O serviço que nós desempenhamos quando fomos chamados por Deus está ligado à expansão da igreja.
E isso está conectado com o crescimento que o Senhor quer para cada uma de nós.
Nós temos que crescer e corresponder às expectativas que Deus tem sobre nós.
Nova vida em Cristo
Deus nos chamou. Ele nos tirou de um lugar de trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor. Nós estávamos mortos. Ele encontrou um lamaçal de pecado e nos acolheu quando a Bíblia diz que nós não éramos dignos. Antes de irmos até Deus, Ele veio até nós, mandando Seu Filho para nos salvar, e nos elegeu para essa obra preciosa da ressurreição.
Jesus viveu aqui na terra e isso não é uma historinha que se conta, existem testemunhos oculares que viram Jesus de uma só vez, e nós não podemos nos esquecer que isso não é uma história de jornal antigo, esta é a nossa história. A mão poderosa de Deus nos alcançando.
Esse chamamento de Deus, das trevas para a luz, implica para nós uma nova maneira de viver. Em Tiago fala em 1.21 que devemos deixar de lado a impureza, a maldade e acolher com mansidão a Palavra de Deus. A partir do momento que somos salvos, espera-se de nós, um modo digno de andar e caminhar. Nossa vida é uma grande jornada.
Correspondendo ao chamado
E se há um modo digno, também existe um modo indigno. E se não atentarmos ao modo que a Palavra ensina, estaremos indo contra ao que Deus deseja para nós. Quantos estão desejosos de atender as expectativas de Deus?
Deus deu 100% dos recursos que Ele tinha para nos salvar. E precisamos corresponder a todos esses esforços que Ele fez. Nós não tínhamos uma vida digna para sermos salvos, mas, porque nós somos salvos, precisamos ter uma vida digna.
Você sabe que humildade não é pensar pouco ou ser pobre, mas acreditar e receber aquilo que Deus diz que somos. Se Deus disse, eu acredito. Mansidão não está ligado a um temperamento calmo, lento, mas a ter um coração ensinável. Nós precisamos transmitir o caráter de Cristo com caráter, mansidão e longanimidade.
Deus nos fez diferentes, cada um de nós com as nossas peculiaridades, nos fazendo um Corpo. E foi de uma maneira assombrosamente maravilhosa.
Tem gente que pensa que suportar uns aos outros em amor, é aguentar os outros, mas não é apenas isso. Suportar significa também ser suporte, para que o outro possa crescer. Deus deseja que sejamos um suporte para que outros possam crescer e se desenvolver.
Ele é Pai de todos, não só seu, mas daquela pessoa que você não se agrada tanto. Deus está sobre todos, e em cada um de nós. Ele age por meio de todos. Fica claro que não temos motivos para dividir, pois temos mais razões para unir, agregar, do que para desunir.
Capacitados para toda boa obra
No verso 7 de Efésios 4, Paulo fala que a graça foi concedida a cada uma de nós. O que é impossível para nós, é possível para Deus. Existe uma graça de Deus sobre a sua vida para que você possa ir adiante. A graça de Deus e a capacidade de agir nas nossas limitações, é a força de Deus que vai além das nossas fraquezas.
Fica tranquilo se você está se sentindo limitado, pois existe graça para você. A expectativa de Deus não é injusta nem pesada para nós. Porque, se de um lado tem expectativa, do outro lado Ele nos encheu de graça. Sabe esse dom que tem dentro de você? Não é mérito seu, é a graça de Deus.
Deus te capacita para que você faça algo em prol do reino de d’Ele. A unção da parte de Deus nos habilita a fazer algo, pois não podemos enterrar o dom que Deus nos deu. Cada um de nós tem uma área, e nos complementamos, e a beleza do corpo de Cristo está em entendermos isso.
Chamado e serviço
O dom que Deus lhe deu, não é só para você, mas para o aperfeiçoamento dos santos. Ou seja, o dom que Deus te deu, aperfeiçoa outra pessoa. O Senhor nos fez para vivermos em família. Não esconda o dom que Deus te deu, pois esta igreja precisa de você.
Privar o corpo de Cristo do talento que Deus colocou dentro de você, é um ato de egoísmo. Precisamos nos empenhar para servirmos a Deus com os talentos que Ele nos deu, pois do nosso serviço depende o crescimento da nossa igreja. Somos frutos do investimento, do serviço e das orações de alguém. Nós temos um compromisso com o crescimento da nossa igreja, pois existem pessoas que precisam ser alcançadas.
A Bíblia expressa a expectativa que Deus espera de nós. E o que Ele espera de nós? Que crescemos em amor. A gente precisa das suas mãos, do seu coração e do seu serviço.
A gente não está aqui para um culto abençoado, mas para sermos uma bênção para alguém. O futuro dessa igreja não está nas mãos do Pr. Thiago, pois não é ele quem produz a edificação do corpo, mas somos todos nós que cooperamos para que isso aconteça. Precisamos ter o compromisso de crescer, amadurecer e corresponder ao chamado de Deus para servir. Acolha as oportunidade que Deus coloca nos seus caminhos.
*Trechos da ministração do dia 17 de setembro de 2023, no Culto de Celebração.