por Perilo Borba
*Integrante da diretoria do Verbo Sede
Deus é amor e tem pensamentos de paz e não de mal. Deus quer você bem e tem um plano para a sua vida. Assim como os planos de Deus para a humanidade é dividido em antes e depois de Cristo, assim também tem que ser a nossa história. Cristo sempre existiu.
“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito” (João 1.1-3).
Essa Palavra que nos fez existir é a mesma que nos regenerou. Essa Palavra foi enviada para Maria e a fez gerar a promessa e dar a luz à Palavra em forma humana.
A Palavra tem o poder de mudar. Quando a palavra de Deus chega, salvação chega, milagre chega, cura chega. O que precisamos é apenas de uma palavra d’Ele. Quem considera a Palavra considera Jesus. Uma só promessa pode transformar sua vida. Precisamos apenas fazer como Maria fez.
“Mas o anjo lhe revelou: ‘Maria, não temas; pois recebeste grande graça da parte de Deus. 31. Eis que engravidarás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Ele será Grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó, e seu Reino nunca terá fim’. Então, perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso, pois jamais tive relação sexual com homem algum?” (Lucas, 1.30-33).
Às vezes, nos deparamos com a palavra, com a promessa, e nos perguntamos: Como será isso? Às vezes, olhamos para situação atual e novamente nos perguntamos: Como será isso? Mas é Deus quem efetua em nós o querer e o realizar. Existe sonhos em nós que são de Deus. É Ele mesmo quem nos dá.
Deus não nos vê como nós nos vemos. Pensamos às vezes ser impossível, mas Deus já nos vê naquela condição. Nada é impossível para Ele. Deus tem planos para a sua vida. Às vezes fazemos dessa declaração um lugar comum, mas Deus tem grandes coisas pra você.
Não há impossíveis em nenhuma das suas promessas. Basta fazer como Maria, se dispor para a promessa ser cumprida. Toda promessa de Deus vem carregada de poder. A nossa parte não é saber como vai ser. Essa é a parte de Deus. A nossa é focar em quem fez a promessa.
“Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome;” (João 1.11,12).
Como Maria declarou ao anjo: “Cumpra-se em mim a sua promessa”, essa é a nossa parte, se entregar. Basta crer, mesmo não entendendo. Uma vez que essa palavra é recebida, nos tornamos o que Deus havia visto sobre nós.
Deus tem poder para transformar sua vida. Você só precisa crer e agir correspondente, entregando-se, e o poder vai se manifestando. Lembre que você não precisa ver. Só precisa crer, mesmo não vendo nada mudar naturalmente.
Onde estão as promessas de Deus? Elas estão sendo geradas em nós, quando recebemos a Palavra.
“Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e Ele os livrou de suas aflições: enviou sua Palavra para curá-los, para salvá-los de sua extinção” (Salmos, 107.19,20).
Nenhum clamor fica sem resposta, mas você precisa agarrar a Palavra mesmo no meio da angústia, você mesmo no meio das tribulações. Você tem a promessa, Deus envia a Palavra, mas o agarrar é nossa parte. Quando a Palavra é recebida, o poder é ativado.
“Por meio da fé, da mesma forma, a própria Sara recebeu poder para gerar filhos, ainda que estéril e avançada em idade, porque considerou fidedigno Aquele que lhe havia feito a promessa” (Hebreus, 11.11).
“Bem-aventurada é aquela que acreditou que o Senhor cumprirá tudo quanto lhe foi revelado!” (Lucas 1.45).
Quando você crê e abre mão do que é preciso, você vive o milagre. Mesmo quem não nos entende agora verá a promessa se cumprir. Às vezes, as promessas podem ser diferentes das expectativas, mas Deus espera coisas grandes de você.
Deus nos livra das expectativas alheias e faz infinitamente mais. Ele faz aquilo que olhos não viram, nem ouvidos ouviram. Quando entendemos o projeto de Deus na nossa vida, fazemos como Daniel e seus amigos: não nos contaminamos com as iguarias, e saímos mais que vencedores, assim como aconteceu com eles.
“Daniel, porém, decidiu no seu coração não se tornar impuro consumindo as iguarias do rei, nem com o vinho especial servido à mesa real, e solicitou ao chefe dos oficiais permissão para se abster daqueles alimentos” (Daniel 1.8).
Deus nos chamou para experimentarmos o poder. Fomos chamados para surpreender as pessoas com esse poder nas nossas vidas. Quanto maior for sua entrega a Deus, maiores serão seus resultados.
*Trechos da mensagem de 18 de dezembro de 2022, no Culto de Celebração.