reação de Pedro: Como é bom estar aqui. Se é bom, porque não experimentamos sempre? Eu não quero ficar com saudade. E tem gente aqui que está com saudade, e eu não estou te condenando, eu estou te dizendo que: É melhor ficar com a melhor parte!
Eu queria que você abrisse em:
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao Senhor , e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor . Ouve, Senhor , a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me. Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor , a tua presença” (Salmos 27.1-8).
Davi ansiava, anelava pelo que eu e você temos: Desfrutarmos todos os dias da presença d’Ele. O congregar é importante, mas essa aqui não é a casa de Deus, quando eu e você saímos, Deus sai com a gente. Esses ajuntamentos são importantes, para que eu e você possamos em cada um com sua particularidade desfrutar da unção coletiva. Contudo, precisamos desfrutar da unção individual todos os dias.
Eu não sei se você já experimentou viajar para outro lugar e pensar: Eu moraria aqui fácil, fácil. Sabe irmãos, eu já viajei para vários lugares, mas não tem lugar nesse mundo que me atraia mais do que estar no meu quarto ou na minha rede me colocando na presença de Deus.
Você precisa desfrutar dela todos os dias, buscando, se rendendo, orando diante da palavra, orando em outras línguas. Todo ser humano anseia pelo sobrenatural, pois nada te marca mais do que isso. Você não consegue colocar em palavras a experiência que você teve, e você pode ter a qualquer hora. Deus vai te deixar faminto esta noite!
Porque tem tanta gente vivendo ansioso, estressado, em preocupação? Falta da presença de Deus. Pois, quando você desfruta dessa presença, não há lugar pro medo. E eu não to desprezando o que você está sentindo, mas estou supervalorizando a presença de Deus, pois com ela não tem espaço para essas outras coisas. Quando nos rendemos a presença de Deus, você coloca os seus pensamentos n’Ele, e você começa a orar e buscar e não ver o tempo passar… Esquece até onde está.
Tem pessoas aqui precisando voltar ao primeiro amor, a voltar a acordar de madrugada só pra voltar a essa presença. Mas porque de madrugada? Porque a fila de oração é menor? É porque de madrugada é o horário que tua carne menos quer, ela quer dormir…
Em qualquer lugar a gente pode oferecer este sacrifício. Nem sempre, ou melhor, nunca a tua carne terá vontade. Mas você vai ter que sacrificar ela, teu corpo, cantando, salmodiando, agradecendo ao Senhor. É assim que se desfruta da presença, se enche do Espirito e vai se esvaziando das coisas naturais, vai entrando em outra dimensão e daqui a pouco está como Pedro: Quero sair mais não.
Sabe irmãos, todos nós, só se você estiver com sua consciência muito insensível, experimentamos isso em algum momento do dia: Me busca, pega sua bíblia. Eu gosto com esta na bíblia: “Quando o meu coração sussurra, busco Deus com todo o meu ser”. Se a gente parar e renunciar a nossa carne um pouco, a gente vai perceber essa fome, essa sede e isso é tão intenso. Paulo diz: “Como uma criança recém nascida, tenho fome da tua presença”. E de criança eu entendo nesses últimos 4 anos. Temos que ter essa fome, pois é questão de sobrevivência.
Se a gente alimentasse o nosso Espírito na mesma intensidade que alimentamos o nosso corpo, como estaremos? E eu não estou aqui para chorar o leite derramado, mas para se dedicar, se comprometer daqui pra frente e dizer: Senhor quero experimentar mais do sobrenatural, da tua presença…
“Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor ; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente” (Salmos 84.1-4).
Essa é uma noite de restauração, pois os dias de maiores experiências com Deus não ficaram no passado, mas estão te aguardando. Esse lugar de permanência, de continuidade é a presença. Esse é o meu lugar, foi pra isso que eu nasci. Você precisa dessa experiência. Você vai ter um pouquinho dela essa noite, mas você precisa dela todo dia na sua casa.
“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmos 84:10).
Sabe, quando você desfruta dessa presença, as tentações vão se perder para você. Sabe, você tem sido tentado em algumas coisas: Falta de presença. Quando você desfruta da presença, você não vai ter carência nem espiritual nem natural. Tem pessoas aqui que estão carentes, e você estava se lamentando sobre isso e usava isso como justificativa para ceder em algumas coisas. Mas, não é isso que Deus tem para você.
Sabe irmãos, posso até dizer que minutos vale mais do que um dia todo em qualquer lugar que você sonhar experimentar, não vai te dar a vida que só a presença de Deus pode te dar. Sabe, quando você se agrada d’Ele, Ele realiza os desejos do teu coração.
Eu quero terminar lendo:
“Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (Êxodo 33.14).
Como Moisés fala aqui: “É disso que eu e você precisamos”. Se você não está lá, eu não quero ir ou não quero desfrutar dessa presença.
“Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?” (Êxodo 33.15,16).
Você precisa pegar isso essa noite: O que vai fazer a diferença na sua vida é a presença de Deus. Você tem um privilégio que pode te fazer destaque no que você faz: A presença de Deus! Quando você desfruta dessa presença, você sai diferente. É como alguém que se expõe ao sol quando vai à praia. A presença de Deus vai deixar marcas em você, vai te deixar diferente e as pessoas vão perceber isso, e essas marcas são a presença de Deus em sua vida.
*Trechos da mensagem do dia 19 de maio de 2023, no Culto do Espírito.